Azeites do Brasil: 5 curiosidades e dicas

Azeites do Brasil: 5 curiosidades e dicas

Azeites do Brasil? Sim, estes produtos existem e estão conquistando cada dia mais espaço no mercado nacional. Eu estive em junho em uma exposição e venda de azeites de oliva no Santo Mercado, um mercado municipal e polo gastronômico localizado em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e pude provar e conhecer um pouco mais sobre estes produtores.

 

1- A olivicultura está muito presente no Rio Grande do Sul, que apresenta o clima mais adequado para a produção de azeitonas, mas existem plantações que passam por Minas Gerais e vão até a Bahia. Os azeites são produzidos com diferentes tipos de azeitonas, entre elas a arbequina (espanhola), koroneiki (grega), manzanilla (espanhola) e picual (espanhola). A produção é familiar, em fazendas cujos proprietários estão à frente do negócio.

Azeite Amoliva

Azeites do Brasil

2- O azeite varietal é aquele produzido com apenas um tipo de azeitona. O azeite produzido com a Koroneiki, por exemplo, tem um sabor considerado mais intenso e picante, com notas de ervas frescas e de baixa acidez.

3- Blend é o azeite de oliva que combina diferentes tipos de azeitona e, neste caso, cada produto é ainda mais único e carregado da história e da exclusiva combinação de frutos realizada pelo fabricante.

4- O universo dos azeites traz muito da simbologia e dos rituais da vinicultura, quando se fala em terroir, diferentes tipos de uvas, blends, a degustação, a formação de sommeliers de azeites e premiações nacionais e internacionais.  Mas, ao contrário dos vinhos, os azeites devem ser consumidos ainda jovens, porque nesta fase ainda mantêm o frescor e as notas verdes. Uma das críticas que ouvi a respeito dos importados é em relação a toda a etapa de traslado do produto que pode afetar a qualidade.

5- Os azeites são indicados por nutricionistas e é um dos alimentos que integram a famosa Dieta Mediterrânea. Sua composição é rica em antioxidantes e ácidos graxos essenciais, além de vitaminas A, E e K.

Azeite Capolivo

Foi um dia de degustação de vários azeites com pães ou puros mesmo, para descobrir sabores autênticos, com pessoas muito atenciosas no atendimento.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *