Nutricionista indica alimentos energéticos para aproveitar o Carnaval

Nutricionista indica alimentos energéticos para aproveitar o Carnaval

Passar horas sambando ou mesmo acompanhando o trio elétrico exige muito do organismo, pois perde-se muita energia, água e minerais importantes, por isso precisamos ficar atentos aos alimentos que colocamos no prato, para evitar qualquer mal-estar. 

“Antes de cair na folia, é necessário ter uma refeição completa e balanceada, rica em vegetais, cereais integrais, gorduras boas e uma hidratação redobrada, consumindo bastante água mineral, água de coco, chás e sucos de frutas naturais”, explica a nutricionista clínica Sibele C. Pereira. A profissional cita dez alimentos que devem estar no cardápio dos foliões para manter a disposição por mais tempo.

Cereais integrais: por serem fontes de carboidratos, fornecem o combustível ideal para garantir a energia necessária.

Pode comer açaí com frutas

Açaí: é um alimento altamente energético, cheio de vitaminas e minerais. Mas atenção, prefira a combinação do açaí com frutas, descarte leite condensado e açúcares.

Frutas secas: são obtidas através de um processamento que reduz o teor de água, mas mantém seus nutrientes. Dessa forma, por serem facilmente transportadas, tornam-se excelentes opções para os lanches intermediários, fornecendo diversas vitaminas e minerais, além de energia prolongada para esta época de festas. Porém, devem ser ingeridas com moderação, pois são mais calóricas que as frutas in natura, uma vez que seu teor de água é reduzido.

Laranja é sempre indicada

Frutas Alaranjadas: para quem ainda quer garantir um belo bronzeado, vale a pena ingerir alimentos ricos em betacaroteno, como manga, laranja, mexerica, melão, etc. Esta substância é precursora da vitamina A e contribui beneficamente para um bronzeado mais bonito, além de agir como antioxidante.

Crucíferas: são alimentos como brócolis, couve, couve-flor e repolho. Estes alimentos atuam na desintoxicação do fígado, sendo boa pedida contra a ressaca. 

Temperos Naturais: não somente no carnaval, mas sempre! Use e abuse de temperos naturais, pois além de aromatizarem as preparações, são ricos em substâncias antioxidantes. Ótima opção para substituir temperos industrializados que levam à retenção de líquidos.

Iogurtes:  são ótimas fontes de proteína e contribuem para melhorar ou manter a imunidade intestinal, evitando assim a proliferação de bactérias maléficas ao organismo bem como melhorando o trânsito intestinal. Prefira sempre as opções desnatadas ou semidesnatadas e sem adição de açúcar.

Nutrição com a água de coco

Água de Coco: Em épocas de festas como o carnaval, a probabilidade de ficar desidratado é ainda maior, uma vez que alia-se o calor à ingestão de bebidas alcoólicas. Dessa forma, uma das melhores opções para hidratar-se além da água mineral, é a água de coco que também contém carboidratos de absorção mais rápida, ideal para quem precisa repor as energias. Porém dentre qualquer bebida, a água mineral ainda é a melhor opção de todas.

Oleaginosas: Castanhas, nozes e amêndoas são boas fontes de gorduras insaturadas, benéficas ao sistema cardiovascular, além de serem ricas em diversos minerais como selênio, potássio, magnésio etc. Podem ser ingeridas entre as refeições juntamente a frutas ou iogurtes, contribuindo para prolongar a saciedade, evitando assim que você “belisque” diversos alimentos durante todo o dia.

Melancia: A melancia é uma das frutas que contém maior percentual de água e, por isso, é uma ótima opção para manter o corpo hidratado. Além disso, é rica em licopeno, um carotenoide que age como antioxidante, combatendo assim os radicais livres gerados pela ingestão de bebidas alcoólicas ou devido à alimentação inadequada.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *