Dicionário de Termos Gastronômicos em Seis Idiomas chega às livrarias do Brasil

Dicionário de Termos Gastronômicos em Seis Idiomas chega às livrarias do Brasil

Como pedir uma picanha nos Estados Unidos? Como reproduzir a receita de um chef estrelado sem traduzir os termos? Como um americano solicita um “strong coffee”, no Brasil, sem correr o risco de tomar um expresso extraforte em vez de um simples café curto? Essas e outras dúvidas frequentes no dia a dia de viajantes, chefs, estudantes, turistas e amantes da gastronomia em geral podem ser facilmente resolvidas com a consulta ao Dicionário de Termos Gastronômicos em Seis Idiomas, que acaba de ser lançado pela Editora Senac Rio de Janeiro. A publicação é assinada por Roberta Malta Saldanha – premiada autora de livros de gastronomia e enologia e uma das criadoras do Boa Mesa nos anos 1990, o primeiro evento enogastronômico brasileiro. 




Na obra, ela reuniu 4.550 termos gastronômicos em português, entre pratos, bebidas, ingredientes, utensílios, técnicas e expressões, e listou suas respectivas versões para o inglês (inclusive suas variações entre o americano e o britânico), espanhol, francês (tanto o europeu quanto o canadense), italiano e alemão. “Procurei privilegiar os ingredientes e termos encontrados com mais frequência em receitas e livros de gastronomia. Foram sete anos de trabalho e dedicação. Um desafio e tanto”, diz Roberta. O dicionário traz, ainda, ao final, tabelas de conversão de medidas e temperaturas de forno e índices remissivos para cada um dos seis idiomas, a fim de facilitar a vida do leitor e agilizar sua pesquisa.

Roberta Saldanha – autora do dicionário
Leve e de fácil consulta, com prefácio do colunista gastronômico J.A. Dias Lopes e introdução do chef Emmanuel Bassoleil, o livro tem todas as as qualidades para se tornar indispensável para profissionais da área de gastronomia e apaixonados pela arte de comer e beber bem.

Ficha técnica:

Título: Dicionário de Termos Gastronômicos em Seis Idiomas

Autora: Roberta Malta Saldanha
Tradução, versão e revisão: Eugenio Mariotto, Flash Idiomas e Roberta Malta Saldanha
Editora Senac Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, agosto de 2015
Formato: 18 cm x 23 cm
Páginas: 648
Preço: R$ 149 (versão impressa)
Também disponível na versão digital: R$ 104
Onde comprar: nas principais livrarias do país
Vendas on-line: www.rj.senac.br/editora

Tel.: 21 2545-4927

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *