Primeiro livro infantil sobre fake news

Primeiro livro infantil sobre fake news

O garoto de 12 anos recebeu o pai em casa todo exultante com a notícia que ele havia visto naquela tarde na internet. A reportagem chamou tanto a sua atenção que ele correu para compartilhar com os amigos pelas redes sociais: “Cheirar o pum do parceiro prolonga a vida e evita doenças”. O pai achou a história um tanto estranha e disse que aquilo poderia ser mais um caso de “fake news”. O garoto insistiu: “Claro que não, pai. Veja aqui: a notícia fala que foram cientistas que fizeram a descoberta”.  Pois era notícia falsa mesmo, como ficou constatado um dia depois num blog que desvenda mentiras virtuais. O pai e o filho em questão eram o jornalista Marcelo Duarte e seu caçula, Antonio. Essa conversa despertou o interesse de Marcelo e esse foi o ponto de partida do livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News”, primeira obra do tema voltada aos jovens, que a Panda Books lançou no dia 17 de setembro.



“Fake News” é um assunto que entrou definitivamente na sala de aula. E esse tema estará em evidência nos próximos anos. Professores estão mostrando como as crianças e os jovens precisam estar preparados para não cair em armadilhas. O livro é inteiro baseado em “fake news” que foram efetivamente publicadas (e compartilhadas aos milhares) no ano passado. Para combater essa mentiras, num clima de muita ação e suspense, um grupo de garotos funda o “Esquadrão Curioso”. São eles Isabela, Pudim, Leo e Débora Nota Dez. O vilão Fake Nilson e seu assistente, Engodo, comandam a “maior organização mentirosa do país”. Os dois querem desmoralizar o trabalho de pesquisa dos garotos e fazem de tudo para eles caírem numa dessas notícias falsas. Tem o ataque de discos voadores na Romênia, um telefone celular com 800 anos de idade, uma capa que deixa qualquer um invisível e até uma chuva de baleias. Os vilões conseguirão atingir seu objetivo?


“Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News” traz de volta os alunos do Colégio Pedro Álvares Cabral, que estiveram presentes em “O Mistério da Figurinha Dourada”, lançado em 2017Para os professores que usarão o livro em sala de aula, os editores destacam que uma das habilidades abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a busca e a seleção de fontes confiáveis e análise de informações — e, dessa forma, favorecer o desenvolvimento de uma atitude crítica em relação ao noticiário jornalístico.

Sobre o autor


Formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Marcelo Duarte é fundador da editora Panda Books. Como jornalista, trabalhou nas revistas Placar, Playboy e Veja S. Paulo, todas da Editora Abril, entre 1984 e 1998. Estreou como escritor em 1995, com o livro O Guia dos Curiosos, que deu origem a uma coleção já com nove volumes. Esquadrão Curioso é seu 29º livro.

ESQUADRÃO CURIOSO – CAÇADORES DE FAKE NEWS
Marcelo Duarte
 
R$ 29,90 | Formato: 14 x 21 cm | 112 pp | ISBN 978-85-7888-712-4
Capa: 4 x 0 cartão 250g | Miolo: 1 x 1 polen 70g | Laminação: fosca | Acabamento: brochura
Categoria/Temas: Literatura juvenil; Fake News; Investigação
Sinopse: Primeira obra voltada ao público juvenil a tratar desse tema, o livro tem como protagonistas um grupo de alunos de 11 anos do Colégio Pedro Álvares Cabral formado por Isabela, Leonardo e Pudim. Estimulados por um trabalho sobre notícias falsas que aparecem nas redes sociais, o trio resolve criar o Esquadrão Curioso com o objetivo de desvendar vários casos de fake news que circulam por redes sociais.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *