Resenha do livro: Da Botica ao Boteco, de Néli Pereira

Resenha do livro: Da Botica ao Boteco, de Néli Pereira

Meu interesse pelo mundo dos drinks e da coquetelaria me fez pesquisar sobre livros sobre o tema e me deparei com o maravilhoso livro “Da Botica ao Boteco: plantas, garrafadas e a coquetelaria brasileira”, escrito pela jornalista e mixologista Néli Pereira e publicado pela Companhia das Letras. Essa é uma obra que não aborda apenas bebidas, mas fala de rituais, de cultura popular brasileira, de história, de religião, do saber indígena, de personagens, de preservação da natureza e de muitas curiosidades sobre a origem das bebidas, como o Gin, o Vermouth e os bitters.

Companhia das Letras (foto instagram)

Néli tem um estilo único de texto, envolvente e bem-humorado, uma viagem que começa há milênios nos primórdios da medicina e a partir de muita pesquisa de ingredientes dos “elixires”, cujas origens são ervas, raízes, cascas, especiarias e plantas, até chegar à coquetelaria brasileira.

Por mergulhar nessa pesquisa, Néli Pereira destaca “além de todo o significado cultural dos ingredientes, quero saber que sabor têm a catuaba, a carqueja, o mastruz, a jurubeba”, por isso, ela ensina também a como preparar os mixers, que precisam passar por um tempo de maturação.

Néli Pereira (foto instagram)

As garrafadas, famosas no Brasil, estão presentes também na origem da Medicina popular.  Com Néli, você vai conhecer o que é a “etnofarmacobotânica”, disciplina que visa resgatar os saberes das plantas medicinais nas garrafadas, nos quais plantas, minerais e, até mesmo, produtos animais são combinados e curtidos com aguardente, álcool ou vinho.

Néli Pereira: uma brasileira

Néli apresenta muitos dedos de prosa, receitas de drinks clássicos e autorais, a defesa da brasilidade, crítica social e estímulo aos goles (com equilíbrio e moderação) para experimentarmos novos sabores. Como ela mesmo diz: “um pote de vidro com algumas plantas submersas em álcool é um universo. Ali dentro, ocorre uma transformação intensa e histórica – o líquido vai mimetizando a planta, com todas as suas características e poderes: sabor, princípio ativo, cor“.

O livro “Da Botica ao Boteco: plantas, garrafadas e a coquetelaria brasileira” está disponível em versão impressa e digital (comprei na Amazon).

Erga a sua taça, brinde e aproveite a leitura!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *