Frutas estão presentes em mais de 2/3 dos lanches da manhã dos brasileiros

Frutas estão presentes em mais de 2/3 dos lanches da manhã dos brasileiros

O tradicional pão com manteiga e o café dominam a mesa dos brasileiros no café da manhã

As frutas estão cada vez mais presentes na dieta dos brasileiros. É o que aponta o estudo global da Kantar “Eat, Drink & Be Healthy: Como o consumo no lar está mudando?”, com foco nos alimentos e bebidas presentes nas refeições. Foram analisados Reino Unido, Espanha, Brasil, México, Portugal, China (região continental), França e Estados Unidos. O levantamento aborda a evolução da alimentação, que apresenta escolhas mais saudáveis e também mais práticas, ou seja, refeições fáceis e com menos ingredientes. Ao comparar o número refeições dentro do lar, dois grupos foram identificados: aqueles que fazem 3 refeições ao dia em casa (México, Reino Unido, Espanha e Portugal) e os que fazem 2 refeições ao dia (China (região continental), França e Brasil). Dentre todas as refeições, o café da manhã ainda é o momento mais importante.
“O café da manhã é a refeição mais presente ao longo da semana. Os britânicos preferem cereais matinais (60%), enquanto que no México e na China continental os ingredientes incluídos são óleo, ovos e especiarias. Já no Brasil, o pão com manteiga e café dominam essas refeições, estando presente em mais da metade das ocasiões de consumo. Outras categorias complementares com destaque no café da manhã são achocolatado em pó, biscoitos, margarina e manteiga “, aponta Manuela Bastian, Diretora de Expert Solutions da Kantar.
Após o café, as pessoas preferem se alimentar com lanches frescos, como frutas, por exemplo. No Brasil, 59% das ocasiões no meio da manhã são dominadas por elas, que também ocupam mais da metade desses momentos em Portugal e na Espanha. À medida que o dia avança, os consumidores se tornam mais indulgentes: o chocolate responde por 27% dos lanchinhos depois do jantar na França e os portugueses comem biscoitos (31%) na ocasião.
No caso do Brasil, diz Manuela: “Mais de 2/3 das ocasiões de consumo do meio da manhã são frutas e 17% dos momentos após o jantar. Enquanto no lanche da tarde, o tradicional pãozinho é o preferido”.


Em relação às bebidas consumidas, as famílias também estão preferindo opções mais naturais e saudáveis ​​que podem ser feitas em casa, como sucos e smoothies à base de frutas e vegetais. No Brasil, 25% dos sucos consumidos são caseiros.
Além disso, as refeições estão se tornando mais simples, com métodos de cozimento mais rápidos e com menos ingredientes. Um exemplo disso é a queda de 6% nas proteínas de origem animal presentes nos pratos servidos no almoço e no jantar na Espanha, na França e no Reino Unido.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *