Risco maior de trombose está associado à gravidez e ao pós-parto

Risco maior de trombose está associado à gravidez e ao pós-parto

Apesar das pílulas anticoncepcionais serem a escolha de 75% das mulheres que usam métodos contraceptivos no Brasil, no último ano, vimos crescer o número de pessoas preocupadas com o surgimento de trombose causada pelo uso medicamento. De acordo com o Dr. César Fernandes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o número de mulheres com trombose causada pelo uso da pílula é muito baixo, do ponto de vista epidemiológico.

“Os estudos mostram que o risco de uma mulher que toma pílula ter trombose é de 8, no universo de 10 mil mulheres. Entretanto, esse número é muito maior quando as mulheres gestantes são analisadas. A possibilidade de uma mulher grávida ter trombose é de quase 30 para 10 mil mulheres. Enquanto lactante, o risco sobe ainda mais e vai para 300 em cada 10 mil mulheres”, explica Dr. Fernandes. As mulheres devem ficar mais tranquilas, pois se tratadas com pílulas modernas, com baixos índices hormonais e indicados para o seu perfil, os riscos de trombose caem ainda mais. 



“A principal causa da gravidez e do pós-parto serem fatores de risco para a trombose é o aumento natural na produção dos fatores de coagulação pelo organismo feminismo, com objetivo de reduzir hemorragias durante o parto”, completa o médico. Nestes casos, para a prevenção dos riscos tendo em vista se tratar de um fator fisiológico da mulher, a recomendação é que ela faça acompanhamento médico com regularidade na gravidez, devendo avisá-lo, caso ela esteja no grupo de risco de mulheres com trombose: mulheres fumantes com 35 anos ou mais, hipertensas, histórico familiar de trombose e de outras doenças cardiovasculares.

Assista aqui a Dra. Ilza Ilza Monteiro, Professora Livre Docente da Unicamp, que explicou nesse vídeo as razões biológicas que tornam a mulher mais suscetível à trombose na gravidez e o pós-parto , que estava no evento nesse evento que acompanhei.

A fim de levar informação relevante e segura sobre contracepção, a Febrasgo criou a campanha #VamosDecidirJuntos. Ela conta com uma plataforma digital com informações seguras e baseadas em orientações médicas, vídeos com especialistas, textos e artigos sobre o tema. O portal oferece, ainda, um espaço para que as mulheres tirem suas dúvidas sobre os métodos contraceptivos. Tudo isso para estimular que a mulher faça uma autorreflexão sobre sua vida sexual, seu momento de vida e sua saúde e leve os questionamentos para seu médico.

Acesse: www.vamosdecidirjuntos.com.br

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *