Dicas de nutrição para manter a pele e os cabelos saudáveis

Dicas de nutrição para manter a pele e os cabelos saudáveis

Quem nunca ouviu a expressão: você é o que come? O corpo, com o passar do tempo, cobra pelo excesso de fast food e enlatados. “Em longo prazo, as consequências desta praticidade nociva será notada prejudicialmente na balança, cabelos, unhas, pele e na saúde geral”, enfatiza a nutricionista Liane Buchman, da Clínica BodyHealth, Bodytech Eldorado.

Por outro lado, os alimentos naturais têm maior poder regenerador e podem tornar a vida mais prazerosa. As frutas vermelhas são ricas em flavonoide antocianina que possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, previnem o surgimento de rugas, doenças cardiovasculares, câncer e tem ação antitumoral e anti-inflamatória.
Uva, cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maça, groselha vermelha, açaí, mirtilo, cranberry podem ser consumidos diariamente e permitem fazer pratos deliciosos, sucos, salada de frutas e batidos com iogurte.  Segundo Liane – “o fundamental é não exagerar em nada. Não existe fórmula mágica para se manter bela e saudável. A dica é ter vida regrada, dieta balanceada e exercícios na medida”.

Frutas cítricas: limão, laranja e tangerina são ricas em vitamina C fundamental para a síntese do colágeno – proteína que dá estrutura para a pele, cabelo e unhas. 

Oleoginosas: castanha do Pará (selênio), amêndoas (cromo) e nozes (magnésio) – contêm vitamina E e gorduras monoinsaturadas.

Linhaça: possui gordura poliinsaturadas, vitamina E e lignanas (substância importante pela apoptose: morte de células defeituosas) e isoflavonas (substância semelhante ao estrógeno: hormônio feminino muito importante para a beleza e feminilidade). É uma excelente opção de gorduras insaturadas: Omega 3 e 6 – previnem o envelhecimento precoce da pele e melhora a circulação.  

O temido ovo, em especial a gema é rica em biotina (vitamina H). Trabalha como enzima, processa gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos. Gera energia para o corpo e atua no sistema nervoso como calmante.
O abacate além de ser uma boa fonte de vitamina E é rico em compostos fenólicos responsáveis por aumentar as defesas antioxidantes do nosso organismo.

Cenoura, abóbora e tomate: alimentos ricos em carotenoides são excelentes antioxidantes, auxiliam na reparação das células e na pigmentação da pele responsáveis pela cor bonita e bronzeada.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *