Desenvolvimento infantil: Por que amamentar?

Desenvolvimento infantil: Por que amamentar?

Eu fui um bebê que foi amamentado por muito tempo. Era uma outra época. Minha mãe não trabalhava fora de casa…. 

Não tenho filhos, mas acredito que uma parte da minha força e saúde tem origem no leite materno. O tema é sensível, pois tem mulheres que mesmo querendo não conseguem amamentar, tem aquelas que não querem ou não podem por causa das atividades que desempenham…enfim, este material recebido da maternidade Santa Joana nos dá vários argumentos sobre os benefícios da amamentação para mãe e a criança.   

Afinal, amamentar ajuda a perder os quilos ganhos na gravidez e ainda é uma fonte infinita de vitaminas e nutrientes para o bebê crescer forte e saudável. O leite materno já vem na temperatura ideal, esterilizado, é de fácil digestão e não dá trabalho para preparar; protege o bebê contra infecções porque contém os anticorpos da mãe; não tem risco de contaminação, pois vai direto da mama para a boca do bebê; desenvolve e fortalece a musculatura facial, favorecendo o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fala; reforça o vínculo mãe-filho e diminui os riscos de alergias que podem ser causadas pela introdução prematura do leite de vaca.

 

Além disso, do ponto de vista da mãe, o ato de amamentar contribui para diminuir as hemorragias pós-parto, devido à liberação do hormônio ocitocina, que ajuda a contrair o útero, além de prevenir doenças como o câncer de mama e a hipertensão arterial. Mães que amamentam também têm mais facilidade para voltar ao peso anterior à gravidez, tanto pela contração do útero quanto pelo gasto calórico do ato de amamentar.

Qual a opinião de vocês?

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *