Os “pobres” proprietários que participam de ‘Ame-a ou Deixe-a Vancouver’

Os “pobres” proprietários que participam de ‘Ame-a ou Deixe-a Vancouver’

Assistir alguns programas de reforma e decoração pode se tornar um vício, em minha opinião, e eu já fiquei viciada em  Ame-a ou Deixe-a Vancouver, apresentado pelos simpáticos apresentadores Jillian Harris e ‎Todd Talbot, exibido no canal pago Discovery Home & Health. Eles estão sempre sorridentes, são bem-humorados e elegantes. 

Ao longo das temporadas, Jillian teve seus dois filhos. Então, é comum vê-la grávida em vários episódios e até mesmo seu marido Justin Pasutto trabalha no programa, como o empreiteiro que gerencia a reforma. Apesar de Todd falar da família e das crianças, só me lembro de ter visto um dos filhos dele uma vez.  

No programa, Jillian tenta convencer os moradores a ficarem na casa após uma reforma cheia de desafios, enquanto Todd procura novas propriedades para o casal comprar. No fim, os moradores precisam resolver se ficam na casa ou adquirem uma outra residência.


Meu vício no programa não me impede de ver o triste situação #sqn dos moradores que participam de Ame-a ou Deixe-a Vancouver pois, apesar deles reclamarem, todas as casas que possuem costumam ser grandes, com metragem que varia de 120 a 250m², algumas até com sótão e porão habitáveis e que só precisam mesmo de uma reforma. É muito fácil perceber que muitas dessas famílias já são proprietárias de “casas dos sonhos”, do que no Brasil são moradias de classe média alta, mas estão insatisfeitos.

Muitos dos participantes cometem erros e são mesmo desorganizados, mas transferem o problema para as casas. Interessante ver ainda que eles “culpam” e se “revoltam” com Jillian quando ela esbarra com problemas estruturais que precisam ser resolvidos, o que inclui obras como a troca do telhado ou atualização da parte elétrica. A solução dos problemas impacta no orçamento e na necessidade de abrir mão de partes da reforma. Alguns casais só faltam sapatear.

Eu costumo sentar, assistir, rir e resmungar com orçamentos de reformas que ficam entre 150 a 170 mil dólares. Tem aqueles que compram casas na faixa dos 2 milhões de dólares!!!. São usuais os pedidos por um closet enorme, pelo banheiro com pia dupla e pela tal cozinha em conceito aberto e com uma linda ilha. As paredes de drywall costuma ir rapidinho ao chão. 

Todos querem um projeto moderno para a família. Me pergunto, em várias ocasiões, como os pais vão manter os sofás brancos, quando a família tem crianças pequenas. Deveria ter o pós-reforma para vermos como ficou a casa reformada e mobiliada alguns meses depois. 

‘Ame-a ou Deixe-a Vancouver’ coloca em cena as reclamações dos novos ricos e emergentes do Canadá, um outro padrão de consumo. Você já assistiu algum episódio? Conta o que acha e a razão de assistir. 


Compartilhar esse artigo

Comentários (7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *