Bolo da Madre compartilha receita exclusiva de bolo de chocolate

Bolo da Madre compartilha receita exclusiva de bolo de chocolate

A rede Bolo da Madre compartilha uma receita exclusiva do bolo Nhá Madre, da chef confeiteira da marca Francimeire Sousa Rodrigues. Nas lojas da franquia, os bolos que contêm chocolate são os mais pedidos pelos clientes. 

O chocolate surgiu na América Latina e é querido pelos brasileiros. De acordo com a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), em 2022 o brasileiro consumiu em média 3,6 kg durante o ano todo. Isso ressalta que o brasileiro sabe aproveitar essa opção de doce. O chocolate é um ingrediente para ser usado e complementar várias sobremesas conhecidas, entre elas está o tradicional bolo de chocolate que combina em qualquer ocasião. 

Esta receita do Nhá Madre é um bolo com massa de chocolate, recheado de merengue e cobertura de ganache.

Ingredientes para a massa:

3 ovos inteiros

1 xícara de chá de óleo de soja

1 xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de chocolate 33%

1 xícara de chá de leite integral

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó químico

1 colher de café de bicarbonato de sódio

Recheio e cobertura:

1 xícara de chá de chocolate blend (meio amargo com ao leite)

1 xícara de chá de açúcar

½ xícara de chá de creme culinário

2 xícaras de chá de merengue

1 xícara de chá de água

1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo (massa) 

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite integral, o açúcar e o chocolate. Bata por 2 minutos. Com o liquidificador em movimento, retire com cuidado a tampa, acrescente a farinha de trigo, fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Bata por mais 2 minutos. Desligue o liquidificador e misture a massa utilizando o fuê. Depois desse processo, raspe as laterais do liquidificador com a espátula para que toda massa seja aproveitada.

Despeje a massa em uma assadeira desmoldante untada, (20 x 8 cm). Leve para assar em forno médio (180 a 200 graus) por, aproximadamente, 40 minutos, ou até que fique com a superfície firme e dourada por igual.

Assim que retirar do forno, deixe esfriar para depois desenformar.

Modo de preparo da cobertura (ganache)  

Pese individualmente todos os ingredientes sólidos e líquidos da massa em uma balança.

Coloque o chocolate blend em um refratário de vidro e leve ao micro-ondas por aproximadamente 30 segundos.

Aqueça por mais 30 segundos no microondas, tire e mexa novamente. Faça este processo aos poucos, para não queimar o chocolate.

Após derreter totalmente o chocolate, acrescente o creme culinário e mexa com o fuê até obter um creme liso e brilhante. No fim, deixe esfriar naturalmente.

Modo de preparo recheio (merengue)

Pese individualmente todos os ingredientes na balança.

Na batedeira, misture o pó para merengue com água e a essência de baunilha, bata em velocidade alta até dobrar de volume e obter um merengue firme e brilhante. Faça esse processo por aproximadamente cinco minutos.

Montagem

Quando a massa estiver fria, cortar o topo do bolo, com uma espessura de aproximadamente, 1 cm.

Cave o bolo, mantendo uma camada lateral de 1 cm, e tomando cuidado para não ultrapassar o fundo do bolo. Umedecer com uma xícara de chá de calda de açúcar, o fundo e as laterais.

Dispor 1 xícara de chá de merengue, na parte que foi cavada do bolo. Coloque o topo do bolo, e regue com o restante da calda com ⅓ de xícara de chá de açúcar. Utilizar 1 xícara de chá de ganache para espatular as laterais e em cima do bolo.

Para finalizar, dispor meia xícara de merengue em cima do bolo e tostar com maçarico. 

A  Bolo da Madre

A rede Bolo da Madre surgiu em 2013, quando a empresária Daniela Pelipas Schiavo decidiu se dedicar à simples arte de fazer bolos. Com os antigos livros de receitas de suas avós e tias em mãos, ela criou receitas diferentes e inspiradoras. 

Logo depois, em uma conversa com Fernanda Castanheda, empresária de sucesso do ramo de franquias, ambas idealizaram o modelo de negócio que ganhou vida, no final do mesmo ano.

Desde então, a marca  contabiliza mais de 80 lojas franqueadas pelo Brasil, com cerca de 70 sabores de bolos e sobremesas, para todos os tipos de encontros e celebrações.

Serviço:

Bolo da Madre

@bolodamadre

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *