Está roncando? Procure um dentista!

Está roncando? Procure um dentista!

Você sabia que o ronco e a apneia do sono, leve a moderada, podem ser controlados com o auxílio de um cirurgião-dentista? Este profissional pode fazer parte da equipe multidisciplinar que e mobilizada no tratamento (o time médico pode contar com pneumologistas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psiquiatras).
 
Além do ronco comum e do bruxismo, também a apneia obstrutiva do sono (AOS) – que é caracterizada por obstruções recorrentes da faringe enquanto a pessoa dorme – pode ser devidamente identificada e prevenida, evitando seus desdobramentos por este especialista. A situação de distúrbio pode envolver não só o ronco alto e constrangedor, como também o sono fragmentado e a sonolência diurna. Trata-se de um problema extremamente comum. Hoje, estima-se  que um terço da população adulta sofre de apneia.
 

Além de antissocial, o ronco é considerado um indicador importante de que a apneia pode estar presente. Alguns fatores predispõem as pessoas a roncar durante a noite: sobrepeso ou obesidade, idade avançada, consumo de álcool ou remédios para dormir, hipertrofia das amígdalas, desvio de septo nasal e sedentarismo, entre outros. 
 
 
 
A apneia é muito comum porque a espécie humana tem maxila e mandíbula pequenas em relação à maioria dos mamíferos. “Quando dormimos, a musculatura relaxa e pode ocorrer a obstrução da garganta. Nos casos de apneia do sono leve a moderada, o cirurgião-dentista pode atuar de forma importante através da orientação do uso de placas de avanço mandibular durante a noite, resolvendo o problema na maioria dos casos.
Com foco em preparar melhor o dentista pra agir nesses casos, a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) vai lançar o curso  “Tratamento do ronco e apneia do sono pelo dentista”, que contribuirá para o profissional da Odontologia reconhecer os pacientes que estão em risco de apresentar esses distúrbios, realizando exames físicos que facilitam o diagnóstico e compreendendo as formas mais atuais de tratar o problema.   

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *