domingo, 6 de novembro de 2016

Dicas de nutrição: Benefícios e uso das endívias

As endívias são hortaliças de folhas levemente amargas e crocantes, muito consumidas na Europa e bastante utilizadas na culinária gourmet. Por apresentar valor calórico extremamente baixo, o vegetal tem sido acrescentado nas mais variadas dietas como uma forma de diversificar o consumo de alimentos.


As endívias contém vitamina A, fibras, potássio e ferro - além de apresentar valor calórico irrisório, tornando seu consumo adequado àqueles que desejam manter uma dieta saudável. Segundo o California Vegetable Specialities (EUA), o vegetal também seria responsável pela absorção do colesterol na corrente sanguínea e remoção de toxinas do sistema digestivo - contribuindo ativamente para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, endívias, como outros vegetais, são ricas em flavonóides - que são antioxidantes poderosos, responsáveis por aumentar nossa saúde imunológica e retardar o envelhecimento da pele.


Enquanto ingrediente, as endívias podem substituir torradas – funcionando como barquetas para pastas e patês, além de estarem aptas a substituir batatas fritas em pratos que exigem crocância. Além disso, podem acompanhar outras verduras ou legumes doces, como cenoura e beterraba, para compor saladas equilibradas e nutritivas. “Sua versatilidade faz dela uma alternativa saudável para a composição de uma alimentação equilibrada”, finaliza Andrea Esquivel, nutricionista e consultora em gastronomia nutritiva da marca deWit Endívias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...