domingo, 30 de outubro de 2016

Gourmet e veganos: Conheça as barras de chocolate e os bombons Nutrawell

Aqui nesse post, eu conto para vocês como foi o evento de apresentação da Nutrawell, marca de produtos nutracêuticos e alimentos que promovem o bem-estar aliados à nutrição, que tem uma linha de chocolates especiais. São chocolates veganos, que não levam gordura hidrogenada e nem açúcar (usam estévia), são sem lactose e gluten free. Vou apresentar os dois lançamentos: CHOCOWELL, focado em bem-estar  e CHOCOLESS, com ingrediente que ajuda na redução de medidas.  além dos outros chocolates e bombons da empresa. (ainda faltam mais produtos rsrs).

Barras de 25g: 4 diferentes opções
CHOCOWELL: barra 70% cacau, adoçada com stévia, que ajuda a promover sensação de bem-estar e melhora do humor. Rico em polifenóis, com propriedades antioxidantes, livre de açúcar, lactose, glúten e adoçantes artificiais. A barra oferece textura aveludada e sabor intenso de cacau. Apresentação em barras de 25g.



CHOCOLESS: Essa barra composta por cacau 70% e adoçada com stévia, contém Morosil® – ativo natural, extraído da laranjas vermelhas Moro, que auxilia na redução de medidas, favorece a redução de gordura abdominal e possui ação antioxidante. É livre de açúcar, lactose, glúten e adoçantes artificiais. Apresentação em barras de 25g.


OUTROS CHOCOLATES E BOMBONS

BARRA GOURMET: 70% CACAU: rica em polifenóis e com propriedades antioxidantes, ajuda a promover sensação de bem-estar e melhora do humor. A Barra Gourmet 70% Cacau é adoçada com stévia e livre de açúcar, lactose, glúten e adoçantes artificiais. Possui textura aveludada e sabor intenso de cacau. Sugestão de consumo: uso culinário ou consumida em pedaços. Apresentação em barras de 200g.



Barra gourmet 70% cacau


CHOCOHAIR:  indicado para a saúde completa dos cabelos, o Chocohair proporciona vitalidade e favorece o crescimento dos fios. Contém silício e zinco, que ajudam no fortalecimento e crescimento dos cabelos e possuem ação antioxidante, que combate os radicais livres, causadores do aparecimento de cabelos brancos. A Biotina é uma importante aliada dos cabelos saudáveis e também atua na prevenção do aparecimento de fios brancos. 
Barra em cacau 70%, adoçada com stévia e livre de açúcar, lactose, glúten e adoçantes artificiais. Apresentação em barras de 25g. 

CHOCOSPORT: Com 1g de BCAA – aminoácidos essenciais que auxiliam no processo de regeneração muscular e exercem ação anticatabólica –, essa barra em cacau 70% e adoçada com stévia reduz a fadiga e fornece energia, ajudando a melhorar o desempenho do treino. Também é fonte de energia de rápida utilização pelo organismo e possui ação antioxidante graças ao 1g de óleo de coco na composição. O Chocosport é livre de açúcar, lactose, glúten e adoçantes artificiais.  Sugere-se consumir 1 barra antes do treino.  Apresentação em barras de 25g. 

Chocosport: formulação com BCAA 

CHOCODAY: bombons com propriedades estimulantes são adoçados com stévia e livres de açúcar, lactose, glúten e adoçantes artificiais. O recheio é cremoso, lembra uma trufa. O Chocoday contém D-Ribose, que exerce ação contra a fadiga de forma eficaz, aumentando os níveis de energia geral, sendo benéfico tanto do ponto de vista neurológica como físico. O Cranberry possui alto teor de compostos bioativos, mais especificamente flavonoides, que exercem ação antioxidante. Além disso, auxilia no combate e tratamento de infecção urinária, evitando a aderência de bactérias causadoras de tais infecções.  Sugestão de consumo: 1 a 2 bombons por dia, como sobremesa ou complementando lanches intermediários. Apresentação em bombons de 13g: caixas com 3 ou 12 unidades. 

Bombons com ingredientes estimulantes


CHOCONIGHT: Com Serenzo® em sua composição - um ativo natural, de origem vegetal, obtido através do Citrus Sinensis que ajuda a reduzir o stress, irritabilidade e controlar a ansiedade –, o Choconight é um bombom com propriedades calmantes. Livre de açúcar, lactose, glúten e adoçantes artificiais e adoçado com stévia. O recheio é cremoso, lembra uma trufa. Sugestão de consumo: 1 a 2 bombons na ceia.  Apresentação em bombons de 13g: caixas com 3 ou 12 unidades. 

Os bombons apresentam recheios cremosos


sábado, 29 de outubro de 2016

Casa: conheça a Coleção Verão 2017 da Buddemeyer Luxus

Estou com uma série de posts com novidades para casa (pode ver mais clicando no hiperlink). Agora tem a Coleção Verão 2017, da Buddemeyer Luxus. Espero ter selecionado fotos que representem a diversidade de tecidos, estilos e cores dos produtos. 

Flores, eu sempre amo estampas florais!
Entre os produtos que merecem atenção estão as colchas e os jogos de cama em linho. Altamente macio, o tecido natural recebe tratamento especial para ficar confortável ao tato e vem em tons rosados, cinzas e areia, com aspecto vintage em alguns modelos. 



A seda também está presente na coleção em tonalidades neutras, com acabamentos exclusivos e toque extremamente acolhedor. As colchas também recebem o enchimento em seda pura, conferindo o conforto em seu grau máximo.

A elegância da seda em tons neutros
Os bordados ingleses, a renda guipure, a prega borboleta e flores aplicadas também aparecem em jogos de lençol e acabamentos de colchas, que, mesmo com personalidades distintas, seguem uma coerência de estilo, tornando-se coordenáveis entre vários modelos. 

Acabamento em renda e prega borboleta
Para as toalhas de banho, em diversos modelos e tipos de felpa, os tons de bege, rosé, lilás e azul clarinho conferem toque de Spa ao banheiro. Já as mantas e almofadas em piquet e toalhas para piscina ganham força com cores vibrantes, como o laranja, pink, verde água e azul marinho. Perfeitos para curtir a estação mais esperada do ano!

Cor nas toalhas para piscina

Casa: Joana Lira lança novas coleções com a Tok&Stok

Essa novidade vai deixar sua casa vem mais colorida! A artista plástica pernambucana, Joana Lira assina nova coleção para a Tok&Stok, uma das principais redes de móveis e acessórios de decoração do país. 


Lençol, almofadas e porta-travesseiro com estampas assinadas por Joana Lira
Intitulada "Hoje é um grande dia", as novas peças da artista trazem poesia e celebração da vida na beleza dos detalhes, no conforto e na alegria de curtir um café, descansar, comer, comemorar. Para Joana as cores têm significados que extrapolam o convencional e proporcionam fantasia, felicidade e uma imersão na natureza. 


O colorido na hora do café
A coleção é composta por três linhas de estampas e trazem louças, roupas de cama, papel de parede, poltrona, xícaras, abajures, entre outros itens lindos.

Telúrica
A linha é formada por elementos que provêm da terra. Sementes, flores e folhas em movimento são dispostos em cores fortes e vibrantes carregadas de entusiasmo e vivacidade.



Necessaire e itens para o banheiro

Fruto Tropical

Banana, abacaxi, seriguela, manga, caju, goiaba. Frutos que a natureza nos oferece como alimento dançam na linha interligados por ramos de folhagens para serem contempladas.



Broto de Amor

São duas boleiras com cores suaves e toques brilhantes de ouro, para alegrar e marcar um grande dia.


Cor para alegrar a casa e o seu dia


Estampas criam combinações cheias de poesia
Bandeja com a estampa fruto tropical 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Super Masterclass sobre o salmão do chile no Eataly

Olá, vou contar mais um pouco dos eventos que participei na semana passada (ontem postei do chocolate Nutrawell) . Tive o prazer de receber o convite para uma masterclass com o chef  Cássio Prados, do Eataly São Paulo, para preparar receitas exclusivas. Ele nos falou ainda sobre os três tipos de salmão chilenos: com  Salar (Salmão do Atlântico) e Coho (Salmão do Pacífico), e a delicada Truta Arco-Íris (ou truta salmonada). 
  
Chef Cássio Prados

O evento foi organizado pela marca Salmón de Chile, criada em 2012. por meio de uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, e foi idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo.  E nós ganhamos esse lindo dolmã (estou quase me achando uma chef rsrs).

Ganhamos um dolmã para a masterclass 
O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos. E o Brasil é um dos países que mais consome esse peixe no mundo, atrás dos Estados Unidos e do Japão. Como tem muita informação, vou mostrar uma geral do evento por aqui e postarei as receitas que aprendemos outro dia. Aguarde!  Abaixo tem gráfico sobre as características dos três tipos de salmão chilenos.

Euzinha aí na frente prestando atenção nas explicações

tipos de salmão

Todo mundo registrando a preparação do ceviche
Truta salmonada sendo grelhada
Vou encerrar com essa foto de uma deliciosa truta salmonada sendo grelhada para você ficar com água na boca e acompanhar os posts das receitas!  

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Nutrawell: chocolates veganos, sugar free e sem glúten - veja receita de brigadeiro de inhame

Tenho muita coisa gostosa para compartilhar com vocês! Nesse primeiro post vou contar sobre a Nutrawell, marca de produtos nutracêuticos e alimentos que promovem o bem-estar aliados à nutrição, que realizou um evento no dia 19 de outubro, na Escola de Culinária Saudável Raízes, na região dos Jardins, em São Paulo.  Quem nos recepcionou foi a simpática nutricionista e consultora, Alessandra Luglio.

Alessandra Luglio fala sobre as propriedades do chocolate
O carro-chefe da marca é a Barra Gourmet 70% Cacau, livres de açúcar, lactose, glúten e adoçantes artificiais, que permitiu criar uma linha de chocolates especiais. São chocolates veganos, que não levam gordura hidrogenada e nem açúcar - usam estévia.  Vou detalhar em outro post, pois são em torno de 13 itens diferentes, incluindo a panqueca de proteína de arroz e ervilha e as proteínas vegetais de sabor cacau e a única marca brasileira de proteína sabor neutro, ideal para diversificar o uso em receitas do dia a dia.

Barra gourmet 70% cacau
Alessandra disse que a proposta é mostrar que é possível "ser saudável, sem ser chato" e falou ainda que é preciso ter essas pequenas indulgências (prazeres) na vida, pois "qualquer dieta que elimine o prazer não é saudável, pois a pessoa passa a encarar o alimento como um inimigo". Gostei muito desse tipo de visão. Na aula aprendemos a preparar um Brigadeiro de colher com inhame. Quem deu a receita foi Natália Luglio, filha de Alessandra e chef vegana.
  
Alessandra e a filha Natália (a cara dela!)
 A receita do brigadeiro é:

250g de inhame sem casca
300 ml de água
150g de açúcar (pode ser de demerara ou outro)
120g de chocolate gourmet Nutrawell
2 gotinhas de baunilha

Modo de fazer: Bater o inhame no liquidificador com a água. Despejar numa panela e levar ao fogo para reduzir, junto com o açúcar, mexendo sempre (deve demorar uns 10 minutos). Quando sentir que engrossou, apagar o fogo e acrescentar o chocolate e a baunilha. Mexer bem, até incorporar o chocolate. Colocar em copinhos e se deliciar! Não fica com gosto de inhame!  

A hora do liquidificador
  
Aguardando o ponto da mistura de inhame



O ponto do brigadeiro ainda morno - percebe o brilho!

Brigadeiro de inhame pronto para você degustar!
Agradeço ao convite e aguardam o próximo post!


domingo, 23 de outubro de 2016

Casa: Cipatex apresenta nova coleção em revestimentos para móveis e decoração

Aqui neste post, você pode conferir as estampas das novas toalhas Decorelli, da Cipatex, lançado em um piquenique no shopping Villa Lobos, em São Paulo. Desse dia, a empresa também apresentou sua  nova coleção Primavera/Verão 2017 em revestimentos para móveis e decoração, com um mix de estampas, cores, gravações e texturas. 

Entre os lançamentos, surgem padronagens de flores e folhagens, temas étnicos, postais e formas geométricas, além de acabamentos que remetem ao couro e tonalidades que possibilitam inúmeras combinações.


novas estampas para a primavera/verão 2017 
Entre as novidades tem o “Corano DT Flores de Lotus”, disponível em seis variantes, com fundo branco ou bege. Em estampa de folhagens de areca bambu, a empresa oferece a linha “Corano DT Garden”. O material conta com acabamento Nautic Plus®, resistente a intempéries, e proteção antibacteriana Microban®, eficaz contra bactérias e fungos, causadores de manchas, odores desagradáveis e deterioração. A tecnologia empregada permite que o revestimento seja usado em varandas, sacadas e arredores de piscinas. 

Almofadas com as novas estampas
A Cipatex aposta ainda em estampa digital, a “Tribal Garden”, que mistura folhagens e traços geométricos, pode ser usado em uma peça de destaque. Seguindo a tendência de estampas étnicas, surge o “Chevron” e o “Tie Dye”.  São ótimas sugestões para você que está decorando a casa ou um escritório. Tem uma diversidade de opções para diferentes estilos e preferências.  

Estampas geométricas 

sábado, 22 de outubro de 2016

Receita: Quibe vegetariano

A receita de hoje leva a assinatura da Tirolez, que ensina a preparar uma deliciosa versão de um famoso prato árabe: Quibe Vegetariano. Em substituição à carne, a massa é cuidadosamente preparada com trigo para quibe, berinjela, nozes e temperos árabes (cominho e pimenta síria). E o recheio leva o nutritivo Creme de Ricota Tirolez misturado com hortelã picadinha.

A berinjela é uma leguminosa muito versátil e utilizada em diversos pratos vegetarianos, já que é fonte de ferro e tem uma consistência mais densa e fibrosa, lembrando muito a textura da carne. Além disso, apresenta um excelente sabor que harmoniza com a leveza das nozes e o toque exótico dos temperos.

Caso queira deixar a receita ainda mais leve, a sugestão é utilizar o Creme de Ricota Light Tirolez, com 27% menos calorias e 39% menos gorduras totais, em relação ao Creme de Ricota Tirolez. Fica a seu critério!

Quibe Vegetariano





Ingredientes

Para o recheio:
- ½ maço de hortelã picada
- 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (220 g)
- Sal
Para o quibe:
- 1 ½ xícara (chá) de trigo para o quibe (180 g)
- 2 berinjelas (510 g)
- 1 cebola pequena picada (100 g)
- 2/3 de xícara (chá) de nozes picadas (80 g)
- ½ colher (sopa) de sal
- ½ colher (chá) de cominho
- ¼ de colher (chá) de pimenta síria
- 2 colheres (sopa) de azeite (20 ml)

Como fazerRecheio:
Passo 1 - Misture bem a hortelã e o creme de ricota. Tempere com o sal e mexa bem. Reserve.

Quibe:
Passo 1 - lave o trigo e escorra.
Passo 2 - Aqueça 4 xícaras (chá) de água (700 ml) e despeje sobre o trigo. Deixe de molho por 30 minutos, coberto com filme plástico.
Passo 3 - lave as berinjelas e faça furos por toda a superfície. Coloque-as em um prato e leve-as ao micro-ondas em potência média por 16 minutos, abrindo a cada 4 minutos para verificar se já estão cozidas.
Passo 4 - Escorra a água do trigo e aperte-o bem em uma peneira para retirar o líquido.
Passo 5 - Abra as berinjelas e, com o auxílio de uma colher, retire toda a polpa. Passo 6 - Bata a polpa no liquidificador até que os pedaços se desfaçam (cerca de 3 minutos).
Passo 7 - Em uma tigela, misture a berinjela, a cebola, as nozes, o trigo, o sal, o cominho e a pimenta síria. Mexa bem com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos.


Montagem:
Passo 1 - com uma colher (sopa) de azeite, unte uma forma de 27 x 13 cm.
Passo 2 - cubra o fundo da forma com metade da massa de berinjela e alise a superfície com as mãos.
Passo 3 - A seguir, espalhe o creme de ricota e hortelã e cubra-o com a massa restante. Pressione e alise a superfície.
Passo 4 - Faça cortes superficiais horizontais e verticais para marcar o quibe e regue-o com o restante do azeite.
Passo 5 - Asse por cerca de 40 minutos.


Rendimento
8 porções (57 g
)

O blog tem outras sugestões de pratos árabes, como este Quibe de Carne com Quinoa (muito bom) e ou o Tabule Agridoce, outra receita vegetariana.  

Resenha do Air Wick Life Scents Freshmatic - perfume para o ambiente

Olá! Recentemente escrevi sobre o Vela perfumada que muda de cor Life Scents, para deixar a casa iluminada e suavemente perfumada. O post de hoje é sobre outro produto Air Wick Life Scents Freshmatic - aquele spray de fragrâncias para o ambiente que é automático, pois funciona com pilha. Esses produtos eu recebi da assessoria de imprensa da RB (Reckitt Benckiser).


   
Eu cheguei a usar a primeira geração desse produto, cuja embalagem do spray não tinha muito design ou cor para se integrar à decoração da casa. Hoje em dia é bem diferente! O Air Wick Life Scents Freshmatic tem formato mais bonito, o que permite que ele fique numa estante como se fosse um vaso ou outro objeto decorativo.



Os produtos da linha Life Scents estão com novos perfumes, que possuem uma tecnologia de fragrância inovadora composta por três dimensões, percebidas de acordo com a sensibilidade olfativa de cada pessoa. A ideia também é que elas reproduzam os perfumes do dia-a-dia e que não sejam tão "artificiais". 

São três opções de fragrâncias com exclusivas combinações de essências da vida real: Doces Dias de Lavanda, composta por pétalas de lavanda, frutas vermelhas e algodão doce; Jardim Místico, composta por marshmallow, framboesa e rosa; e Frescor da Cachoeira, composta por blueberry, menta fresca e água de coco. Aqui na foto vocês podem ver a parte interna do freshmatic.


Fazem parte da linha, além do Air Wick Life Scents Freshmatic, o Air Wick Life Scents Óleo Perfumado, Air Wick Life Scents Difusor e Air Wick Life Scents Vela.  Abaixo uma perspectiva do Freshmatic na minha estante. O meu está ligado desde o dia 01/10, quando fiz essas fotos, deixando a casa sempre perfumada. 

A gente pode escolher um dos três intervalos de tempo de emissão do spray. Senti falta na embalagem de ter a informação de quantos minutos ou horas duram cada um desses intervalos.  

De acordo com a RB, o ajuste superior (flor grande), faz com que o spray dure até 20 dias; o ajuste 2 ( flor média) dura até 50 dias; e com o ajuste 3 (flor pequena), o spray vai durar até 60 dias. Eu peguei essas informações de duração no site da marca. Quanto mais frequente a pulverização, mais persistente a percepção de fragrância no ar.  Eu testei o Doce Dias de Lavanda, que é realmente mais "adocicada" que os perfumes de lavanda que conhecemos. É bem gostosa e tem algumas notas frutadas e florais. Vale conhecer!



Um flash  do freshmatic na estante
Vocês já usaram esses novos perfumes? Conta aí nos comentários!

domingo, 16 de outubro de 2016

Para a primavera: Midea lança fritadeira sem óleo e panela de pressão elétrica

Hoje eu vou postar sobre a marca de eletrodomésticos e produtos de climatização Midea. É o terceiro post do piquenique realizado no Parque Villa Lobos, da qual participaram também a Cipatex e as Tintas Sherwin-Williams (para ver os posts basta clicar nos links), todas foram apresentar as novidades para a Primavera/2016. Como são vários lançamentos, selecionei dois para apresentar aqui e falarei dos outros futuramente. 



Detalhe do piquenique

A Midea falou para nós sobre o lançamento das Fritadeiras sem Óleo Midea Liva, de tamanho 4L com cores exclusivas no mercado, e a Midea Practia, de tamanho 2,5L também com detalhes em inox. As duas foram desenvolvidas para facilitar o dia a dia do consumidor e ajudá-lo no preparo de receitas mais saudáveis, valorizando os nutrientes de cada alimento. Além de dispensar o uso de óleo para fritar os alimentos, os lançamentos têm bandeja antiaderente, baixa emissão de odores, temperatura que atinge até 200oC e é a única do mercado a contar com sensor de desligamento automático quando a bandeja é retirada. As fotos são de divulgação, pois não dá para levar esses itens para o parque ;) 


Midea Liva com capacidade para 4L

Outro lançamento comentado foi o da panela elétrica de pressão Midea Liva. Com capacidade para 6 litros e display digital, ideal para famílias.  Contar com nove dispositivos de segurança e livro de receitas com mais de 15 pratos deliciosos, desde um brasileiríssimo feijão, até uma saborosa costela de porco ao molho barbecue. Também acompanha acessórios coloridos como colher, copo medidor e concha. 


Panela de pressão Midea Liva


A marca Midea está presente em mais de 150 países com uma estrutura ampla e investimentos em inovação. Só no Brasil, são duas plantas industriais: uma em Canoas/RS e outra em Manaus/AM. Agradeço ao pessoal da Midea pelo convite e atenção! 


Teve uma sortuda que ganhou uma adega Midea sorteada entre os presentes
Esse é o kit que trouxemos para casa...Amei a vasilha para o bolo de caneca no micro-ondas
Os participantes do piquenique reunidos para a foto final

Uma ótima temporada de flores para todos nós!  

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Alana Rox lança livro DIÁRIO DE UMA VEGANA, pela editora Globo Estilo

Alana Rox, filha de uma gaúcha e de um carioca, nascida e criada em Santa Catarina, parece já ter nascido vegetariana. Rejeitava qualquer alimento de origem animal, para o sofrimento dos pais desde criança. Ninguém imaginava que a atitude instintiva da infância era apenas a semente da revolução que Alana faria em sua própria vida, que levou ao desejo de compartilhar sua experiência com outras pessoas. 



Por isso, as histórias de Alana são contadas, agora, no livro Diário de uma vegana, lançamento da editora Globo Estilo. Sucesso no Instagram com o perfil The Veggie Voice, com 100 mil seguidores, Alana selecionou sugestões para o livro e organizou as dicas com capricho para o leitor. Além das receitas serem veganas, sem nenhum alimento de origem animal, são também livres de glúten.

Nhoque de batata doce
O livro não é voltado apenas para veganos, mas também para quem quer experimentar o estilo de vida vegano ou simplesmente se alimentar de maneira mais saudável. Ele traz uma sugestão de cardápio para uma semana e os Top Hits, que são receitas especiais e preferidas da autora. 

Diário de uma vegana traz o passo a passo de receitas originais, como estrogonofe de shiitake, queijo de castanhas e tofu, torta de grão de bico com recheio de guacamole, quiche proteica com homus de abóbora, feijoadinha, farofa de couve-flor, entre outras. Sobremesas saborosas não faltam à mesa de Alana, que criou até um bolo de chocolate vegano com calda, um pudim de caramelo e uma musse de creme de avelã. 

torta de grão de bico com recheio de guacamole
Alana está estreando também como apresentadora do programa homônimo nas plataformas digitais do GNT. Além de dar dicas de como viver em São Paulo sem consumir derivados de animais, ela desmistifica o lifestyle vegano, ensinando receitas práticas e saudáveis de alimentos doces e salgados e também de produtos de beleza caseiros, como batom e hidratante. 

Título: Diário de uma vegana
Autor: Alana Rox
Gênero: Culinária
Páginas: 176
Formato: 24.5cm x 18.9cm
ISBN: 9788525062727
Preço: R$ 49,00
Editora: Globo Estilo






domingo, 9 de outubro de 2016

Como lidar com a deficiência de vitamina D?

A deficiência de vitamina D sempre teve maior relação com debates sobre a saúde óssea, mas esta falta também afeta a performance muscular.  De acordo com o nutricionista, Hugo Comparotto, “considerando a saúde musculoesquelética de idosos, este tema vem ganhando grande destaque na ciência desde meados dos anos 2.000, mostrando melhora no funcionamento neuromuscular, resultando em melhor tempo de reação, equilíbrio e força muscular, quando se tem níveis mais adequados de vitamina D. A maioria dos estudos, tanto com idosos e praticantes de atividade física ou atletas, mostram esta relação positiva entre a vitamina D e o aumento de força muscular, o que podemos extrapolar para hipertrofia, já que o processo de ganho de força, com treino individualizado e direcionado, pode levar ao aumento de massa muscular ou hipertrofia”, diz o nutricionista.

A vitamina D contribui com o aumento a força muscular 

A contribuição da Vitamina D para o aumento da força muscular

Nós temos receptores da vitamina D em quase todos os tecidos do nosso corpo, incluindo o músculo esquelético. Comparotto explica que “a contribuição da Vitamina D no processo hipertrófico está relacionada ao aumento da força muscular, redução de dores musculares, tempo de recuperação, auxílio no bom equilíbrio hormonal e participação no processo de produção de hormônios relacionados a síntese proteica, ou seja, hormônios anabólicos como a testosterona, podendo resultar na melhora da performance e hipertrofia muscular. Constatamos isso principalmente na população idosa, onde observa-se uma melhora na função neuromuscular com a suplementação de Vitamina D, prevenindo a perda de força e massa muscular e, assim, reduzindo os riscos de quedas ou fraturas”.

Atletas ou praticantes de atividade com risco de deficiência de vitamina D incluem aqueles que:
  • Têm baixa exposição ao sol no ambiente de treinamento. Por exemplo, treino no início da manhã e final da tarde ou treino em ambiente fechado
  • Têm pigmentação da pele escura
  • Vestuário que cobre a maior parte ou a totalidade do seu corpo
  • Possuem deficiência física como, por exemplo, membros menores ou amputados
  • Têm má absorção gastrointestinal, por exemplo, doença celíaca ou má absorção de gordura
  • Têm história familiar de lesão óssea / distúrbios ou deficiência de vitamina D

O cotidiano das pessoas na atualidade impõe rotina acelerada, onde a vida é monitorada via ritmo do relógio, e esta realidade impede cada vez mais a exposição solar. Para produzir adequadamente vitamina D, é necessário tomar sol durante pelo menos 15 minutos para peles claras e de 45 minutos a 1 hora para peles escuras, nunca nos horários de maior incidência dos raios solares. Bebês e idosos também precisam tomar banho de sol diariamente para prevenir deficiências de vitamina D. Deve-se ter especial atenção com os idosos, pois eles precisam de pelo menos 20 minutos ao sol para produzir quantidades adequadas dessa vitamina”, orienta Comparotto.

Tome sol diariamente e nos horários certos

Suplementação com orientação médica

De acordo com Hugo, “para prevenção da deficiência de vitamina D em pessoas saudáveis as recomendações sugerem uma ingestão de vitamina D de 200 UI/dia para crianças e adultos de até 50 anos de idade, 400 UI/dia para adultos de 51 a 70 anos de idade e 600 UI para adultos de 71 anos ou mais, níveis que podem ser atingidos via alimentação. 

No entanto, alguns estudos sugerem também que esta recomendação é baixa e consideram que crianças e adultos sem exposição solar adequada, consumam entre 800 a 1000 UI/dia para atingir níveis adequados de vitamina D, o que  dificultaria a ingestão via dieta, mesmo que alguns alimentos hoje em dia são enriquecidos com vitamina D. Acho pouco provável também que a maioria das pessoas consiga tratar deficiências de vitamina D via alimentação, sendo que as maiores fontes naturais são alimentos de origem marinha incluindo salmão, sardinha, cavala, atum, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos shitake, que não são consumidos com grande frequência no hábito alimentar do brasileiro”. 

Considerando esses fatores, Hugo destaca que “para tratar deficiências e até mesmo em idades mais avançadas, acredito ser necessária a suplementação, sempre priorizando a avaliação clínica prévia para a prescrição individualizada, considerando peculiaridades de cada pessoa”.

Sol na medida certa + suplementação