Alternativas para os embutidos na alimentação

Alternativas para os embutidos na alimentação

Os embutidos – salsichas, linguiças, presunto, mortadela, entre outros – foram criados como uma maneira de conservar as carnes por mais tempo, em uma época em que não haviam métodos de conservação, como a geladeira. Hoje, o processo ainda é muito parecido: as carnes são processadas e adicionadas de ingredientes conservantes, como o sal. A diferença é que, com a descoberta de novos compostos químicos, outras substâncias foram sendo acrescentadas às receitas.
Esse tipo de alimento normalmente é preparado com carne de boi, porco ou frango. Ricos em gorduras saturadas, sal e conservantes químicos, devem ser consumidos em pequena quantidade.
Consequências do consumo
O excesso de sal favorece a retenção de líquidos e o aumento da pressão sanguínea. Já os conservantes químicos são apontados por alguns estudos como fatores causadores do aparecimento de câncer no sistema digestivo.
Cuidado com as aparências
Embora as salsichas, linguiças e frios feitos à base de frango e peru pareçam mais saudáveis, ainda assim podem conter muito sal em sua composição, por isso sempre verifique o rótulo.
Faça substituições inteligentes
Algumas alternativas ao uso de embutidos são o peito de frango desfiado, o atum e o rosbife. Enquanto 100g de mortadela contêm 1212mg de sódio, a mesma quantidade de atum em conserva de água possui 250mg.
Você pode também fazer pastas de peito de frango ou atum com iogurte natural. Tempere com ervas, milho e cenoura ralada. Um sanduíche de rosbife com mostarda e mix de folhas também é uma opção muito saborosa, para experimentar no lugar da mortadela ou do presunto.

Sanduíches de atum com rúcula
Porções: 2
Tempo de preparo: 15 min
Dificuldade: baixa
Ingredientes
200g de atum em conserva de água, drenado
½ cenoura pequena ralada
2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de salsa picada
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de suco de limão
½ colher de chá de pimenta-do-reino
4 fatias de pão de forma integral light
½ xíc. de rúcula
Modo de preparo
Misture o atum, a cenoura, o iogurte, a salsa, o suco de limão e a pimenta-do-reino em uma tigela pequena.
Em uma frigideira, aqueça as fatias de pão de forma integral light.

Monte os sanduíches colocando metade do recheio em cada um, juntamente com as folhas de rúcula. Cada porção equivale a 1 sanduíche.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *