Fundação Japão promove palestra sobre macarrão instantâneo no dia 05/03

Fundação Japão promove palestra sobre macarrão instantâneo no dia 05/03

Ele está sempre ao nosso lado na hora do aperto e da fominha que não quer aguardar mais tempo! A Fundação Japão em São Paulo traz ao país Masaki Kato, da Associação das Indústrias Alimentícias Japonesa (Japan Food Industry Association – JFIA), para a realização da palestra Os bastidores da criação e do desenvolvimento do macarrão instantâneo.
A palestra, aberta ao público, acontece em 5 de março, no auditório do Club Homs, na Avenida Paulista, com tradução consecutiva. No evento, o público terá a oportunidade para conhecer os bastidores do processo de inovação na indústria de alimentos idealizada por Momofuku Ando, o criador do macarrão instantâneo. A entrada é gratuita, com vagas limitadas. As senhas para a entrada serão distribuídas por ordem de chegada.
O macarrão instantâneo foi criado no período pós-guerra, o alimento tinha a proposta de ser um alimento saboroso e ao mesmo acessível. O alimento foi aperfeiçoado por Momofuku Ando, fundador da Nissin, com o seu inovador método de “fritura-relâmpago”, que dispensava um cozimento demorado e o escorrimento da massa. Foi ele também quem introduziu o preparado em pó que, diluído em água quente, resulta no caldo. O primeiro macarrão instantâneo comercializado foi o “Chicken Lamen”, no sabor galinha.

Do Japão para o mundo
Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Fuji, em 2000, o macarrão instantâneo é um dos maiores orgulhos dos japoneses, devido ao seu reconhecimento mundial, assim como o Walkman e o Karaoke. No Brasil, popularmente conhecido como “Miojo”, em função de uma das marcas que o comercializam, o macarrão instantâneo foi introduzida em 1965, na cidade de São Paulo. Ao longo destes 50 anos, foram criados sabores exclusivos ao paladar dos brasileiros.

O consumo por aqui é bastante expressivo, revela a WINA – Associação Mundial de Macarrão Instantâneo: somente em 2013 os brasileiros consumiram cerca de 2,5 milhões de pacotes de macarrão instantâneo, colocando o Brasil em 10º lugar no ranking mundial de consumo. Nas primeiras colocações estão China, com 46,2 milhões de pacotes; Indonésia, com 14,9 milhões; e Japão, com 5,5 milhões.

Palestra Os bastidores da criação e do desenvolvimento do macarrão instantâneo
(tradução consecutiva)
Data: 5 de março de 2015 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Club Homs – Auditório
Endereço: Avenida Paulista, 735 – Bela Vista
São Paulo
Informações: (11) 3289-4088
Capacidade: 144 lugares

ENTRADA GRATUITA (vagas limitadas)

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *