Comida Di Buteco: vencedores de 2018

Comida Di Buteco: vencedores de 2018

No dia 23 de julho vai acontecer a entrega da premiação Comida Di Buteco, edição 2018, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, que traz representantes de todas as regiões brasileiras, em um total de 21 butecos premiados. Confira a lista e a história de cada lugar:

Belém:

Eudes Fraga é nordestino e o proprietário da Confraria do Fraga, onde cuida e zela com todo carinho e apreço. É músico e, além das notas, cozinha as delícias da sua terra misturando com o que há de bom no Pará! Para sua estreia no concurso, criou o “bolinho do baião da mazé”, que vem do baião-de-dois que oferecem aos seus clientes todos os sábados e que leva a receita da sua mãe, Dona Mazé. Baião que ele faz há mais de 25 anos para amigos! Baião que vem de Quixadá/Ceará… Sua terra e que inspirou o seu petisco, feito à seis mãos!
Belo Horizonte:
Típico buteco de bairro, o Bar Bambu é o ponto de encontro da vizinhança e região para um bom papo, petiscos maravilhosos e cerveja gelada. Pela primeira vez campeões do concurso, os irmãos Patrícia e Léo literalmente construíram o buteco, pois grande parte dos itens da casa foi fabricado pelas mãos dos dois, que acima de tudo comandam a cozinha. Contam também com parte da família no atendimento e o buteco como extensão de casa, pois a Patrícia mora ao lado.

Brasília:
Um dos butecos mais tradicionais de Brasília, o Amigão fica na Asa Sul da capital do país. Teve por muito tempo o apelido de “senadinho”, pela frequente clientela de senadores, mesmo com sua estrutura simples, mas muito bem cuidada. É a segunda vez que sobe no pódio do concurso na cidade, mas a primeira vez como campeão! Possui mais de 25 anos, repletos de histórias e deliciosas receitas! Para 2018 sua aposta para atrair o público veio da carne suína: Bolinho de pernil no crocante de torresmo!

Campinas:
Tricampeão do Comida di Buteco em Campinas, o Buteco Rancho Vô Joaquim está acostumado com o pódio. Campeões em 2018, 2015, 2012 e vice em 2013, Rita e Adilson – proprietários do buteco – acreditam que o segredo para manter-se no topo é não deixar a qualidade cair e ganhar o concurso é consequência de um bom trabalho realizado, fazendo as coisas com capricho e amor. Em um lugar aconchegante e agradável localizado no distrito de Joaquim Egídio, os donos do bar, que são mineiros de nascimento e de alma, competiram este ano com o prato Mineirice Uai.

Curitiba:
Tempero e união de família são os segredos do sucesso do Schnaps Bar. Quem passa por lá sabe que sempre vai encontrar cerveja gelada e petiscos deliciosos feitos pelas mãos de Denize, a Zize para os mais íntimos. A história do Schnaps começa em 2009 quando João abriu o bar em sociedade com um amigo. Alguns aninhos se passaram e em 2012 ele resolveu transformar o Schnaps em um negócio de família. Saiu o sócio e entraram Silmara, esposa de João, e Denize, irmã de Silmara. A primeira deu uma mão na administração e atendimento do Schnaps e Zize entrou para comandar a cozinha com maestria. Essa união deu mais do que certo. Hoje, seis anos depois o bar é conhecido pela fartura dos pratos, petiscos inesquecíveis e almoços de final de semana dignos de reunir toda a família.

Florianópolis:
Localizado no charmoso bairro de Santo Antônio de Lisboa, o Tonho Boteco é o primeiro campeão da mais nova cidade participante do Comida di Buteco. Tonho que era jornalista trocou a redação pelo balcão e junto com sua esposa Edinara, estão na linha de frente desse pequeno buteco!

Fortaleza:
O Varandão da Vila é um buteco simples, acolhedor, com uma clientela diversificada e de boas energias. O nome “Varandão” foi dado por uma amiga e define um ambiente arejado e com significado forte. E o “da Vila” veio por estar localizado no bairro Vila Pery, em Fortaleza. Além do seu slogan “Herança Viva”, que representa o histórico familiar, tudo lá inspira aconchego, e por isso, é chamado carinhosamente de varandãozinho de açúcar, pela assiduidade dos seus clientes. Assim, há seis anos, Danielle e Patrícia cuidam do bar com muito amor e dedicação para atingir a autenticidade em tudo e continuar escrevendo essa história.

Goiânia:
Buteco familiar da cidade de Goiânia, o Dom Cirus possui 28 anos de muita história e tradição! Marlene e Ciro são os proprietários, que com muito carinho atendem e recebem todos os clientes e amigos. Estão no concurso há nove anos e sempre marcam presença no pódio, se consagrando esse ano como tri campeões! A inspiração do seu petisco em 2018 veio da tradição italiana, mas feito com um toque único: almôndegas de lagarto, servido com molho de tomate caseiro e pasta de alho.

Juiz de Fora:
O Bar do Torresmo foi inaugurado em 2002, no bairro Ipiranga, em Juiz de Fora. O bar tem tradição em receber as pessoas dos bairros ao redor e é famoso por seu torresmo e cerveja gelada. É comandado pelo Elsimar e sua esposa Patrícia que faz todas as delícias servidas no cardápio, incluindo o melhor torresmo da cidade! Por estar no coração da cidade, o bar do torresmo virou ponto de encontro de todos que ali passam, virando tradição nessa região. Entrou no Comida di Buteco em 2017 e já em 2018 arrebatou o coração do público e dos jurados com sua moelinha a moda de buteco, mais tradicional, impossível!

Manaus:
Tricampeão em Manaus, o Quiosque Beer ganhou muita notoriedade na cidade, e principalmente no bairro Dom Pedro, onde se situa. O mais curioso é que desde sua primeira participação, em 2016, o bar sempre foi campeão. O proprietário Alysson Lima se divide entre a cozinha e o atendimento, e nunca deixa de contar sua história aos clientes. Uma das principais identidades do bar é a valorização da cozinha regional, sempre utilizando ingredientes da região amazônica. Esse ano escolheu itens como pupunha, guaraná e a pimenta jiquitaia para criar a Pira-Punha. Esforço valorizado e recompensado!

Montes Claros:
Estreante no concurso em Montes Claros, o Estação 23 é tocado pelos irmãos Kênia, Leonardo e sua esposa Daniela. A ideia de montar um bar foi do Leonardo que escolheu o tradicional Mercado Municipal da cidade para seu negócio.  No primeiro final de semana do concurso, Daniela que estava grávida, deu à luz a primeira filha do casal, Allana. Mas eles não desanimaram e correram atrás para fazer bonito no concurso e ter uma boa avaliação. Com uma integrante a mais, a família conseguiu subir na parte mais alta do pódio e garantir a faixa de campeão em sua primeira participação.

Poços de Caldas:
Estreante e campeão do Comida di Buteco 2018 em Poços de Caldas, o Boteco Cana Benta há um ano caiu no gosto da clientela, com variadas porções e bebidas. Situado na zona leste e rodeado pela natureza, oferece um ambiente calmo e agradável. Rodrigo Silva, junto com sua família, comanda esse boteco. Grande parte dos clientes são amigos de longa data, que foram conquistados nos comércios anteriores que a família já teve.

Porto Alegre:
Nada mais nada menos que tricampeão do Comida di Buteco! O Tuim é ponto de encontro da velha guarda de Porto Alegre, jornalistas, músicos, empresários e botequeiros profissionais, é o típico ambiente democrático de boteco. Já está na terceira geração da família. Fundado em 1941, leva esse nome porque no início do buteco a loja era muito pequena e decidiram fazer alusão a uma das menores aves existentes no Brasil, o Tuim.

Recife:
Participando pela primeira vez do Comida di Buteco e já garantindo o pódio de campeão, o buteco Esquina do Malte, comandado pelo Rafael, veio com tudo em 2018. Localizado no bairro de Areias, região oeste de Recife, com frequentadores assíduos do bairro, o Esquina do Malte surpreendeu a cidade atraindo clientes de todas as regiões para saborearem os petiscos regionais elaborados por Rafael. O caldinho já era tradicional no bar, mas com o Comida di Buteco, o buteco apostou em tulipas com batatinhas rústicas, que logo caiu no gosto e no coração dos pernambucanos. Uma curiosidade é que o Rafael é um entendedor, consumidor e apaixonado por cervejas, homenageando inclusive o malte ao dar nome ao buteco!

Ribeirão Preto:
O Linguiceiro Bar no seu primeiro ano de existência foi convidado a participar do Comida Di Buteco 2018 e para grande surpresa levou o título! O casal Brunna e Fred decidiram deixar suas carreiras em São Paulo, mudar para o interior e abrir um bar focado na produção de linguiças artesanais e na comida afetiva. Com diversas influências culinárias no cardápio, o Sushi Caipira nasceu de uma paixão pela culinária japonesa, sendo adaptado com ingredientes consagrados no dia a dia dos brasileiros.

Rio de Janeiro:
O Buteco do Portuga fica na Rua da Lama, um dos pontos mais tradicionais de Nova Iguaçu. O bar começou como uma lanchonete, vendendo sanduíches e salgados aos clientes da loja de autopeças do Paulinho, que aguardavam o serviço ser feito. Com o movimento, a família toda passou para trás do balcão e passou a produzir almoços e petiscos. Hoje, o Buteco do Portuga é conduzido pelo casal Paulinho e Anick, junto ao irmão, sogro e sobrinhos e é o 1o buteco da Baixada Fluminense a vencer o Comida di Buteco!
Salvador:
O Sushili é um buteco oriental localizado no charmoso e boêmio bairro do Rio Vermelho. Com os donos 100% a frente do negócio, o casal Aldo e Lindiane se dividem, com ela dominando a cozinha e ele ficando com o atendimento. O Sushili é aquele típico buteco baiano de amigos que se reúnem para tomar uma cerveja gelada e experimentar as delícias dos petiscos com toque oriental criados pelo casal, que deu toda identidade ao cardápio da casa. Uma curiosidade é que ambos vieram de grandes empresas e com a união do casal também surgiu a vontade de ter um espaço em que pudessem cozinhar e chamar os amigos para saborear as suas delícias.

São José do Rio Preto:
Bicampeão do concurso em São Jose do Rio Preto, o Bar do Cidinho é um dos butecos mais antigos da cidade. Está localizado na Zona Leste e foi fundado em 1963 pelo pai do Cidinho.  Caminhoneiro, profissão que foi homenageada no prato participante de 2018, o Carga Pesada, Cidinho descobriu no bar sua paixão, prezando sempre pelo atendimento personalizado, cerveja gelada e petiscos saborosos. O bar traz em sua identidade os valores, a ética e a simplicidade de um buteco, não deixando de oferecer aos clientes a comodidade e até tecnologia contemporânea.

São Paulo:
Bar do Jão foi fundado em 1994 e está na segunda geração de administração familiar. Foi o Melhor Buteco do Brasil em 2017 e conquistou a todos com sua simplicidade, simpatia, muito trabalho e carinho por todos que passaram por lá. Para 2018, sua inspiração veio de um dia em que recebeu amigos em casa e, com poucas coisas disponíveis na geladeira, preparou o filezinho com molho de queijos gratinado e servido no pão semi italiano. Os amigos adoraram e a mulher, Paula, falou no dia: “olha aí o que vamos fazer para o Comida di Buteco 2018”. Deu certo!!!

Uberlândia:
Desde que se casou, o Carlinhos tinha um sonho: montar um negócio para que a família pudesse trabalhar junta. São 28 anos de buteco e hoje seus filhos e esposa ajudam a tocar o negócio. Nesse período, o Bar do Carlinho se tornou um mais tradicionais butecos de Uberlândia. Ele é um dos pioneiros do Comida di Buteco na cidade: começou a participar em 2007 e já subiu no pódio quatro vezes, sendo em três delas como Campeão.
Vale do Aço:
O Paulinho começou com um carrinho de hambúrguer e tinha o sonho de montar um estabelecimento fixo. Foi então que começou a montar o Bar do Paulinho provisoriamente embaixo da casa da sogra, enquanto ia tocando a obra principal do bar. De lá pra cá, já são 28 anos de história. Hoje o buteco é tocado pela Mirtes, esposa do Paulinho, que está a frente da cozinha e do negócio. Estão participando do concurso há quatro anos e a primeira vez que subiu no pódio foi para levantar a faixa de campeão!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *