Vale a pena assistir o seriado The Fall?

Vale a pena assistir o seriado The Fall?

The Fall é uma produção da BBC rodada em Belfast, capital da Irlanda do Norte, e sua produção não é recente. São 3 temporadas veiculadas originariamente entre 2013 e 2016. Eu assisti no Brasil em 2020 pelo canal TNT Series. Aviso: tem spoiler na resenha.

A protagonista é Stella Gibson (Gillian Anderson), detetive britânica que desembarca na Irlanda do Norte para ajudar a solucionar um crime e acaba  revelando a existência de um serial killer que assassina mulheres morenas, independentes e de cabelos longos. Ela se depara com a resistência da polícia local em mudar a linha de investigação e aceitar que os dois primeiros crimes tinham relação entre si. 

Stella Gibson é uma mulher elegante, que procura ser mais racional e menos emotiva na condução da investigação. Entretanto, ao longo dos episódios, ela tem casos com detetives irlandeses – não porque se apaixona, mas pelo prazer de fazer sexo com homens bonitos (um deles é casado e é assassinado na primeira temporada).

Stella Gibson

A detetive britânica se vê envolvida também nas questões políticas da polícia irlandesa e em tramas de corrupção, que envolve o chefe de polícia de Belfast, Jim Burns (John Lynch), com quem no passado Stella já se envolveu – ele sente ciúme e raiva pela segurança e indiferença dela.

Quem assiste a série sabe logo no começo que o assassino é Paul Spector (James Dornan), um psicólogo, casado e pai de duas crianças – um menino mais novo que não tem a atenção dele e uma menina mais velha, que é “apaixonada” pelo pai. 

Paul tem uma vida dupla e um casamento monótono com a enfermeira Sally Ann (Bronagh Waugh). O ator James Dornan é o galã da trilogia Cinquenta Tons de Cinza (filmes que não assisti)

Paul Spector

Paul Spector é cínico, autoconfiante e planeja seus crimes – um verdadeiro psicopata que tem uma história que remonta à infância. Embora aparente ser franzino, ele se exercita pesado, filma suas vítimas, escreve breves relatos de seus crimes e cola pequenos troféus, como fotos delas e gravações.

Uma personagem que vale mencionar é o da adolescente Katie Benedetto (Aisling Franciosi), que é baby sitter dos filhos de Paul Spector e se apaixona por ele, nutrindo um amor cego e louco, mesmo desconfiando do envolvimento dele nos assassinatos. Katie não se importa, gosta disso e até está disposta a ajudar nos crimes.


Katie Benedetto

Apesar de 3 temporadas, o seriado The Fall é rápido de assistir, pois tem apenas 17 episódios no total. A história traz outros dramas paralelos, como o da paciente do psicólogo Paul Spector, que é perseguida pelo marido violento e ciumento (ele terá um papel importante no desfecho da terceira temporada). Cenas dramáticas envolvem a esposa de Paul, que sofre depois de conhecer o passado do seu marido, se vê envolvida na investigação e não sabe como tocar o futuro e lidar com os filhos.

Quem tem uma participação em The Fall como a legista Reed Smith é a atriz Archana “Archie” Panjabi, famosa no Brasil pela personagem Kalinda Sharma na série The Good Wife.

Respondendo a pergunta: vale a pena assistir o seriado The Fall? Mesmo não sendo uma série investigativa cheia de ação, eu gostei de The Fall e recomendo.

A gente fica na torcida para saber como vai evoluir a briga psicológica entre Paul e Stella e a investigação, pois os dois se desafiam o tempo inteiro. Mas, não vou contar o final.

Uma sugestão aos produtores de The Fall seria retomar a história de crimes com a filha de Paul Spector, pois a garotinha, obcecada pelo pai e triste pela separação, pode continuar o legado de assassinatos dele.

Aproveite sua passada aqui no site e leia também: Vale a pena assistir o seriado Gotham? 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *