CONGRESSO SOBRE GASTRONOMIA FUNCIONAL ACONTECE DURANTE PROGRAMAÇÃO DO GLUTEN FREE BRASIL 2019

CONGRESSO SOBRE GASTRONOMIA FUNCIONAL ACONTECE DURANTE PROGRAMAÇÃO DO GLUTEN FREE BRASIL 2019

Evento acontece nos dias 12 e 13 de julho, 
no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo

O mercado “free from” está cada vez mais forte no cenário mundial. A expressão, que significa “livre de” em português, engloba alimentos fabricados sem a composição de algum nutriente, como itens sem glúten, sem lactose, sem açúcar, entre outros.

De olho neste mercado, o país ganhou, há dez anos, um congresso inovador sobre o tema, o Gluten Free Brasil, que apresenta importantes debates sobre o assunto.

Neste ano, o evento acontece nos dias 12 e 13 de julho, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, e recebe, dentro da programação, o 4° Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, que reunirá renomados chefs e nutricionistas que unirão o sabor do alimento com a biodisponibilidade de nutrientes, além de trazerem um olhar sustentável às receitas, com coordenação da chef Renata Macena.

O que é a gastronomia funcional?

Aliada à nutrição, a gastronomia funcional propõe mudanças sobre a concepção de alimentação saudável e tem como objetivo principal agregar benefícios além dos valores nutricionais comuns.

Esse tipo de gastronomia serve para fazer o corpo “funcionar melhor”. No entanto, para isso acontecer, o principal ponto a ser observado é a individualidade dos organismos de cada um. Todo ser humano é diferente e por isso nem sempre um tipo de restrição alimentar ou dieta vai ser bom para todas as pessoas.
 

“Temos sempre que olhar de onde vêm os ingredientes utilizados, a forma como vamos manipular esses alimentos dentro da cozinha para oferecer maior biodisponibilidade dos nutrientes, a forma como pensaremos nos resíduos dos pratos que produzimos e quais tipos de descartáveis que vamos envolver no processo. A gastronomia funcional possui sempre um olhar macro em relação à nutrição e sustentabilidade”, completa Renata Macena.

Do restaurante à periferia

Entre os destaques do congresso, está Edson leite, do projeto Gastronomia Periférica, que oferece cursos de gastronomia para ajudar pessoas na periferia. Como tema, o chef irá abordar o aproveitamento integral de ingredientes, sem desperdícios. Além de Renato Caleffi, sócio proprietário do restaurante Le Manjue e reconhecido por seu conhecimento e experiência com gastronomia funcional e orgânica.

Outros temas inovadores que serão abordados durante o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional são: queijos de castanha, com a culinarista Virgínia Candida, ecossistema comestível, com a chef Tati Lund, e sushi vegano, com a nutricionista Alessandra Luglio e a chef Natalia Luglio.

Confira a programação completa através do site: www.glutenfreebrasil.com

Sobre o Gluten Free Brasil

O congresso nasceu com a missão de levar ao nutricionista mais informações sobre o universo da alimentação sem glúten e sobre o aumento considerável de pessoas com doenças e alergias relacionadas à substância, tudo com embasamento científico. Hoje, o evento também atinge profissionais do varejo, que buscam encontrar marcas realmente saudáveis e com opções saborosas para o consumidor.

O evento contará com as salas de palestras GUTtalks, abordando sobre o intestino e sua relação com a saúde, NUTRItalks, com a atualização e os desafios de nutrição clínica, além da 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais, com mais de 80 marcas expositoras, o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, que reunirá chefs e nutricionistas renomados que trarão um olhar sustentável às receitas, a 3ª Edição do Trends & Nutrition, que abordará as tendências do mercado glúten free, e o Homenageado do Ano, que será o Cacau e contará com lançamento de um livro em parceria com a Editora Europa, exposição fotográfica sobre a cultura cacaueira e a agrofloresta no sul da Bahia, e o longe do cacau, com degustações exclusivas de cacau.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *