Saiba mais sobre a histerossalpingografia – exame que ajuda a identificar os fatores que dificultam a gravidez

Saiba mais sobre a histerossalpingografia – exame que ajuda a identificar os fatores que dificultam a gravidez

As mulheres com planos de engravidar sofrem quando o resultado positivo não vem. O que fazer? Como identificar o problema? Quem indica um dos exames que pode ser realizado neste período é a médica radiologista Vivian Schivartche, o Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São  Paulo, que dá mais detalhes sobre a histerossalpingografia, que identifica com precisão possíveis obstruções e alterações das tubas, além de doenças do útero. Esse exame continua sendo indicado frequentemente nos casos em que o casal não consegue engravidar naturalmente – depois de ter tentado durante um ano sem sucesso. 

O exame consiste na introdução de uma sonda no colo do útero da paciente. Com auxílio do contraste, são obtidas imagens da cavidade uterina e das tubas, detectando possíveis anormalidades. “Um dos principais avanços desse exame, que é realizado há mais de cem anos com sucesso, está relacionado à sonda empregada. Até pouco tempo atrás era necessário pinçar o colo uterino, provocando cólica e desconforto nas pacientes. Mais recentemente, passamos a utilizar sondas flexíveis e ultrafinas, que dispensam o pinçamento do colo do útero. Com auxílio da radiologia digital, o tempo de realização do exame também ficou bem mais rápido”, diz a médica.


Na opinião da especialista, quando os exames que avaliam a fertilidade masculina não acusam problemas e a ovulação e as taxas hormonais da mulher estão normais, é preciso investigar outras causas de infertilidade, que podem ser malformações, miomas, pólipos e alterações tubárias. 

Vale dizer que, todo mês, mulheres jovens e saudáveis têm 20% de chances de engravidar. Depois dos 35 anos, essa taxa cai para 5%. Como a decisão de se casar e constituir família vem sendo adiada para depois dos 30 anos, é cada vez mais comum se deparar com a necessidade de buscar ajuda especializada para ter um bebê.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *