Espinafre: todas as dicas de cultivo

Espinafre: todas as dicas de cultivo

*Por Valter Casarin

 

Quanto à lenda do Popeye… esqueça! O Popeye não ficou forte com espinafre porque, este vegetal contém pouco ferro – alguns vegetais contêm muito mais deste nutriente. No entanto, o espinafre é um excelente antianêmico, porque contém clorofila, ferro e ácido fólico. A reputação do espinafre está bem estabelecida: ele luta maravilhosamente contra a anemia. O espinafre é recomendado sempre que a perda de sangue exigir um impulso, como no período de menstruação intensa, tosse com sangue etc.

 

O espinafre é especialmente rico em nitratos, que depois são convertidos em nitritos quando mastigados pela boca, e em vitamina B9. O espinafre cru é, por sua vez, rico em vitaminas C. Notaremos também uma boa presença de vitaminas E, pró-vitamina A, potássio, cálcio, magnésio e fibras. Esses nutrientes são de suma importância para a saúde de todos nós. 

 


Cultivo de espinafre por seus benefícios

 

O espinafre é um vegetal que cresce muito bem em vaso ou em jardineira no terraço ou varanda. Para cultivar um bom espinafre, você precisa de solo rico e úmido com alto teor de nitrogênio. Importante encontrar um local fresco no jardim, com sombra parcial. Antes de semear, adicione uma pequena quantidade de solo hortícola, esterco ou composto caseiro.

 

Quando você semear, considere a incorporação de um fertilizante mineral ou orgânico. Isto permitirá um bom desenvolvimento do espinafre. É importante a rega frequente em tempo seco.

 

Semeie em fileiras, em sulcos de 2-3 cm de profundidade e separados por 25 cm. Cubra as sementes com terra para envasamento e turfa para reter a umidade, propício à germinação. Porém, no outono, dispensem essa cobertura, que poderá prejudicá-los por um excesso de umidade. Nesta estação, basta cobrir com terra. O espinafre odeia a seca e o clima quente.
 

Fortifique a terra do espinafre com nitrogênio, para isso use fertilizantes ricos neste nutriente periodicamente. Mantenha seu espinafre afastado de pulgões usando alguns produtos caseiros como extrato de urtiga ou sabão neutro em água. Lembre-se: as plantas daninhas ocupam espaço e aproveitam os nutrientes destinados aos vegetais. Portanto, é importante removê-las regularmente.

 

Colhendo espinafre

 

O cultivo do espinafre é fácil e muito rápido. Você pode colher um mês e meio após a semeadura. A emergência ocorre após duas semanas, desbaste as plantas com 10-12 cm de distância, logo que tenham 3 ou 4 folhas.

 

Ao fazer a colheita de algumas folhas regularmente, você promoverá o aparecimento de novos brotos. Se você arrancar a planta inteira, ela não crescerá novamente. Comece com as folhas de cima para deixar a luz atingir as folhas de baixo.

 

O espinafre é bastante exigente por nutrientes, após seu ciclo, ele poderá esgotar a terra. Portanto, você precisará enriquecer o solo com fertilizante para o início de um novo ciclo da planta. Deixe o solo em pousio por pelo menos uma semana antes de plantar ou semear novamente.

 

O espinafre é comido fresco ou cozido e cultivá-lo você mesmo dá um sabor bem diferente do que conhecemos …

 

* Valter Casarin, engenheiro agrônomo e coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida – NPV


Experimente a receita de  Lasanha de espinafre com molho branco. Uma delícia!

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *