Nutrição: Márcio Atalla dá dicas de alimentação saudável

Nutrição: Márcio Atalla dá dicas de alimentação saudável

Para se ter uma vida saudável, duas coisas são essenciais: alimentação e atividade física. Além de indispensáveis, são complementares. Uma funciona sempre melhor quando vem acompanhada da outra. Quem fala a respeito essa dobradinha é Márcio Atalla, professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP.

Segundo Marcio Atalla, ter força física é importante para todas as pessoas, e isso depende de uma boa massa muscular. Não estamos falando em corpos extremamente fortes e desenhados como os de modelos de revista. Mas de pessoas que tenham vigor físico e uma boa condição muscular e óssea, a ponto de exercer tarefas diárias como carregar uma sacola, subir uma escada mais longa e se defender de algum perigo, ou seja, ser autossuficiente e evitar dores por cansaço ou desgaste do aparelho musculoesquelético. Enfim, que sejam saudáveis! 



A atividade física e a alimentação juntas podem garantir que esse caminho seja o mais natural e eficiente possível. Fazer exercícios de força resistida é o mais indicado para ganho ou manutenção da massa e força muscular. Atividades como musculação, Pilates, ginástica funcional, entre outras. Porém, se na alimentação não houver uma quantidade boa de proteína, o ganho do treino pode ser reduzido em grande parte. 

A quantidade e a qualidade da proteína a ser consumida vão fazer a diferença no resultado dos treinos. Uma pessoa deve considerar seu peso corporal e consumir cerca de 2 g por quilo que pesa. Exemplo: uma pessoa que pesa 60 quilos, deve consumir em torno de 120 gramas de proteína por dia.

A parte difícil é escolher uma boa fonte de proteína, dentre tantas: carnes vermelhas, frango, frutos do mar, peixes. Variar é sempre bom, e não exagerar no consumo de carnes vermelhas também. 

Peixes são ótimas opções, porque são mais leves, defácil digestão e muitos deles têm ótimas fontes de vitaminas, minerais, e baixa quantidade calórica, como o salmão chileno, por exemplo. Por ser rico em Ômega 3, tem grande poder antiinflamatório, ajudando a proteger o sistema circulatório e cardiovascular. A gordura poliinsaturada previne a formação de placas que obstruem os vasos sanguíneos e por isso reduzem triglicérides. A substância ainda auxilia no controle da pressão arterial, o que reduz chances de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC. Lembre-se: as proteínas deve fazer parte de suas refeições! 


Compartilhar esse artigo

Comentários ()1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *