Receita: Batatas Gratinadas com Cebola Caramelizada

Receita: Batatas Gratinadas com Cebola Caramelizada

Receita com batatas são sempre gostosas. A de hoje foi enviada pela marca de queijo Tirolez e é zero lactose.


Ingredientes

Cebola caramelizada:– 4 cebolas médias (800 g)
– 2 colheres (sopa) de azeite (30 ml)
– 3 colheres (sopa) de vinho do Porto (45 ml)
– Sal

Montagem
– 1 peça de Queijo Prato Zero Lactose Tirolez (500 g)
– 1,2 kg de batatas

Modo de Preparo
Cebola caramelizada: corte as cebolas em formato de meia-lua em uma espessura fina (3 mm). Aqueça o azeite em fogo médio em uma frigideira grande e de fundo grosso (ou antiaderente). Reduza para fogo mínimo e coloque as cebolas. Mexa constantemente até notar que a cebola está com uma cor levemente dourada e que a frigideira está bem seca. Adicione 4 colheres (sopa) de água (80 ml) e o vinho do Porto e mexa bem. Deixe a cebola caramelizar por mais 5 minutos até que fique bem dourada. Retire-a do fogo e tempere-a com sal.

Montagem: 

Escolha uma travessa de cerca de 21 x 18 cm ou uma travessa oval média (26 x 18 cm). Divida o queijo prato em três partes. Corte duas partes em fatias bem finas e rale a terceira parte. Descasque as batatas e corte-as em fatias bem finas (2 mm). Arrume-as em um refratário em fileiras, sobrepondo-as para formar um desenho como o de uma escama de peixe. Faça duas camadas de “escamas de batata” tempere com sal e cubra com metade da cebola caramelizada. Distribua as fatias de queijo prato e faça mais uma camada de batata, polvilhe sal e espalhe o restante da cebola. Distribua as últimas fatias de queijo. Faça mais uma camada de batatas e finalize polvilhando o queijo prato ralado.Leve para assar a 180 ºC em forno preaquecido e deixe por cerca de 30 minutos ou até que o queijo prato esteja gratinado. Retire do forno e sirva quente puro, acompanhado de legumes cozidos no vapor, como vagem, brócolis e cenoura, ou mesmo acompanhando carnes ou frango assados ou grelhados. 

Dicas:
– Corte as batatas em fatias finas e regulares para que assem durante o tempo em que estiverem no forno. Se precisar, utilize um fatiador de legumes tipo mandolin.

– Quanto mais caprichado for o desenho de escama, mais bonita ficará a apresentação na hora de servir.

– Durante o preparo, caso a cebola comece a grudar no fundo da frigideira, diminua mais o fogo e respingue um pouco de água para umedecer.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 10 porções

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *