Decoração e paisagismo: as vantagens do deck modular

Decoração e paisagismo: as vantagens do deck modular

 Por garantirem fácil acesso ao solo, os decks modulares se tornaram uma solução prática e acessível contra a sujeira e a proliferação de insetos.

O deck modular pode ser usado tanto em espaços grandes, quanto menores, jardins, terraços, coberturas, áreas de piscina, em jardins verticais e até em painéis de televisão.
Diego Rocha


O deck de madeira tem uma presença muito marcante em decorações de ambientes externos como jardins, varandas, sacadas e áreas de piscina. Esse material é capaz de trazer ao ambiente um visual muito aconchegante e sofisticando, dando um ar de rusticidade. Segundo a arquiteta Maria Fernanda, sócia-proprietária do Estúdio 4 Soluções em Arquitetura, os decks de madeira valorizam o ambiente, além de trazer um maior conforto térmico. “Além disso, o uso deste material se torna interessante por ser antiderrapante, diferente de outros tipos de piso como o porcelanato”.

Segundo a arquiteta Maria Fernanda,
sócia-proprietária do Estúdio
 4 Soluções em Arquitetura,
os decks de madeira valorizam
o ambiente, além de trazer um
maior conforto térmico.

Diego Rocha

No entanto, disse Maria Fernanda, os decks com madeira fixa, que não permitem acesso fácil ao solo embaixo deles, podem causar uma série de contratempos em relação a limpeza e manutenção. Por isso, o mais indicado é a instalação de um deck com madeira modular. “Ele é composto por peças menores, que fazem o encaixe umas nas outras por meio de um sistema de fixação, podendo ser desmontado facilmente quando necessário”.

Com o tempo, alertou a arquiteta, o acúmulo de sujeira nas frestas e por baixo das ripas acaba criando condições propícias para a criação de lodo, fungos e insetos. “Hoje, Belo Horizonte está sofrendo com uma infestação de escorpiões, e o ambiente úmido e protegido da luz é ideal para a proliferação desta espécie, criando um risco enorme principalmente para as crianças e os idosos. Isso sem falar no aparecimento de formigas, aranhas e baratas nestes locais. Por isso é tão importante ter acesso ao piso embaixo do deck para fazer uma limpeza adequada e realizar um controle de pragas eficaz”.

Além da facilidade da limpeza, afirmou Maria Fernanda, outra vantagem do deck modular é a diversidade de aplicação. “Ele pode ser usado tanto em espaços grandes quanto menores, jardins, terraços, coberturas, áreas de piscina, em jardins verticais e painéis de televisão, por exemplo. Sem falar nas várias opções de tonalidade e no seu formato que permite criar desenhos únicos quando dispostos de maneira criativa”.

Uma das principais características do deck modular é a facilidade da instalação, pois os decks modulares possuem um sistema de encaixe e são práticos quando se tratam de limpeza e manutenção.
Diego Rocha

Outro ponto destacado pela arquiteta é a facilidade da instalação, pois os decks modulares possuem um sistema de encaixe, descartando o uso de cola, pregos e parafusos. “Basta apenas preparar o espaço onde o deck será colocado, fazendo o nivelamento do terreno, ou até mesmo aplicando por cima de um piso já pronto, isso evitará desperdício de material e poupará tempo de obra”.

No entanto, Maria Fernanda alerta sobre a importância buscar a ajuda de um arquiteto para evitar erros na aplicação do deck modular, causando problemas futuros e resultados indesejados. “Fazer um projeto é muito importante. Com ele, definimos a área correta a ser revestida, o tipo de material adequado, quantidade certa a ser comprada e definimos a disposição correta das peças, evitando futuros retrabalhos”.


Quer mais dicas de decoração? Então, é só clicar aqui para saber mais sobre o assunto!

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *