domingo, 18 de janeiro de 2015

Dicas de alimentos para sua dieta detox - perca peso com saúde e prazer

Exagerou nas bebidas e comidas deliciosas, que pecam pelo excesso de gorduras e calorias? Aqui no blog temos dado dicas de nutrição para implementar uma dieta detox, como as receitas de sucos. Desta vez, vamos compartilhar as dicas do Sonamo, site de curadoria e gastronomia, para ajudar o organismo a eliminar as toxinas e perder peso sem deixar o lado gourmet. Confira:

  • Chás e sucos: os maiores aliados
Mais do que se manter hidratado, é importante optar por bebidas que farão seu organismo eliminar os líquidos que são acumulados em excesso pelo organismo. Nesse caso, tanto o chá verde, quanto o de pétala desidratada de hibisco, ajudam a eliminar os radicais livres e outras toxinas acumuladas em meio a tanto líquido.

Além disso, sucos verdes também são sempre bem-vindos! Suco de couve, pepino, clorofila ou espinafre são incríveis. Ao invés de água mineral, bata o suco com água de coco. E combinações saudáveis também não faltarão. Você pode bater com abacaxi, laranja e mamão, acerola, beterraba, carambola, melancia, melão e hortelã, por exemplo.
  • Carboidratos: aumentando a complexidade
Carboidratos, assim como as bebidas alcoólicas, são vistos pela maioria das dietas como grandes inimigos. Pode-se dizer que os mais simples, de fato, nem sempre são as melhores opções. Por outro lado, optar pelos mais complexos e por integrais pode ajudar, e muito, a "detox".

Ao invés de pão francês no café da manhã, por exemplo, opte por uma tapioca com chia. Mas, deixe de lado o leite condensado, o coco, a manteiga e outros acompanhamentos gordurosos que costumam acompanhar.

Ainda na onda das substituições, escolha batata doce, mandioca e abóbora, que saciam a fome sem aumentar o nível de glicose no sangue, evitando o estoque de gordura. Deixe de lado a batata comum. 
  • Pitada gourmet que faltava
Existe uma série de ingredientes que, além de deixar a refeição mais saborosa, ajudará na "detox", como é o caso do gengibre, canela, manjericão, pimenta, limão, chia, linhaça, gergelim e semente de girassol.

Cada um tem uma propriedade diferente, como regular a temperatura do corpo, estimular a queima de calorias, equilibrar o pH, entre outros. Pode usar e abusar deles! O ideal é usar mais temperos e especiarias nas receitas, de modo a evitar o uso excessivo de sal e açúcar, que podem fazer efeito reverso na "detox".
  • Vinho pode, mas sem exagerar na dose
A boa notícia é que não é preciso tirar o vinho da alimentação durante o período de "detox"! Evite aqueles vinhos mais pesados, calóricos e ricos em açúcar residual, como é o caso do Vinho do Porto.  Neste caso, é possível trocá-los por aqueles mais leves e com menor valor energético.

Em média, pode-se dizer que uma taça de vinho possui 110 kcal, seja ele branco, rosé, tinto ou espumante. Consumir doses moderadas de vinho regularmente faz com que o organismo se torne um escudo natural, isso porque a bebida possui propriedades antibióticas e anti-inflamatórias.



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