Série The Good Doctor e os três tipos de autismo

Série The Good Doctor e os três tipos de autismo

The Good Doctor é uma série da Sony, que você também pode assistir na Globoplay, que foi lançada em 2017. Atualmente, está chegando à sua sexta temporada no Brasil. A produção se propõe a discutir aspectos do autismo por meio do seu personagem principal o Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore), um médico jovem, brilhante, detalhista e altamente qualificado para a realização de cirurgias. Ele é extremamente inteligente, com excelente memória fotográfica e habilidades analíticas incríveis. Entretanto, Shaun tem um tipo de autismo, que dificulta a interação com o mundo ao seu redor.

Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore)

Na série, Shaun é contratado para trabalhar no St. Bonaventure Hospital, localizado em San José (Califórnia), com o apoio de seu mentor Dr. Aaron Glassman (Richard Shiff), que precisa convencer o conselho no hospital de promover a inclusão de um residente autista. E, assim, cmo sua jornada como cirurgião…

Não vou abordar neste post toda a história de vida do personagem do Dr. Shaun, mas lembrar que apesar de usarmos o termo autismo genericamente, esta é uma condição de saúde mental complexa que afeta a comunicação, a interação social e a comportamento. Embora muitas pessoas associem o autismo a um único quadro, existem três tipos diferentes de autismo (pelo menos), cada um com suas próprias características e sintomas.  Outro termo aplicado à esta alteração é TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Shaun e Lea Dilallo (Paige Spara)

The Good Doctor pode ser real?

O autismo se divide em três categorias principais: autismo de alto funcionamento (ou autismo leve), autismo de nível moderado e autismo grave. O Dr. Shaun Murphy, da série The Good Doctor, pode ser diagnosticado com autismo leve, um autista funcional. Neste grau, estamos falando de pessoas que têm um diagnóstico de autismo, mas que são capazes de se comunicar com outras pessoas, desenvolver relacionamentos, trabalhar e liderar vidas independentes. Eles podem ter dificuldades com a interação social, a comunicação e o comportamento, mas eles têm habilidades sociais e profissionais que lhes permitem ser produtivos e bem-sucedidos.

Dra. Clare Browne (Antonia Thomas) e Dr. Shaun

Dr. Shaun Murphy vai construir uma carreira, faz cirurgias muito bem-sucedidas, ter amigos e namoradas, entre elas Lea Dilallo (Paige Spara) – relacionamento que começou como uma amizade, mas evolui para algo muito mais sério. São personagens que o apoiam ao longo de sua evolução como residente, apesar das crises pontuais que ocorrem, principalmente quando Shaun fica nervoso com barulhos irritantes, objetos fora do lugar, atividades que não saem como planejadas etc. Toda a equipe do hospital acabam sendo os pilares para que nosso personagem evolua, já que ele não tem uma família próxima. Entre suas colegas de trabalho a Dra. Clare Browne (Antonia Thomas) é uma que se destaca, por ter sido sempre mais compreensiva.

A série The Good Doctor é muito boa é vale a pena assistir! Segundo o site TechTudo, The Good Doctor já conquistou prêmios como Melhor Série no ASCAP Screen Music Awards e no Banff Rockie Awards, além de uma indicação a Freddie Highmore ao prêmio de Melhor Ator em Série Dramática no Globo de Ouro.

LEIA TAMBÉM:

5 curiosidades sobre a série FBI, da Universal

Chicago Med: Dr. Will Halstead e seus 3 amores

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *