Quais os diferenciais dos Panetones fits, funcionais e com baixo teor de carboidratos?

Quais os diferenciais dos Panetones fits, funcionais e com baixo teor de carboidratos?

 As comemorações natalinas estão chegando, e o panetone está entre os alimentos que não podem faltar nessa época do ano. Para quem deseja variar, existem versões consideradas mais saudáveis do panetone e com menos calorias.


Segundo a chef, Patrícia Araújo, professora da disciplina de Boulangerie FIT no curso de Boulangerie do Centro Europeu, após dois anos de pandemia as pessoas têm se preocupado mais com a alimentação. “Depois da pandemia, as pessoas têm cozinhado mais em casa, com foco na saúde. Elas estão com um olhar mais criterioso para a alimentação e buscam alternativas para consumir refeições mais saudáveis”, explica.

Panetone fit – O panetone fit e low carb está entre as grandes apostas para esse Natal. De acordo com a chef Patrícia, um panetone saudável é feito com trocas inteligentes e ingredientes funcionais, que também proporcionam uma versão mais nutritiva.

Ela traz algumas dicas como, por exemplo, substituir a farinha de trigo branca pela farinha de amêndoas no preparo da massa, o que deixa o panetone mais saudável sem perder o sabor. “Um panetone com fibras, flocos de amaranto, flocos de quinoa, farinha de amêndoas, biomassa de banana verde, podem deixar a receita mais nutritiva. É uma infinidade de produtos funcionais que podem ser adicionados ao panetone”, afirma.

Low carb – Para as pessoas que buscam reduzir o consumo de carboidratos, devido a problemas de saúde ou até mesmo para a perda de peso, o panetone low carb é uma boa opção. A produção de panetone com baixo teor de carboidratos, o low carb, pode ter uma redução de 50% a 80% no uso destes alimentos.

No entanto, a professora do Centro Europeu reforça que o consumo desse panetone e até mesmo a dieta low carb deve ser feita com a orientação e acompanhamento de um nutricionista. “O panetone low carb é feito com um mix de farinhas que diminui a quantidade de carboidratos, em comparação com a farinha de trigo branca. Essas substituições fazem com que o panetone tenha uma redução de 50% até 80% de carboidratos”, diz.

Sem açúcar – A versão sem açúcar do panetone também pode ser feita ou comprada. Ela é indicada para pessoas com diabetes ou que estão reduzindo açúcar. Neste caso o açúcar é substituído por adoçante e fica com uma menor quantidade de carboidratos e calorias, a receita pode ser consumida por pessoas que têm diabetes, por exemplo. “Por ser uma massa com baixa concentração de açúcar e carboidratos, a recomendação é que seja consumida por aqueles que têm uma restrição alimentar, como pacientes com diabetes, ou pessoas que adotaram uma dieta low carb com foco no emagrecimento, sob orientação de um nutricionista”, explica Patrícia.

Com frutas – Os pais têm procurado, nos últimos anos, mais opções de alimentos saudáveis para as crianças, principalmente em versões com menos açúcar. Patrícia afirma que essa preocupação aumentou durante a pandemia. “Com as crianças mais tempo em casa, o consumo de doces aumentou bastante e, agora, os pais têm buscado opções mais nutritivas. Adoçar o panetone com tâmaras, maçã, melado, ou até mesmo frutas, podem deixar a receita mais saudável para as crianças. Frutas secas não são recomendadas porque contém muito açúcar”, diz.

Chocotone com alto teor de cacau – Para quem gosta da versão do panetone cheia de chocolate, uma dica é escolher o chocotone com 70% de cacau sem açúcar. Uma dica é optar por aqueles que já tem ingredientes funcionais na composição da massa, como farinha de amêndoas, farinha de aveia e linhaça.

Curso de Boulangerie – O curso de Boulangerie do Centro Europeu é oferecido nos formatos presencial e online, com início nos meses de março e agosto. O aluno passa por várias áreas de conhecimento da boulangerie, desde os fundamentos da panificação até as mais sofisticadas e modernas técnicas na produção de pães tradicionais, artesanais, especiais, funcionais e viennoiserie. Com o curso de Boulangerie, os profissionais podem atuar na panificação, uma área consolidada e diferenciada da gastronomia, que apresenta excelentes oportunidades, tanto para quem deseja empreender como para quem quer conquistar um espaço no mercado da alimentação.


Quer inovar neste Natal? Então, veja esta receita de Terrine de panetone com café e doce de leite. É pura delícia!!!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *