Saúde: A importância da caminhada

Saúde: A importância da caminhada

Os benefícios que a atividade física traz para o corpo humano estão mais do que comprovados. Mesmo para aqueles que não gostam de praticar esportes existe sempre uma alternativa, entre elas a caminhada. É de graça e não requer grandes investimentos: deve ser diária, seja ela de 60 minutos, 30 minutos ou dividida em três vezes de 10 minutos contínuos; Atenção: o importante é não ficar parado. Eu tenho uma esteira e caminho nela todos os dias.

De acordo com o cardiologista Rui Fernando Ramos, da unidade Morumbi do Hospital São Luiz, a prática de atividade física regular moderada, como a caminhada, ajuda na prevenção de doenças, inclusive de alguns tipos de câncer, como o de mama, de pâncreas, de intestino e de próstata.
“Além da diminuição no risco de doenças, a prática da atividade física é importante para o equilíbrio do colesterol. Durante os exercícios, o LDL, o colesterol ruim, é o primeiro a ser requisitado quando o corpo precisa de energia. Desa forma, há um aumento do HDL no corpo, que é o colesterol bom. Mas, é preciso ritmo constante e no mínimo 30 minutos cinco vezes por semana”, diz o cardiologista.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 51% da população brasileira estão acima do peso. A maioria dos homens (54%) e quase metade das mulheres (48%). O sedentarismo e a alimentação inadequada são os responsáveis por esses resultados.
Para os que pensam em dispensar os exercícios porque seguem uma dieta alimentar balanceada, o especialista explica que a dieta isolada não é o mais adequado para quem quer perder peso. Além disso, praticar uma atividade, de acordo com o gosto e tipo físico, é importante pois, acima de tudo, traz felicidade. “Não importa se é caminhada, bicicleta, corrida, natação, dança, o importante é não ficar parado”, diz Rui Fernando Ramos.
Dicas importantes:
– Beba água antes, durante e depois de se exercitar.
– Use roupas e tênis adequados de acordo com a temperatura, o local.
– Alongue-se antes e após a caminhada
– Ajuste seu ritmo de acordo com o seu condicionamento

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *