sábado, 4 de janeiro de 2020

Por que Shades of Blue é uma série ruim?

Ray Liota, Jennifer Lopez (JLO) e Warren Kole são alguns dos nomes que encabeçam o elenco da série policial Shades of Blue, que teve 3 temporadas (estou assistindo neste momento esta última). Mesmo sem terminar de vê-la, resolvi escrever este post para expressar minha avaliação sobre a trama. Aviso: este texto contém spoilers

Sou fã de séries policiais e minha conclusão sobre Shades of Blue: ela é muito ruim. O gancho da trama é a policial Harlee Santos (JLO), uma detetive sexy de Nova Iorque e mãe solteira, que faz parte de um grupo fechado de policiais corruptos, que fazem de tudo: matam, roubam, escondem provas, praticam roubos a comerciantes, roubam de bandidos, praticam extorsões, contaminam as cenas dos crimes e brigam com outros policiais corruptos  ao longo dos episódios. 




A série é ruim, porque ficaram de fora alguns elementos principais que outros seriados policiais trazem:

- Falta equipe de CSI e legistas: nenhum dos corpos passam por avaliação dos legistas que identificam a causa mortis, as cenas dos crimes não são periciadas. Ou seja, os investigadores corruptos manipulam tudo e fica por isso mesmo;

- Câmeras do sistema de vigilância: os policiais da trama praticam os crimes e extorsões a luz do dia ou ànoite e nenhuma câmera de uma cidade tão vigiada como Nova Iorque grava as cenas ou é procurada pelos investigadores, como costumamos ver em outras seriados; 

- Imprensa não cobre os casos: jornalistas não fazem parte do elenco e os crimes são "praticados" pelos policiais, mortes acobertadas e realizadas sem qualquer notícia nos jornais. Mesmo quando os policiais são levados para hospitais ou aparecem feridos no trabalho ninguém desconfia. O personagem de Ray Liotta tem um filho jornalista, mas ele nada investiga.  

- O sistema de Justiça também foi excluído do enredo: o único promotor virou namorado de Harlee (JLO), mas foi assassinado no começo da terceira temporada. De resto, os casos também não são avaliados pelos promotores. Nem relatório os policiais fazem!

- Falta de chefia do distrito: nenhum supervisor acompanha os casos, os depoimentos de criminosos ou testemunhas não são gravados. 

Quando a gente compara Shades of Blue com a longeva série Law & Order - SVU, é possível entender porque a segunda está há tanto tempo no ar, pois os roteiros possuem muito mais consistência.

Três temporadas para esta série foram mais do que suficientes.


5 comentários:

  1. Pois na minha opinião, é uma das melhores séries polícia já feitas, ótimas atuações e uma maravilhosa dublagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas vou discordar e tudo bem. Venha sempre ao site Glamour e Felicidade.

      Excluir
  2. Concordo com vc quando coloca a série no cenário novaiorquino, mas perfeita no cenário brasileiro.
    Delegacia de polícia de periferia fora do foco da mídia elitizada, políciais corruptos (sem generalizar) q aceitam arrego, simulam situações, mexem no local do crime, matam e somem com o corpo e nada acontece, temos uma polícia q mata.
    Se traduzir para o Brasil concorre ao Oscar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...