Artesanal: Puro Design Handmade acontece de 01 a 03 de dezembro em São Paulo

Artesanal: Puro Design Handmade acontece de 01 a 03 de dezembro em São Paulo

Idealizado em 2011 pela designer de interiores argentina-alemã Gabriela Gaillard, o Puro Design Handmade chega a sua 18ª edição, que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, em um atraente espaço, o Teakettle, na Chácara Santo Antonio, Zona Sul de São Paulo – R. Alexandre Dumas, 1049, Chácara Santo Antônio, São Paulo, SP.

Arte de Sandra Barreiro
O Puro Design Handmade tem como proposta valorizar o processo criativo, a produção autoral e o consumo consciente. A feira-exposição reunirá uma gama de designers, arquitetos, artistas plásticos, joalheiros e estilistas, cujos trabalhos têm como princípio a sustentabilidade, a exemplo do reaproveitamento de materiais descartados e o uso de matérias-primas naturais certificadas. Outra característica dos produtos apresentados é o design conceitual, de caráter exclusivo, pelo próprio viés artesanal, já que cada peça carrega sua própria história e significado.

Durante os três dias do evento, o visitante terá a oportunidade de conhecer as técnicas e tocar e sentir a textura dos materiais empregados em cada produto, além de conversar com os expositores e saber detalhes sobre as diversas etapas do processo de criação. Entre eles, há profissionais vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, caso de países como a Argentina, Alemanha, Espanha e Uruguai.

Semijoia de Priscila Pini
Além da exposição, a programação inclui uma série de atrações, como oficinas de cerâmica, xilogravura e estamparia manual, além de desfiles de moda, stand up musicais e visita ao laboratório de Sylvia Rodrigues, do Teakettle Casa de Chá – espaço reformado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum para o programa GNT Decora.

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

ELEONORA HOSHINO – A arquiteta e designer assina peças decorativas, como esculturas artísticas feitas com chapas de aço carbono e bases de madeira, voltados especialmente a temas ecológicos, como árvores estilizadas. O seu talento também se estende à criação de peças exclusivas para eventos, brindes corporativos e troféus de premiações. www.http://eleonorahoshino.com.br

DAS CATARINAS – Após sua terceira participação na famosa feira Maison& Objet, de Paris, os produtos do ateliê de Edna Mesadri já podem ser encontrados em lojas da França e Inglaterra. Suas peças são produzidas a partir do refugo da indústria têxtil de sua região, Santa Catarina. São almofadadas, pesos de porta, banquinhos, bowls, fruteiras, pufes, cachepôs e colares, sendo algumas delas criadas por meio de técnicas tradicionais de bordado, crochê e, ainda, o acordelado, usada na cerâmica. Entre os prêmios que já ganhou, estão o Design Artesanal na Bienal da Coréia, além do 1º lugar na categoria Produção Coletiva do prêmio Objeto Brasileiro do Museu A Casa, em São Paulo. Em sua quinta participação no Puro Design Handmade, traz agora novidades como a coleção Folia, feita com sobras de tecidos coloridos. www.dascatarinascom.br.

Almofadas Das Catarinas
SÔNIA FUJIWARA – Publicitária de formação, Sônia Fujiwara vem se dedicando à arte da cerâmica há duas décadas. Em seu ateliê, aberto à 9 anos, produz peças decorativas e utilitárias, marcadas por grafismos e pela inspiração oriental, que resgata suas raízes ancestrais, numa visão contemporânea.

GABRIELA GAILLARD E CAROL MARTINO – A designer de interiores Gabriela Gaillard e a designer de joias Carol Martino assinam a linha Encontro, composta por peças de prata, cobre e pedras. Com formação em Desenho Industrial, Carol Martino desenvolve uma linha de joalheria conceitual, que utiliza materiais descartados pela natureza ou certificados. De traços simples e elegantes, suas peças são sempre marcadas pelo movimento, em criações únicas. Gabriela também apresenta sua linha de luminárias, produzidas a partir de matérias-primas descartadas pela natureza, como galhos, gravetos, sementes e pedras.

JUZA GRAÇA – Artista plástica, Juza trabalha com pintura contemporânea em porcelana, tanto de peças utilitárias quanto decorativas, entre outras técnicas. Para esta edição do Puro Design Handmade, Juza preparou uma instalação que ganhou o nome de “Jardim Vertical”, formada por 16 pratos, de 30 cm cada um, totalizando 120 x 120 cm. Desenvolvido para uma sala de jantar, a peça aborda a relação afetiva da louça de família para os moradores: uma lembrança transmitida a cada geração. Além de trazer o colorido das plantas para dentro de casa, por meio de desenhos e estampas de folhagens, como a costela-de-adão e as bromélias.

Cerâmicas de Juza Graça
KIRSTIN HEIN – A alemã Kirstin Hein está há cinco anos no Brasil e, por inspiração de nossas paisagens coloridas e tropicais, vem retratando a natureza em seu trabalho. Com sua marca, a BeStitchy, produz peças decorativas em tecido de algodão e linho ou de couro, que são customizadas com serigrafia, feita a partir de carimbos de linóleo e aplicações que ela mesma cria. www.bestitchy.com
LE SOUFFLÉ – Nascida em Bilbao, na Espanha, a designer de interiores Carolina Pérez-Yarza formou-se em Barcelona, mas foi em São Paulo que começou a desenvolver sua linha de acessórios de crochê, a Le Soufflé. Com as finas agulhas herdadas de sua avó e as técnicas do bordado aprendidas quando ainda era criança, conseguiu fazer o que sempre quis: criar com as mãos. Delicados pingentes compõem uma coleção que é puro mimo. Para despertar o sorriso e enfeitar o coração e a alma. www.lesouffle.com.br

COMPANHIA DAS FLORES – A designer floral Walkyria Spinelli Vitagliano trabalha neste segmento desde 1993, quando abriu a sua primeira loja. Seus arranjos são produzidos tanto com flores naturais quanto permanentes. Entre as técnicas que utiliza, está a topiaria – escultura que reaproveita a sucata do pinheiro natural como matéria-prima –, que é bastante apreciada para a decoração de Natal. www.companhiadasflores.com.br

SANDRA BARREIRO – Artista visual e escultora, Sandra Barreiro tem suas obras expostas em mostras e galerias mundo afora, a exemplo de Estados Unidos, Europa e Dubai, além de peças publicadas em importantes veículos da mídia nacional e de Portugal. A artista diz que, muito além de esculturas, dá forma, cor, textura a poesia. E se na Literatura está a principal fonte de inspiração, é na brasilidade que encontra sua matéria-prima ideal. Suas coleções trazem recortes de contos de fadas, com resultado minimalista, de ar vintage e muito romantismo, feminilidade e leveza. O elemento surpresa fica por conta do material: fita crepe, que ganha aspecto de ferro, de grande resistência e movimento.
Almofada de Ana Morelli
CRIS RAMADAN – A artista plástica Cris Ramadan produz peças de vidro fundido, executando todas as suas etapas: corte, esmaltação, montagem e queima. A interação entre cores contrapondo-se à transparência natural do material utilizado, a sobreposição de volumes e a exploração de recortes são recorrências constantes em seus trabalhos. Atualmente, assina linhas de utilitários, objetos e adornos pessoais em seu próprio ateliê.

MÍDIAS SOCIAIS
Nas páginas do Puro Design no Facebook e no Instagram, é possível acompanhar as novidades do evento e conhecer mais sobre cada um dos expositores e seus processos criativos.

SERVIÇO
18º Puro Design Handmade
Data: 01, 02 e 03 de dezembro
Horário: das 9h30 às 19 hs
Local: Teakettle
Endereço: R. Alexandre Dumas, 1049, Chácara Santo Antônio, São Paulo, SP
Entrada: Gratuita, com doação de 1 kg de alimento para a Associação Maria Helen Drexel e de papéis para reciclagem.



Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *