Quando deve começar os cuidados com a saúde ocular da criança?

Quando deve começar os cuidados com a saúde ocular da criança?

Os cuidados com a saúde ocular da criança começam ainda durante a gravidez, porque algumas doenças infecciosas, como a sífilis, rubéola e toxoplasmose, podem prejudicar a formação de diferentes partes do olho. É fundamental que as mulheres tenham acompanhamento durante todo o pré-natal, com a realização dos exames e a alimentação adequada. 


Vale destacar que é uma preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estabelecimento de programas de prevenção da cegueira, incluindo a cegueira infantil. A realização desse objetivo depende da identificação e do tratamento precoces de alterações oculares ainda na infância”, ressalta Dr. Bruno Machado Fontes (CRM RJ 52 71095-4), presidente do XIV Congresso de Catarata e Cirurgia Refrativa, Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo e com Fellowship em Córnea, Doenças Externas Oculares e Cirurgia Refrativa pela Feinberg School of Medicine, Northwestern University (Chicago, USA).

Teste do olhinho

Assim que nasce, os médicos devem realizar no bebê o “teste do olhinho”, por meio de um aparelho que emite uma luz vermelha, o oftalmoscópio. Quando os olhos estão saudáveis, a retina atingida por essa luz reflete tons de vermelho ou laranja, de forma igual nos dois olhos. Os olhos não podem apresentar coloração de reflexo fora do padrão, opacidades ou pontos brancos. Este teste permite diagnosticar doenças, como a catarata congênita, retinoblastoma, infecções, glaucoma, traumas de parto e a cegueira.

A oftalmologista Adriana dos Santos Forseto (CRM-SP 75264), doutora em Oftalmologia pela UNIFESP e Diretora Médica do Banco de Olhos de Sorocaba, lembra que após o teste inicial do berçário, a criança deve ser examinada por um oftalmologista por volta dos 6 meses de idade, a fim de se avaliar, além das doenças citadas acima, se existe algum grau a ser corrigido, estrabismo, ou problemas da retina, caso os pais e responsáveis não tenham notado alguma anomalia antes.

Exame de vista a partir dos 6 meses

A visão se forma na infância

A consulta semestral deve ser mantida durante os dois primeiros anos de vida e a partir daí anualmente, para que um problema não passe desapercebido. “Uma criança já pode ter diferença significativa de grau de um olho para outro, por exemplo. Torna-se importante a prescrição de correção óptica nestes casos, estimulando o desenvolvimento da visão no olho com acuidade visual mais baixa”, destaca Dra. Forseto.

Dr. Fontes observa ainda que “a visão é um sentido multifatorial, que se forma até os 5 – 7 anos de idade, quando o desenvolvimento visual passa a ser igual ao do adulto. A visão depende não só do olho para a captação, mas tem ainda os nervos ópticos e as vias de transmissão dos estímulos ambientais e o processador destes estímulos que fica no cérebro, na região do lobo occipital”. 

O olho humano é formado por um conjunto complexo de elementos, sendo que o cérebro tem uma função fundamental na visão. Quando os olhos não apresentam a mesma capacidade de apreender os estímulos visuais, desde a mais tenra idade, começam a ocorrer problemas na percepção de luz, dimensões, distância e cor, por exemplo. Um olho pode tentar corrigir a falha do outro e gerar ainda mais problemas de saúde ocular. Ou seja, o diagnóstico precoce de doenças oculares na infância permite oferecer tratamento numa fase crucial no desenvolvimento visual da pessoa.

Exame ocular na escola
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) tem um programa de triagem de problemas refrativos, promovendo a capacitação de professores, ensinando-os a realizar os exames básicos para diagnóstico de miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

Os pais e responsáveis devem prestar atenção quando a criança costuma coçar muito os olhos. O ato de coçar afeta a pressão ocular, pode ser sinal de alergia, indicar problemas de lubrificação do globo ocular, excesso de sensibilidade à luz ou alguma dificuldade de acuidade visual. Além de afetar os olhos, o ato de coçar faz com que as mãos transportem vírus e bactérias para o sistema ocular.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *