Saúde intestinal é um tema que poucas pessoas gostam de abordar, principalmente as mulheres. Mas, a alimentação tem a sua contrapartida no funcionamento do organismo (o que entra pela boa tem que sair).
A Danone, dona da marca ACTIVIA, tem desenvolvido ações para quebrar o tabu sobre o assunto, como o evento realizado no dia 08/04, em São Paulo, com a participação do Dr. Flávio Quilici, Presidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo; Dra. Pamela Magalhães, psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Psicologia Hospitalar; Violeta Niborski, pesquisadora da Danone Research, que investe há 20 anos em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de saúde e nutrição; e Tatiana Turquete, gerente de marketing de Danone Activia. Quem moderou a apresentação foi a jornalista Rosana Jatobá, que foi muito competente na condução do debate.
O gastroenterologista Dr. Quilici, Rosana Jatobá e a psicóloga Paula Magalhães
Foram muitas informações, com destaque para a divulgação do resultado do PRIMEIRO MAPEAMENTO EM ESCALA NACIONAL DA SAÚDE INTESTINAL DA MULHER BRASILEIRA E DOS IMPACTOS EM SUA QUALIDADE DE VIDA, que demonstrou que a questão influencia no bem-estar, na libido e na concentração feminina. Um folder deste estudo foi entregue para todos participantes e os gráficos que apresento abaixo foram retirados deste material.
1) Você sabia que o intestino pode ser considerado um segundo cérebro, em função da quantidade de neurônios que possui? Por isso, estresse, nervosismo, tensão e ansiedade podem afetar o funcionamento dele.
2) Na pesquisa de campo foram abordadas 3.029 mulheres de nove capitais brasileiras e do Distrito Federal que apresentaram como principais queixas, os seguintes sintomas: gases, inchaço, sensação de peso e prisão de ventre.
3) Foram detectados também aspectos emocionais, que demonstram que a saúde intestinal influencia a qualidade de vida, promove a perda de concentração, tem impactos no humor e na vida sexual. Afinal, se sentir inchada traz desconforto e mau humor mesmo, pelo menos para mim.
Como lidar com a situação? O tripé da saúde do intestino consiste em alimentação balanceada, exercícios físicos e emoções sob controle. Sair do sedentarismo é fundamental para estimular o funcionamento correto do intestino – meia hora de atividade física por dia já estimula os movimentos peristálticos e pode ajudar na saúde intestinal.
Ter válvulas de escape contra estresse, ansiedade e tensões do dia a dia também pode ajudar a melhorar o funcionamento intestinal. Ou seja, descansar, ter um hobby, se divertir para resgatar o controle emocional.
No quesito alimentação balanceada, é fundamental ingerir alimentos ricos em fibras (indica-se a ingestão de 20g de fibras por dia) com probióticos dentro de uma alimentação equilibrada e tomar uma quantidade adequada de água. Quem tem tendência a gases, pode diminuir a ingestão de alimentos que fermentam como feijão, lentinha, brócolis e grão de bico. Mas, consulte um nutricionista para garantir os nutrientes fornecidos por estes alimentos. Mais dicas? Aguarde um novo post com os principais mitos sobre saúde intestinal.
Deixe um comentário