DICAS INFALÍVEIS PARA TER UMA COZINHA ORGANIZADA

DICAS INFALÍVEIS PARA TER UMA COZINHA ORGANIZADA

Saiba como deixar este ambiente com muita praticidade com as sugestões da expert em organização residencial
Para muitas pessoas a cozinha é o coração da casa, já que é nela que grande parte das recepções sociais acontece. “Com a alimentação sendo a base da vida, a cozinha se torna realmente o local mais requisitado dentro de um lar. É lá que são preparadas as refeições, as reuniões informais com amigos e parentes acontece e as discussões mais importantes da família pode ocorrer”, comenta a personal organizer Aline Delavy.
A organização deste ambiente pode parecer uma tarefa difícil, até porque ali circulam todos que moram na casa, mas na verdade exige só um pouco de paciência e disciplina. “Com os itens corretos, adequação dos espaços, criatividade e uma pitada de desapego, é possível ter uma cozinha prática, organizada e cheia de charme”, argumenta Aline Delavy.
Se você não sabe por onde começar, confira as recomendações da personal Aline Delavy.
Aramados
Estes acessórios são aliados importantes na hora da organização dos armários. Com eles otimizamos e ganhamos espaços, o acesso às loucas ou alimentos fica mais funcional e pratico. Costumo usar as prateleiras aramadas para ganhar nichos onde é possível colocar xícaras ou pratos. Já o espaço superior da prateleira destinado para inserir o cesto aramado onde será colocado as xícaras grandes”, ensina a especialista.
Armários e Gavetas
“Uma solução simples para organizar a louça nas prateleiras e gavetas é usar caixas, cestos organizadores, bandejas e até escorredores de louça. Isso é ótimo para otimizar o espaço dentro do armário.  Já os escorredores de louça, por exemplo, é um coringa para organizar tampas de potes plásticos que ficam empilhadas de qualquer jeito dentro do armário, atrapalhando a armazenagem de outros itens. Para a famosa segunda gaveta da cozinha usamos as divisórias, onde categorizamos os utensílios por tipo”.
Alimentos secos
Um jeito simples, criativo e bonito de organizar a cozinha é colocar etiquetas nas caixas, cestos organizadores e nos potes de mantimentos. Isso deixa muito mais fácil a identificação e a busca do que precisa. As etiquetas conferem um toque a mais na decoração da cozinha. Costumo etiquetar todos os potes de alimentos com os adesivos de lousa e a caneta de giz líquida, que somente apaga com pano úmido ou ao lavar o pote. Elas podem ser compradas em papelarias, mas há diversos modelos na internet. É só identificar o modelo que mais gosta e fazer o download. Para organizar a despensa, a ideia é que os alimentos sejam categorizados por tipo (itens para café da manhã, enlatados, doces, massas, etc) e organizados em cestos. Lembre-se: o que você vê, você usa!”
Reutilizar x Desapego

Durante a organização da cozinha consegue-se identificar itens que estavam ali e sem uso. Usando de criatividade é possível adaptar determinados objetos e dar outro uso para eles. Por exemplo, os potes plásticos de maionese ou vidros de geleia podem ser transformados em potes para armazenar condimentos. Com esta renovação, até o meio-ambiente ficará impactado”, finaliza a personal organizer Aline Delavy.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *