Feira de bebidas e coquetelaria terá degustação, releituras de drinques e competição do melhor bartender
BCB São Paulo acontece nos dias 5 e 6 de junho no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera e traz pela primeira vez o concurso Rabo de Galo
Da febre dos drinks sem álcool a releitura de clássicos como Rabo de Galo e Capirinha, o que deve ganhar espaço nas cartas de bares, baladas, restaurantes e, mais importante, nos copos e taças dos consumidores ainda em 2023?
O universo da coquetelaria cresce junto com novas técnicas de preparo e ousadia nos ingredientes e criações. Por isso, um encontro como o BCB São Paulo, feira de destilados para profissionais do setor de bebidas que começa na segunda (05/23), funciona como uma grande vitrine de tendências, espaço para ideias, degustações e lançamentos.
O BCB tem a proposta de conectar o mercado e o público da América Latina com o cenário mundial. É um ecossistema plural e democrático, onde o simples e a sofisticação disputam de forma amistosa a atenção dos visitantes. A brasilidade é um ponto importante, tanto que a cachaça, com seu valor histórico e possibilidades de aplicação, é um dos destaques. Entre as atrações da edição, inclusive, está o Concurso Rabo de Galo, competição que celebra a cachaça e desafia bartenders na apresentação de releituras do famoso coquetel, além de homenagear Mestre Derivan, sumidade no assunto.
Feira de bebidas e coquetelaria terá competição de bartenders
Outro ponto que deve movimentar o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, local de realização, é o World Class Competition. Responsável por revelar talentos do ano na coquetelaria nacional, o concurso, promovido pela Diageo, terá sua fase final durante o BCB. Sobre isso, Daniel Pereira, gerente do evento, diz: “o simbolismo e importância de sediar o WCC são grandes. É a validação de como o mercado considera o BCB não só um canal estratégico, mas uma casa”. Na edição passada, o bartender Vinicius Damien, 24, conquistou o título e a oportunidade de representar o país no World Class Global em Sidney, na Austrália.
Nomes da coquetelaria
Além de apresentar lançamentos e técnicas, o evento conta com a presença de renomados profissionais do mercado nacional e internacional, como Rodolfo Bob, Tony Harion, Simon Ford, Nico de Soto e Gustavo Vocke. Mais de 150 marcas expositoras estarão presentes, incluindo a AMBEV, que apresentará seus produtos prontos para consumo, como Mike’s Ice, Isla, Beats, Beefeater Gin & Tonic e Tônica Antártica.
Entre as marcas patrocinadoras, estão: Diageo, Bacardi, Campari, Amázzoni Gin, Beam Suntori, Brown-Formam, Prata e EasyIce. O Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) é um parceiro oficial e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), apoio institucional. Além dessas, os visitantes poderão conferir nomes como Jack Daniel’s e Fords Gin, do portfólio da Brown-Forman, com apresentação de produtos e a presença de mixologistas renomados.
A Aurora Fine Brands também estará presente, trazendo novidades em bourbons e tequilas. A Azuma levará sua linha de saquês saborizados, enquanto a Britvic Brasil trará a marca francesa de xaropes Mathieu Teisseire para degustações e experiências imersivas e a Underberg do Brasil, que participa do evento pela terceira vez, apresentará duas novidades: Semper Gin e Licor Gurktaler.
Este ano, quem visitar o estande da Weber Haus poderá conhecer o mais recente lançamento da marca, que são os licores finos. Disponíveis na versão Cachaça com Mel (Honey) e Cachaça com Canela (Fire), podem ser consumidos puros ou utilizados na produção de drinks.
O evento também oferece uma extensa programação de palestras, abordando temas como a latinidade brasileira na coquetelaria, saúde física e mental, NFTs nos bares, dicas de negócios, gestão e produtos versáteis. Serão 27 palestras ministradas por profissionais renomados, com o objetivo de fomentar o conhecimento e a técnica dos participantes.
Empreendedorismo
Pela primeira vez no evento, a Pios Rede B2B, uma aceleradora de marcas voltada para potencializar o crescimento de pequenas empresas e aquelas que estão ingressando no mercado, conta com marcas de bitter, xarope, cachaça, cachaça de jambu e gin de jambu em seu portfólio. A empresa oferecerá aos empreendedores presentes no BCB São Paulo a parceria e o know-how do mercado comercial e de branding education. Fundada por Thiago Pio e Rafael Mariachi, renomados profissionais da indústria de bebidas e coquetelaria, tem como objetivo oferecer às marcas de menor porte a mesma estrutura comercial das grandes empresas, incluindo relacionamento com bares, educação em mixologia e análise de mercado.
A Preshh, líder em sistemas de gaseificação de bebidas, apresenta lançamentos e disponibiliza consultoria, cursos e treinamentos para gestores e profissionais da área, visando melhorar o uso e a aplicação dos produtos, bem como auxiliar no desenvolvimento de cartas de drinks.
Cachaça
O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) apresenta uma ilha institucional, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a história e os diferenciais da Cachaça, uma das principais bebidas nacionais.
“É uma oportunidade excelente para valorizarmos a cachaça, uma bebida com 500 anos de história e que pode ser considerada a primeira bebida destilada das Américas”, afirmou Thiago de Oliveira Mota, Gerente-Executivo do IBRAC. “A Cachaça representa a diversidade do nosso país, refletida na variedade de aromas e sabores que são seu maior patrimônio e diferencial”, completa.
Serviço BCB São Paulo
Data: 5 e 6 de junho (segunda e terça-feira)
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo/SP
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera – São Paulo
Credenciamento: https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html.
Valores: R$ 105 (um dia) e R$ 190 (dois dias), correspondentes ao 2º lote
Somente para maiores de 18 anos.
Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br
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