Resenha: Vis a Vis, da Netflix, retrata o ambiente violento das prisões femininas

Resenha: Vis a Vis, da Netflix, retrata o ambiente violento das prisões femininas

“Vis a Vis” é uma série espanhola que aborda o drama de uma prisão feminina ao transformá-la em um espaço de relacionamentos amorosos, amizades e conflitos de alta intensidade. Originalmente lançada pela Antena 3 em 2015, a série foi cancelada após a segunda temporada, mas renasceu sob os auspícios da Fox Espanha, que produziu suas duas temporadas finais. No Brasil, a série está disponível na Netflix.

Macarena (centro) e presas

Uma comparação frequente é feita entre “Vis a Vis” e “Orange Is The New Black”, ambas ambientadas em uma prisão feminina. No entanto, a abordagem da série espanhola é muito mais sombria e carregada, com episódios repletos de violência e assassinatos, o que estabelece um forte contraste com a comédia dramática mais leve da série norte-americana. No elenco de Vis a Vis, vamos encontrar atrizes que se destacaram em A Casa de Papel, outra série espanhola.

O enredo de “Vis a Vis” gira em torno da personagem de Macarena Ferreiro, interpretada por Maggie Civantos, uma jovem levada a cometer um crime sério por um chefe manipulador e com quem teve um caso. Ela acaba sendo mandada para a prisão de Cruz del Sur, onde deve se adaptar às duras realidades da vida atrás das grades.

Alerta de spoilers à frente! Em “Vis a Vis”, a violência carrega consequências duras e reais, como é evidente nos primeiros episódios, quando a personagem Yolanda Montero, interpretada por Belén Cuesta, é violentamente assassinada por Zulema Zahir (Najwa Nimri), em sua busca desesperada para descobrir a localização da fortuna roubada pela Yolanda.

Vis a Vis é um drama

“Vis a Vis” não se exime de mostrar a brutalidade da vida na prisão e captura a angústia de sua protagonista com intensidade aguda, tornando-se um exemplo de produções que retratam os dramas e o clima violento da prisões, além dos choques entre os diretores da penitenciária, os agentes e as presas, que são enviadas com frequência para períodos na solitária. As duas primeiras temporadas têm como cenário a prisão de Cruz del Sur, as duas seguintes se passam em Cruz del Norte, com mudança em parte do elenco.

Macarena descobre sem querer pistas da localização do dinheiro de Yolanda e, assim, envolve sua família para localizá-lo, visando usá-lo para pagar sua defesa. Nada dá certo e, episódio após episódio, a família de Macarena – formada pelo pai Leopoldo Ferreiro (Carlos Hipólito), a mãe Encarna Molina (María Salgueiro) e o irmão Román Ferreiro (Daniel Ortiz) – participam de situações críticas, praticam crimes e fogem da polícia. Por isso, eles se verão envolvidos em uma espiral de problemas, sem perspectivas e com finais tristes.

Vis a Vis: Zulema Zahir

De origem árabe, Zulema é a principal antagonista de Macarena em Vis a Vis. Tem situações na prisão na qual as duas estão em lado opostos, em outras, elas se apoiam contra a direção da prisão. Ela é a detenta mais perigosa de Cruz del Sur, domina a todos e foi condenada por crimes, que incluem roubo, formação de quadrilha e assassinato. Do lado de fora, ela tem o namorado  Hanbal Hamadi “El Egipcio” (Adryen Mehdi), um assassino internacional, com quem continua em contato mesmo presa. “Egipcio” será mobilizado por Zulema para ir atrás da família de Macarena e pegar o dinheiro de Yolanda.  Estará no centro de vários problemas e, ao longos dos episódios, vamos conhecer segredos de sua vida, desde a infância.

Zulema

Elenco de Vis a Vis

O elenco de Vis a Vis é bastante grande, mas vou abordar um pouco mais alguns personagens principais:

Saray Vargas (Alba Flores) vem de uma família cigana e adora cantar. É uma presa que faz parte do círculo de amigas fieis de Zulema, obedecendo a todos os desejos da detenta. É lésbica, algo que sua familía não aceita.  Na prisão, tem um relacionamento com Estefanía Kabila Silva “Rizos”, mais conhecida como Cachinhos ( Berta Vázquez). Participa de todas as 4 temporadas de Vis a Vis.

Zulema e Saray

Estefanía Kabila Silva “Rizos” (Berta Vázquez): Cachinhos é uma rebelde, comportamento que a levou para a prisão, e lá dentro continua voluntariosa e volúvel. Se apaixona por Macarena, com quem vai manter um relacionamento e despertar o ciúme e o desejo de vingança de Saray. Mas, sentirá atração por outras mulheres ao longo da trama.  Também está presente no elenco das 4 temporadas de Vis a Vis. A cada temporada, aparece de visual novo.

“Cachinhos” e Macarena

Carlos Sandoval Castro (Ramiro Blas): médico da prisão Cruz del Sur, que mais se parece com um psicopata, usava de sua posição para  abusar das detentas, até mesmo para estuprá-las. Apesar disso, chegou a ser indicado pelo conselho administrativo para o cargo de diretor da prisão. É casado, mas é viciado em sexo violento fora de casa. Será abandonado pela esposa, depois que ela descobre suas atitudes e envolvimento com as presas.

Inspetor Damián Castillo (Jésus Castejón): pouco se sabe sobre o passado do Inspetor Castillo. É Chefe da Polícia Nacional e policial envolvido na solução dos casos que ocorrem em Cruz del Sur e, depois, até mesmo em Cruz del Norte. Ele tem grande rivalidade com a detenta Zulema Zahir e depois vai se envolver com Macarena, como se fosse atraído pelo mel.  É amigo e parceiro de serviço de Leopoldo Ferreiro, pai dela. Vários agentes de sua equipe morrem no trabalho. Podemos chamá-lo de “pé frio”.

Sandoval

Ao assistir à série “Vis a Vis”, fique de olho também nessas personagens:

Presas: Teresa “Tere” González Largo (Marta Aledo), Ana Belén “Anabel” Villaroch (Inma Cuevas), Soledad “Sole” Núñez (María Isabel Díaz) e Goya Fernández (Itziar Castro).

Agentes penitenciários: Fabio Martínez (Roberto Enríquez), Ismael Valbuena Ugarte (Harlys Becerra) e Altagracia Guerrero (Adriana Paz).

Total de episódios: 40

Por temporada:

1ª Temporada: 11

2ª Temporada: 13

3ª Temporada: 8

4ª Temporada: 8

Vis a Vis é uma série que aborda de forma intensa e realista a vida das mulheres na prisão, trazendo à tona questões sobre sobrevivência, lealdade, abusos, família e violência. Você vai poder refletir sobre os desafios enfrentados por essas personagens em um ambiente hostil e repleto de tensão.

Zulema e Macarena

Leia também:

Resenha: Reacher, primeira temporada da série da Prime Vídeo

4 personagens importantes que deixaram a série The Good Doctor

Resenha de 3 opções de ginger ale: Schweppes, Antarctica e Prata

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *