Resenha: Whisky com Mel é Licor!
Whisky com mel é licor e eu vou explicar para você! O fascinante universo dos whiskies é vasto, com variações que vão desde os tipos de cereais utilizados, passando pelo processo de produção, até o tempo de envelhecimento e os tipos de barris. Na Escócia, é famoso como Scotch whisky; na Irlanda, como Irish whiskey. Já nos Estados Unidos, predominam o Bourbon Whisky, feito com pelo menos 51% de milho, e o Rye Whisky, à base de centeio (eu fiz um rápido curso de degustação na Academia de Bartenders). Contudo, hoje vamos mergulhar em uma categoria especial desse destilado: o Whisky com Mel, que devido às rígidas normas de produção, é considerado um licor fino, com whisky como a base.
Ao explorar essa categoria de bebidas, é essencial verificar o rótulo, pois algumas opções são aromatizadas artificialmente, o que pode influenciar significativamente a experiência de degustação. Optei por escrever este post porque sou apreciadora dessa bebida, degustada preferencialmente com gelo, embora também fique muito bom em coquetéis – ao final do post, apresentarei duas receitas.
Jack Daniel’s Tennessee Honey Licor
Um dos mais renomados dessa categoria é o Jack Daniel’s Tennessee Honey Liqour. Disponível em garrafas de 1 litro ou 750ml, este licor tem um teor alcoólico de 35% e é composto por água, destilado alcoólico de milho, centeio e cevada, além de açúcar, aromatizantes naturais, mel e caramelo. O Jack Daniel’s Tennessee Honey apresenta um sabor suave, equilibrando a robustez do whisky com a doçura do mel, resultando em uma experiência de paladar rica e agradável.
Jim Beam Honey Bourbon
Outro dos meus favoritos é o Jim Beam Honey Bourbon. Também com 32,5% de teor alcoólico, sua composição inclui água, álcool etílico potável, bourbon whisky, açúcar, mel, aromas naturais e artificiais e caramelo. O Jim Beam Honey Bourbon destaca-se por seu sabor mais complexo, com uma certa “picância” que se mescla suavemente com a doçura do mel, proporcionando uma experiência na boca bem envolvente.
Passport Honey
No mercado brasileiro, encontramos outras marcas como o Passport Honey. No entanto, ao contrário dos anteriores, este não contém mel natural, apenas sabor artificial. Com graduação alcoólica de 35%, sua composição inclui Whisky Passport, álcool etílico potável, açúcar, aroma idêntico ao natural de mel, corante caramelo e água. Ao experimentá-lo, percebi que ele não atinge a mesma qualidade que os dois primeiros, falta a complexidade que tornam Jack Daniel’s e Jim Beam meus preferidos. A diferença de composição se percebe no preço.
Para os amantes de whisky que apreciam a combinação com mel, os licores Jack Daniel’s Tennessee Honey e Jim Beam Honey Bourbon são boas opções (os puristas podem não gostar, é claro). São ideais tanto para uma degustação com gelo quanto para a elaboração de drinks sofisticados. Deixo uma receita de drink para você.
Receitas de drinks de whisky com mel
Honey Lemonade (receita do site da Jack Daniel´s)
50ml de Jack Daniel´s Honey
30ml de limão espremido (de preferência, limão siciliano)
100 ml Refrigerante de limão
Colocar gelo em copo para whisky, acrescentar os ingredientes na ordem listada acima. Mexer cuidadosamente. Decorar com uma fatia de limão. Beba com moderação.
Honey Lemonade Campari (receita de Mundo dos Drinks)
50 ml de Jack Honey
15 ml de suco de limão siciliano
20 ml de Campari
Completar com água com gás
Colocar gelo em copo para whisky, acrescentar os ingredientes na ordem listada acima. Mexer cuidadosamente e completar com água com gás. Decore com uma fatia de limão. Aprecie!
Beba com moderação.
Confere esses posts:
Resenha: Jack Daniel´s Cola e Jack Daniel´s Lemonade
Experiência de destilação de gin na Southwest Destilaria, em São Roque (SP)
Deixe um comentário