terça-feira, 8 de novembro de 2016

Saúde: 5 dicas para uso correto do repelente

O verão representa alegria e também, hoje em dia, mais riscos de contrair algumas doenças, como a dengue, zika vírus e o chikungunya. Alguns cuidados específicos sobre o uso do repelente devem ser tomados para que o produto tenha ação efetiva e que previna doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além do incômodo causado por demais mosquitos e pernilongos durante a época de calor intenso. As dicas aqui no blog são do médico Rodrigo Lima, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Repelente é fundamental
1.O uso do repelente não inibe a proteção solar. “Passe o filtro na pele e após ser absorvido, o repelente pode ser aplicado, no máximo três vezes ao dia, dependendo da exposição e também suor. Evite o uso excessivo, pois o produto tem substâncias mais , que podem causar danos à saúde e antes de dormir, tome banho com sabonete para que o produto seja eliminado da pele. Em casos de ferida e machucado, não é indicado utilizar o produto nesta área, principalmente se estiver aberta, pois a substância pode agravar o estado e atrasar a cicatrização”, alerta Rodrigo Lima, diretor da SBMFC.

2.Após a aplicação é imprescindível lavar as mãos. Para que não haja contato da substância com boca e olhos que, assim como o nariz, devem ser protegidos no momento da aplicação no rosto, que pode e deve receber a proteção, com aplicação em locais ventilados para que não ocorra acúmulo da substância no ambiente. 

3.Em bebês de até seis meses, o uso de repelente não é recomendado e não há nenhum produto registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que assegure o uso nessa faixa etária. As orientações são: proteger a criança com roupas leves, porém compridas como mangas e calças, além de, na hora de dormir ou do descanso, utilizar o mosquiteiro. É importante também que pais ou cuidadores sempre fiquem atentos ao ambiente da criança. “Antes de dormir verifique se nos colchões, lençóis, travesseiros e em áreas como cantos de parede, embaixo do berço, não há nenhum inseto antes de colocar a criança para dormir”, explica Lima. Faça uso dos inseticidas elétricos para afastar os mosquidos e insetos.

4.Os idosos podem utilizar o produto normalmente, porém com cuidado na aplicação devido a fragilidade da pele.

5. As mulheres grávidas também podem e devem fazer uso do repelente, aplicando nas partes expostas; nas áreas que ficam cobertas pela roupa não há necessidade de aplicação.

Sintomas
Ao identificar sintomas como fortes dores no corpo, cabeça, vômitos e náuseas constantes é necessário procurar atendimento em uma Unidade de Saúde. “A dengue pode ser confundida com outras viroses como a gripe e o diagnóstico é importante para definir o tratamento”, ressalta o médico.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito apenas pelo exame clínico. Os exames de sangue só são indicados para quadros suspeitos de potencial gravidade ou quando há dúvida no diagnóstico. Lima ainda alega que se não for diagnosticada a tempo, a doença pode levar a pessoa à morte. A doença, principalmente a dengue hemorrágica, pode agravar o quadro clínico do paciente se não diagnosticada e tratada a tempo.

Aqui no post eu coloquei a foto do Repelex, um produto que eu uso que tem rápida absorção e uma fragrância bem agradável.  Recomendo!

O uso do repelente não substitui os cuidados com o ambiente, especialmente combates os focos de acúmulo de água, como pneus velhos, baldes, caixas d´água, tambores, latões etc.

domingo, 6 de novembro de 2016

Dicas de nutrição: Benefícios e uso das endívias

As endívias são hortaliças de folhas levemente amargas e crocantes, muito consumidas na Europa e bastante utilizadas na culinária gourmet. Por apresentar valor calórico extremamente baixo, o vegetal tem sido acrescentado nas mais variadas dietas como uma forma de diversificar o consumo de alimentos.


As endívias contém vitamina A, fibras, potássio e ferro - além de apresentar valor calórico irrisório, tornando seu consumo adequado àqueles que desejam manter uma dieta saudável. Segundo o California Vegetable Specialities (EUA), o vegetal também seria responsável pela absorção do colesterol na corrente sanguínea e remoção de toxinas do sistema digestivo - contribuindo ativamente para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, endívias, como outros vegetais, são ricas em flavonóides - que são antioxidantes poderosos, responsáveis por aumentar nossa saúde imunológica e retardar o envelhecimento da pele.


Enquanto ingrediente, as endívias podem substituir torradas – funcionando como barquetas para pastas e patês, além de estarem aptas a substituir batatas fritas em pratos que exigem crocância. Além disso, podem acompanhar outras verduras ou legumes doces, como cenoura e beterraba, para compor saladas equilibradas e nutritivas. “Sua versatilidade faz dela uma alternativa saudável para a composição de uma alimentação equilibrada”, finaliza Andrea Esquivel, nutricionista e consultora em gastronomia nutritiva da marca deWit Endívias.

Moda: Dress To lança coleção alto verão para C&A

O espírito leve e descontraído da mulher carioca ganha sua melhor versão com as criações da Dress To para a C&A. Essa é a  segunda vez da parceria entre as marcas, que se traduz em em uma coleção com peças-chave que traduzem o estilo de vida happy chic e casual do Rio de Janeiro.

Estampas florais e muito colorido
Para a temporada, os grandes best-sellers Dress To são repaginados para mulheres e meninas que misturam tons e estampas com liberdade. Marinho, lilás, hibisco, papaya e verdes aparecem em estampas coloridas de coqueiros, azulejos, ziguezague tropical, florais e listrados, além do jeans que vem nas versões lavada e estampada.

Presenço do jeans e estampas tropicais
Os shapes valorizam o corpo com vestidos e saias longas, calças flare e skinny, short de cintura alta, macaquinho, bata e duas combinações infalíveis para entrar de vez no clima do alto verão com a dupla top e camisa ou biquíni com short hot pants e camisa aberta. Para coordenar, bijus, óculos de sol, bolsas, mochilas e cintos de couro com alma boho.


A linha Love Dress acompanha a coleção feminina com toques mais românticos e leves. Top cropped, jardineira, vestidos com detalhes em renda e conjuntinhos para misturar estampas para fazer um verão alegre e colorido. A Collection Dress To chega às lojas selecionadas do Brasil e na loja virtual (cea.com.br), e já está à venda.

Um verão colorido e leve
 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...