BELEZA E SAÚDE – CLAREAMENTO DE MANCHAS DE NASCENÇA OU ADQUIRIDAS COM O LASER REVLITE

BELEZA E SAÚDE – CLAREAMENTO DE MANCHAS DE NASCENÇA OU ADQUIRIDAS COM O LASER REVLITE

Geralmente quem apresenta manchas na pele, principalmente na face, pode sentir algum tipo de impacto psicológico – vergonha,  ansiedade ou timidez e, além disso, elas também geram insatisfações estéticas, que nem sempre a maquiagem ou uma roupa fechada conseguem esconder. Uma pessoa com macha de nascença, independente do tamanho e local, carrega o sentimento “do sou diferente” desde a infância e algumas lidam muito bem com isso, mas outras nem tanto.

Apesar desse ‘inimigo’ ser poderoso, não faltam armas para combatê-lo.   Uma delas é o Laser RevLite, comercializado no Brasil pela Medline, um equipamento multifuncional que utiliza a tecnologia Q-Switched Nd:YAG, que apresenta novas possibilidades para quem sofre com estas imperfeições cutâneas. Com este laser é possível remover ou minimizar as manchas de nascença ou adquiridas, deixando a pele com aparência mais jovem, bem cuidada e livre destes sinais.
Dr. Fernando Macedo (CRM-SP 80140), dermatologista, Coordenador do Grupo de Discussão de Laser da SBD-RESP, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) e da ADD (American Academy of Dermatology), explica detalhadamente nesta entrevista sobre os tipos de manchas de nascença e adquiridas e o procedimento para tratá-las. Confira! 
   
O que são as manchas de nascença?
Geralmente, elas são malformações congênitas, que podem aparecer em diferentes fases da vida – ao nascer, na infância ou até durante a juventude. Existem vários tipos que apresentam diferença de cor, profundidade e relevo.
Quais os tipos de manchas de nascença que podem ser tratadas?
O dermatologista é a pessoa indicada para definir quais as manchas a serem tratadas, pois é uma análise bem específica. Normalmente, as pintas, denominadas cientificamente de Nevos, podem ser tratadas. Temos o nevo de Ota, nevo de Hori, nevus Spillus, nevo de Becker, nevo azul comum e mancha cafè au lait.
Com base na sua experiência clínica, quais são os tipos de manchas de nascença que mais preocupam as pessoas?
As que mais preocupam são as da face ou as que são grandes, independente da região, tais como nevos de Ota e de Hori. Mas, o impacto psicológico pode ser muito relevante, mesmo quando as manchas estão em áreas escondidas, principalmente nos adolescentes.
O que são as manchas adquiridas?
São manchas provocadas, normalmente, por fatores externos, como o sol, uma cirurgia ou doença. Elas também são muito frequentes. Temos as efélides (sardas), melanose solar, queratose seborreica plana e pigmentação pós-inflamatória, entre outras. 
Como age o RevLite no tratamento das manchas de nascença?
Para os nevos, utiliza-se uma ponteira que tem uma ação mais profunda. O resultado  varia de pessoa para pessoa e o número de sessões é maior. São lesões que não possuíam tratamento até a chegada da tecnologia Q-Switched Nd:YAG, que está disponível no RevLite. Nestes casos, podem ser necessárias de 6 a 12 sessões e, geralmente, registra-se uma grande melhora; porém, muitas vezes, sem o clareamento total. No pós-laser, a pele apresenta, geralmente, inchaço na área tratada, mas sem crostas. As manchas vão clareando progressivamente após cada sessão, mantendo-se um intervalo mínimo de 30 a 45 dias entre as sessões. As manchas dos nevos podem voltar lentamente, pois nem sempre é possível atingir as células mais profundas, mas isso pode levar anos. De qualquer forma, novas sessões para clareamento poderão ser realizadas. 
Como o RevLite atua nas manchas adquiridas?
As manchas adquiridas são mais superficiais. Neste quadro, utiliza-se uma ponteira específica que tem atuação intensa e superficial. Forma-se uma pequena crosta (casquinha) por duas semanas e o clareamento é obtido em duas sessões, aproximadamente.
Quais os outros diferenciais do RevLite no clareamento de manchas congênitas ou adquiridas?
O RevLite possui como diferencial a possibilidade de usar fluências (energias) muito altas em pulsos muito curtos, mesmo comparado aos outros lasers Q switched. Na prática, isto representa mais segurança para o paciente, principalmente na pele morena e negra, que geralmente exige mais cautela e maior número de sessões. Outra vantagem é o aumento da eficácia para vários quadros dermatológicos, exigindo menor número de sessões.
SOBRE O REVLITE – O Laser RevLite é um equipamento multifuncional que utiliza a tecnologia Q-Switched Nd:Yag. Essa tecnologia se traduz na aplicação de alta energia (mais de 200 megawatts) num espaço de tempo curtíssimo o que, entre outros diferenciais, possibilita tratamentos muito seguros em qualquer fototipo, incluindo as peles negras. O pioneirismo e as mais de duas décadas de investimentos e pesquisas na tecnologia Q-Switched, faz do RevLite o equipamento  mais versátil e produtivo do mercado atual, pois a multifuncionalidade do mesmo permite atender a grande maioria de todos os tratamentos realizados numa clínica dermatológica. As aplicações vão desde o  rejuvenescimento não ablativo, lesões pigmentares dérmicas e epidérmicas (melasma, nevos, queratoses, melanoses), tatuagens multicoloridas, lesões vasculares (micro vasos), tratamento de olheiras,  onicomicoses até a epilação, que pode ser aplicada em qualquer fototipo ou peles bronzeadas, em pelos finos e claros e, o mais importante: causando quase nenhuma dor ao paciente, outro diferencial importante dessa workstation.
SOBRE A MEDLINE – A Medline, importadora de equipamentos a laser, traz o que há de mais moderno no mercado de produtos médicos, hospitalares, dermatológicos e de cosmiatria. Hoje, representa grandes marcas internacionais, referências nestes setores. Todos os produtos comercializados possuem certificado de qualidade, são registrados e regulamentados pela ANVISA. A empresa dispõe de uma equipe treinada e especializada no suporte técnico necessário à utilização dos seus produtos e mantém um canal direto com seus clientes, para ouvir suas sugestões e oferecer ao mercado brasileiro novas tecnologias e equipamentos de última geração. www.medline.com.br   


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *