Oito dicas para acertar na hora de escolher o seu perfume

Oito dicas para acertar na hora de escolher o seu perfume

Comprar um perfume pode ser uma delícia e ao mesmo tempo um desafio. As alternativas são inúmeras e é muito fácil se confundir depois da quarta ou quinta prova (especialmente depois de provar e provar). Pensando nisso, Alessandra Tucci, fundadora da Perfumaria Paralela, um centro de negócios e escola do perfume, preparou 10 dicas valiosas para aproveitar a experiência de compra sem errar. 
Para começar, antes mesmo de ir à loja, Alessandra sugere que sejam dedicados alguns minutos para pensar sobre os perfumes que já usou, avaliando se eles têm alguma característica em comum. O objetivo é entender o seu estilo para perfumes, pois todos nós temos um ou mais de um estilo – e vale muito a pena descobrir os seus o quanto antes (eu gosto de florais e cítricos, mas nada exageradamente doce). 

Além disso, perceba o seu momento atual com relação aos perfumes. Está feliz com as suas escolhas e deseja se manter nesse caminho? Ou está em fase de transição, querendo mudar o estilo?

É comum, de tempos em tempos, mudarmos nossas preferências. Afinal, a maturidade, as experiências vividas ao longo dos anos influenciam no gosto pessoal. Portanto, se você sempre preferiu os frescos, leves, vibrantes com cheirinhos de pomar e jardins, pode ser que ao longo do tempo você comece a apreciar um toque mais envolvente, uma madeira mais marcante. Fique atenta e abrace a mudança!

Agora, confira abaixo 8 dicas para acertar na hora da compra do seu próximo perfume:

1- Informe-se. Hoje existem inúmeras fontes de informação sobre perfumes: cursos, blogs, revistas. Cerque-se de fontes confiáveis antes de enfrentar a batalha das prateleiras e seja protagonista na escolha. Uma pista importante que você pode dar para a vendedora, seja na loja ou com a revendedora de perfumes porta a porta, é se você tem algum ingrediente de sua preferência.

2- Muitos lugares oferecem “mapas olfativos”, uma espécie de tabela que classifica e agrupa os perfumes de acordo com o estilo olfativo. Diga se você gosta de perfumes cítricos, florais, amadeirados, frutais, doces. Essas pistas ajudam a encontrar o território de sua preferência.
 
3- Não se deixe levar experimentando aleatoriamente muitos perfumes, pois o olfato começa a cansar depois do quarto ou quinto perfume. Por isso, poupe seu nariz para aqueles produtos que tem mais a ver com o que você está procurando. O ideal é provar, no máximo, até cinco perfumes.

4- Prefira sentir os perfumes naqueles papeizinhos especiais chamados de fitas olfativas.Sinta um perfume por vez e espere alguns minutos entre um e outro para não se confundir. Se possível, marque o nome do perfume nas fitas e continue sentindo a evolução dos perfumes por alguns minutos;

5- Não compre pela primeira impressão. Perfumes evoluem ao longo dos minutos e horas. Sinta-os por mais tempo para ter certeza da sua escolha.

6- Seu olfato está cansado? Não use os grãos do café! Ao contrário do que se pensa, eles são mais uma interferência no seu olfato e vão atrapalhar o seu processo de escolha. Para descansar o nariz, prefira sentir o cheiro da própria pele (desde que esteja sem perfume) ou mesmo assoar o nariz com um lencinho. Se o cansaço for muito, é hora de um intervalo.

7- Ficou em dúvida entre dois ou três produtos? É hora de sentir na sua pele, borrife uma única vez cada um deles em partes especificas dos braços, dando distância suficiente para não se confundir.

8- Se você estiver procurando um perfume para dar de presente, use a mesma lógica, pense no estilo da pessoa, no que ela usa e gosta, para aumentar as suas chances de acerto.

Sobre Alessandra Tucci e a Perfumaria Paralela

Administradora e especialista em fragrâncias, com 20 anos de atuação. Além de Avaliadora Olfativa, atuou com Mestres Perfumistas da perfumaria internacional e nacional. Têm participado de inúmeros projetos em perfumaria no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, México, Paris e Nova Iorque. Ocupou posições de Diretoria na América Latina em algumas das maiores Casas de Fragrâncias do mundo e hoje é sócia-fundadora da Perfumaria Paralela, empresa de inovação e estratégia em perfumaria que detém a licença exclusiva da Escola Francesa – Cinquième Sens no Brasil. O objetivo dessa parceria é trabalhar para disseminar a Cultura da Perfumaria, por meio de cursos, palestras e workshops. Alessandra percebeu que o conhecimento sobre perfumes e a inovação na categoria era um desafio crescente apesar da importância do mercado brasileiro no cenário global e da paixão dos brasileiros por esse tipo de produto. Para preencher essa lacuna, integrou suas habilidades técnicas e estratégicas adquiridas ao longo dos seus 20 anos de experiência à uma ampla rede mundial de parceiros e contatos no setor e desenhou a Paralela, para atuar em parceria com empresas que queiram participar desse mercado de forma relevante e diferenciada.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *