quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Apimente sua vida: Brigadeiro Gourmet com Pimenta Vermelha e Perfume Cítrico

Bora curtir um brigadeiro com muita energia e sabores deliciosos? Confere, então, a receita do chef Henrique Escabia para a marca Sabor das Índias (aquela que tem várias versões de geleias e molhos com pimenta) .



Receita - Brigadeiro Gourmet com Pimenta Vermelha e Perfume Cítrico 
Chef Henrique Escabia para a Sabor das Índias

Tempo de Preparo: 15 minutos
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 Porções
Utensílios: Tabua, faca, caçarola pequena

Ingredientes Brigadeiro
Leite condensado 395g (1 lata)
Manteiga sem sal 20g (1 colher de sopa)
Chocolate meio amargo 300g (2 barras pequenas)
Creme de leite 200g (1 caixinha, pode usar o fresco também na mesma quantidade)
Pimenta vermelha sem semente 30g (1 unidade média)
Licor fino de laranja 40 ml (2 colheres de sopa, dependendo da marca, pode ser que precise de mais para o aroma aparecer)
Pode ser servido com frutas cítricas como morangos, uvas, abacaxi, carambola, junto com sorvete de creme.

Modo de Preparo 
  1. Coloque na caçarola o leite condensado, a manteiga, o chocolate meio amargo picado e leve ao fogo. Mexa até que comece a descolar do fundo da panela, ponto de brigadeiro mesmo. Desligue o fogo.
  2. Acrescente a pimenta picada sem semente em cubinhos pequenos e o licor de laranja. Mexa bem.
  3. Por último acrescente o creme de leite e mexa até que fique homogêneo.
Se quiser que fique mais mole, acrescente um pouco mais de creme de leite.

Montagem
Sirva em potinhos como brigadeiro de colher ou coloque em potinhos de sobremesa o brigadeiro, uma bola de sorvete e a fruta que desejar picada por cima.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Vitalidade da Pele: Vitamina C e formação de colágeno



Por Daniel Magnoni *  

O envelhecimento é um processo natural, marcado por diversas mudanças que se iniciam logo na segunda década de vida. Dentre as inúmeras modificações, um dos primeiros marcadores visíveis durante este processo é o envelhecimento da pele. Com o tempo, a camada cutânea sofre o efeito tanto de fatores internos, em razão da própria degeneração estrutural da derme, mudanças hormonais e acúmulo de radicais livres; como também de fatores externos, devido a exposição aos raios ultravioletas, poluição e tabagismo.  

Todas estas condições refletem diretamente no aspecto da pele, trazendo alterações como diminuição da espessura, extensibilidade e elasticidade, além do aumento da rigidez. Um dos principais motivos decorrente destas mudanças é a diminuição da produção de colágeno pelo organismo, que possui sua quantidade reduzida devido ao envelhecimento cronológico da pele e decréscimo das células responsáveis por sua síntese. 

No geral, o colágeno é uma das proteínas mais abundantes do corpo humano, respondendo a quase 30% do conteúdo total de proteína no organismo. Sendo o principal componente da matriz extracelular, o colágeno exerce importante papel estrutural, fazendo parte da composição dos ossos, cartilagens, tendões, pele e demais tecidos conjuntivos. Além disso, contribui com a manutenção da força, estabilidade e integridade, fornecendo o suporte necessário ao longo de todas as estruturas celulares.  

Basicamente, sua formação consiste em um aglomerado de aminoácidos (estruturas que formam as proteínas), onde em sua sequência primária podemos encontrar essencialmente 3 tipos de aminoácidos: glicina, prolina e hidroxiprolina ou hidroxilisina, este último em menor quantidade. Para dar origem a hidroxiprolina, que é primordial para a formação correta de colágeno, a prolina necessita passar por um processo de reação enzimática dependente de dois nutrientes muito importantes: a vitamina C e o ferro. Ou seja, sem o aporte adequado destes compostos, principalmente da vitamina C, a conversão da prolina em hidroxiprolina não ocorre e, consequentemente, a síntese de colágeno é prejudicada.  

Nesse sentido, além do decréscimo natural relacionado a idade, uma alimentação deficiente em nutrientes também pode ser um motivo para a perda de colágeno. Nos casos mais graves, a deficiência de vitamina C pode inclusive levar ao desenvolvimento do escorbuto, uma doença caracterizada pela manifestação de sintomas como apatia, indisposição, irritação, lesões de pele e hemorragias nos estágios mais avançados.  

Por isso, para evitar maiores danos, é importante manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, atentando-se especialmente aos níveis de ferro e vitamina C presentes nas refeições, além da correta ingestão de água ao longo do dia. Junto a isso, o consumo diário e variado de frutas, verduras e legumes fornece além de vitaminas e minerais essenciais, uma vasta gama de compostos antioxidantes que também colaboram com a manutenção de uma pele mais bonita e saudável no decorrer dos anos.  

• Daniel Magnoni, consultor da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), diretor de Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração – Hcor, Mestre em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; especializado ainda em Clínica Médica, Nutrologia e Nutrição Parenteral e Enteral pela Associação Médica Brasileira – AMB / Conselho Federal de Medicina – CFM 

Referências 
Porfírio E, Fanara GB. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2016; 19(1):153-164.
Schneider RH, Irigaray TQ. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia. 2008; 25(4): 585-593.
Farage MA, Miller KW, Peter Elsner, Maibach HI. Characteristics of the Aging Skin. Adv Wound Care (New Rochelle). 2013 Feb; 2(1): 5–10.
Vollmer DL, West VA, Lephart ED. Enhancing Skin Health: By Oral Administration of Natural Compounds and Minerals with Implications to the Dermal Microbiome. Int J Mol Sci. 2018 Oct; 19(10): 3059.
Deshmukh SN, Dive AM, Moharil R, Munde P. Enigmatic insight into collagen. J Oral Maxillofac Pathol. 2016; 20(2): 276–283.
Albaugh VL, Mukherjee K, Barbul A. Proline Precursors and Collagen Synthesis: Biochemical Challenges of Nutrient Supplementation and Wound Healing. J Nutr. 2017; 147(11): 2011–2017.
Silva VL, Antunes LC, Cozzolino SMF. Vitamina C (ácido ascórbico). In: Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 5ºed. Barueri, SP: Manole, 2016. p.417-39.
Schagen SK, Zampeli VA, Makrantonaki E, Zouboulis CC. Discovering the link between nutrition and skin aging.  Dermatoendocrinol. 2012 Jul 1; 4(3): 298–307. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Nutrição Funcional & Alimentos Brasileiros: um caminho para a Longevidade" - conheça o livro

Foi lançado em setembro de 2019, o livro "Nutrição Funcional & Alimentos Brasileiros: um caminho para a Longevidade", de autoria de 4 supernutricionistas: Valéria Paschoal, Natália Marques, Ana Beatriz Baptistella e Renata Alves Carnaúba. A publicação apresenta um panorama sobre vários aspectos do envelhecimento, incluindo esclarecimentos sobre as alterações fisiológicas, a preparação dos indivíduos para esta etapa da vida e orientações para o próprio nutricionista, que precisa estar atento para esta transição. 

Afinal, são várias as questões que o profissional precisa conhecer para melhorar a qualidade de vida do idoso. Também são apresentados alguns dados da fisiologia, sobre as principais ações do envelhecimento com o objetivo de nortear as ações do nutricionista no atendimento a este paciente. 

O livro apresenta também as principais revisões dos padrões alimentares associados a melhor qualidade de vida e envelhecimento mais saudável. 



Outro importante destaque do livro são as receitas com PANC – Plantas Alimentícias não Convencionais e alimentos da biodiversidade brasileira, que possuem muitos compostos bioativos, antioxidantes e anti-inflamatórios, essenciais para o processo de envelhecimento saudável. 

Sobre as autoras 

Dra. Valéria Paschoal 
Nutricionista. Mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP – EPM. Editora Científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional. Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional. Instagram: @dravaleriapaschoal

Dra. Valéria junto com outras autoras do livro

Dra. Ana Beatriz Baptistella 
Nutricionista Clínica Funcional, docente dos cursos de pós-graduação e Coordenadora Cientifica da VP - Centro de Nutrição Funcional. Instagram: @anabia_nutri 

Dra. Natália Marques 
Nutricionista, especializada na área de Materno Infantil, Nutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia, Agricultura Biodinâmica. Mestre na área de Nefrologia da UNIFESP. Doutora na área de Dermatologia da UNIFESP. Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Funcional da VP Centro de Nutrição Funcional. Instagram: @dranataliamarques

Dra. Renata Alves Carnaúba 
Nutricionista, Doutoranda em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo, Especialista em Revisão Sistemática e Meta-Análise pela Universidade de São Paulo, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e pós-graduada em Genômica Nutricional pela Universidade Cruzeiro do Sul e Nutricionista do Dpto Científico da VP Centro de Nutrição Funcional. @reacarnauba 

Ficha Técnica 
Nutrição Funcional & Alimentos Brasileiros: um caminho para a Longevidade 
Autoras: Valéria Paschoal, Natália Marques, Ana Beatriz Baptistella e Renata Alves Carnaúba 
VP Editora 
Número de Páginas: 128+capa 
Formato: 15,0x21,0 cm – 4 cores 
Preço no site: R$ 75,00 
Mais informações: www.vponline.com.br

Aproveite e leia aqui no blog outras matérias sobre nutrição, como esta sobre os substitutos da carne e do leite na dieta vegetariana.