Como usar a cor preta na decoração de casa?

Como usar a cor preta na decoração de casa?

O preto é uma cor sempre presente nos desfiles e coleções. A semana de moda de Nova York de 2015, confirmou esta realidade: Marc Jacobs, Tommy Hilfiger e Alexander Wang mostraram belas coleções nas quais esse tom foi o grande protagonista. 

Mas, como usar esta cor na decoração? Até bem pouco tempo, a cor preta era vista como uma tonalidade que carregava os ambientes e denotava tristeza, por isso sua aplicação era sempre comedida, pontual e, muitas vezes, evitada. Mas, isso está mudando. O preto também está em voga no décor mostrando que, sabendo trabalhar bem essa cor, ela tem um grande poder de enobrecer e trazer aquele toque contemporâneo e original aos espaços. 

Projeto da arquiteta Ana Lívia Werdine
A arquiteta Ana Lívia Werdine destaca itens importantes para quem quer lançar mão do preto mas tem medo que o ambiente se torne depressivo ou claustrofóbico. “Deve-se levar em conta a luminosidade, ventilação, a finalidade do espaço e os elementos do décor. Estudados estes fatores, pode-se conseguir várias composições criativas e ousadas”. 


Ambientes menores, como lavabos, também podem receber essa cor. “Para que esse tom não transmita a sensação de que o ambiente é menor do que ele de fato é, basta usar o preto em equilíbrio com tons mais neutros e claros”, recomenda a designer de interiores Laura Santos. 

Projeto das designers Laura Santos e Fabiana Visacro
E se o problema é quebrar a sisudez da cor, Fabiana Visacro, designer de interiores, tem a solução. “O desenho das peças/móveis pretos deve ser leve e moderno. Lançar mão de elementos e adornos mais coloridos também é uma boa ideia. Para quem não quer muita cor no projeto, nuances de cinza são uma saída, assim como papeis de parede”, ensina a profissional. 

Se ainda bater aquele receio na hora de utilizar o preto, a dica é começar com pequenas doses. Ao invés de pintar toda a parede, por exemplo, pode-se aplicar o preto apenas em alguns blocos. Móveis e adornos também são uma maneira de ir acrescentando essa cor no projeto. “O preto fica bem em bancadas, paredes, cadeiras e adornos”, destaca Ana Lívia. E Fabiana complementa: “Tapetes, mesas de centro ou lateral também são boas opções”. 

Outra forma de utilizar essa tonalidade é associá-la ao brilho. “Além de sofisticar o espaço, o preto somado ao brilho, se torna um elemento refletivo que traz uma sensação de amplitude”, conta Laura. Espelhos e uma iluminação caprichada também valorizam essa cor e o ambiente de forma autêntica e elegante.



Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *