Por que devo comer oleaginosas, como castanhas e nozes?

Por que devo comer oleaginosas, como castanhas e nozes?

Você é o que você come. Quantas vezes já ouvimos esta frase tão verdadeira! A nutricionista clínica Sibele C. Pereira nos lembra que é fundamental ficarmos atentos aos alimentos que colocamos no prato. 

A dica de hoje é para a ingestão de oleaginosas  – castanhas, nozes, avelãs, castanhas de caju, macadâmias, amêndoas e pistaches – boas fontes de gorduras insaturadas, benéficas ao sistema cardiovascular, além de serem ricas em diversos minerais como selênio, potássio, magnésio etc.  As oleaginosas também são fonte de resveratrol, um fitonutriente com propriedades anti-inflamatórias, combatem o envelhecimento, além de conter fibras e proteínas.

Nozes
Elas podem ser ingeridas entre as refeições, junto com frutas ou iogurtes, contribuindo para prolongar a saciedade, evitando assim que você “belisque” diversos alimentos durante todo o dia. Indica-se de 3 a 5 unidades por dia. Aproveite para incluir as oleaginosas em saladas ou outros pratos. Evite as versões com sal e compre as oleaginosas em locais de boa procedência para não adquirir alimentos com mofos ou fungos (os alimentos podem estar velhos ou em locais com umidade). 

Castanha de caju

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *