Ostentação para todos?

Ostentação para todos?

Riqueza, poder, beleza…em tempo de sociedade de consumo e das redes sociais,  um comportamento mais discreto vira coisa do passado para alguns. Uma palavra que poucos conheciam cai na boca do povo: ostentação. 

Sabe aquelas festas luxuosas do programa do Amaury Jr.? Quem gosta de ostentar faz a sua versão com os recursos que tem. Tem quem ostente com uma Ferrari e tem quem o faça com um Corsa rebaixado e equipado de som – registrando em fotos no facebook ou na revista Caras.

No universo feminino,  a ostentação se reflete em muito brilho, silicone nos seios e belos cabelos longos e, se possível,  corpos esculpidos pelo cirurgião plástico e mantido em academias.

A melhora no poder de compra no Brasil permitiu que as pessoas pudessem comprar mais. Dessa forma,  democratizando a ostentação. Mas será que estes recursos poderiam ser direcionados para outras áreas da vida? É uma pergunta que faço para quem tem dinheiro de berço (já nasceu rico) ou para aqueles que conseguiram mais grana com o trabalho.   

A idade traz um certo saudosismo…. mas sempre  me lembro que na infância a Coca-Cola era só aos domingos – era um pequeno luxo. Não precisávamos ter colares de ouro pendurados no pescoço. Mostrar que tinha “posses” não era uma atitude de bom gosto. Estamos diante de mudanças sociais, mas qual o caminho que temos pela frente? Qual é sua avaliação?

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *