quarta-feira, 17 de abril de 2019

Para celebrar a Páscoa, chef ensina como preparar Confit de Bacalhau



Que tal na Páscoa você surpreender os familiares com um sofisticado prato com bacalhau, que fuja do lugar comum? A chef Patrícia Lopes, da Cook it, ensina a preparar um delicioso Confit de Bacalhau. E o melhor é que é facílimo de preparar e fica com uma textura divina.
Confira o passo a passo da receita abaixo:

Confit de Bacalhau (Serve 4)


4 postas de lombo de bacalhau dessalgado, aproximadamente 1kg (dica da chef: tenho usado o congelado da Bom Porto, pois é o melhor custo benefício que encontrei)
2 litros de azeite de oliva (obs. da chef: não precisa ser extra virgem, mas de boa qualidade)
1 xícara de azeite de oliva (reserve)
1 cabeça de alho
4 ramos de tomilho
4 ramos de alecrim
4 cebolas pequenas cortadas em fatias finas
100gr de tomate seco.
Modo de Preparo:
Caso esteja usando bacalhau salgado, lave as postas para retirar o sal excedente e coloque-as em água com pedras de gelo e deixe na geladeira por 24 horas, trocando a água a cada 6 horas. No caso do bacalhau congelado, proceda o descongelamento conforme as instruções da embalagem.
Aqueça o forno a 80 graus. Caso seu forno não atinja esta temperatura, aqueça na temperatura mais baixa e deixe a porta entreaberta para o calor escapar.
Seque bem as postas e acomode-as em um refratário que possa ir ao forno e que seja mais alto que as postas. Coloque os dentes de alho e os temperos, tomilho e alecrim entre as postas. Cubra todo o peixe com os dois litros de azeite. Observe que quanto maior o espaço entre as postas, mais azeite será necessário para cobrir o peixe; por isso não use um refratário que seja muito grande.
Leve para assar por 1 hora. Faltando 15 minutos para o término do tempo acrescente os tomates secos ao azeite para que amoleçam.
Em uma panela de fundo grosso aqueça 1 xícara de azeite que você reservou e junte as cebolas fatiadas. Em fogo muito baixo, vá refogando até que as cebolas murchem e comecem ficar com uma cor caramelo.
Assim que o bacalhau terminar de assar, sirva com as cebolas caramelizadas, os dentes de alho e os tomates secos, acompanhado de arroz branco e batatas ao murro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...