Saúde: Já ouviu falar em Anafilaxia? – venha entender sobre o tema!

Saúde: Já ouviu falar em Anafilaxia? – venha entender sobre o tema!

Provavelmente a palavra Anafilaxia parece ser de outro mundo. Mas, o termo se refere-re às alergias, uma doença grave, aguda e que pode ser fatal. Caracteriza-se pelo aparecimento de alguns sintomas de pele e outros internamente no organismo. Por isso, leia com atenção este post e informe-se para cuidar cada vez melhor de você mesma e das pessoas queridas! E, se tiver alguma dúvida sobre o tema, pergunte que vamos em busca das informações para você!

As principais causas de casos de alergia (anafilaxia) estão relacionadas a alimentos, medicamentos, picadas de insetos e ao látex. Mas existem registradas na medicina causas raras como os quadros associados ao sêmen; por “aeroalérgenos“, no caso de alimentos contaminados por ácaros  que desencadeiam a reação após a sua ingestão; mastocitose, quando células de defesa do organismo (mastócitos) desencadeiam a reação alérgica após estímulos variados, entre outras situações. 

Nos casos de alergia alimentar, os principais envolvidos são: trigo, crustáceos, amendoim, milho, leite, pêssego, soja e alimentos contaminados por ácaros. Entre os medicamentos, os principais são os anti-inflamatórios e os antibióticos.


A Dra. Elaine Gagete, coordenadora do Grupo de Assessoria em Anafilaxia da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, explica que os sintomas podem aparecer como urticária e angioedema (inchaço localizado nas partes mais moles do corpo, como lábios, pálpebras, orelhas e genitais), sintomas respiratórios, como espirros, coceira em olhos e nariz, obstrução nasal, vermelhidão ocular e lacrimejamento, tosse seca, falta de ar, chiado no peito, sensação de garganta apertada, alteração de voz, sensação de aperto no peito. Sintomas gastrointestinais: náusea, vômito, cólicas, diarreia; cardiocirculatórios: queda de pressão arterial, taquicardia (batedeira), palidez; Neurológicos: desfalecimento, perda da consciência, sensação de que está distante, desmaio, perda de fezes e urina.

“Quanto mais sintomas, principalmente cardíacos e neurológicos, mais grave é a anafilaxia”, alerta o presidente da ASBAI, Dr. Fábio Morato Castro. Ele explica ainda a importância de se reconhecer os primeiros sintomas, pois o tratamento rápido é fundamental para que a doença não evolua até o choque.

Outra causa de morte pela Anafilaxia é a sufocação, quer pelo edema de glote ou pelo broncoespasmo (fechamento dos brônquios). “Há ainda a possibilidade de ocorrer um infarto, já que durante uma crise anafilática ocorre uma diminuição do calibre interno das artérias que irrigam o coração. No caso de a pessoa já apresentar uma alteração prévia, como aterosclerose, a Anafilaxia poderá levar ao infarto agudo de miocárdio”, explica a Dra. Barbara Silva, coordenadora da Semana Mundial da Alergia pela ASBAI.


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *