Saúde dos olhos: O que é a blefarite?

Saúde dos olhos: O que é a blefarite?

O blog vai publicar uma série de dicas sobre visão e saúde dos olhos. Resolvi resgatar o tema, pois sou uma pessoa que tem miopia e, ao conversar com algumas pessoas, percebi que existem dúvidas sobre diferentes assuntos. O primeiro post é sobre: blefarite, uma inflamação que aparece na pálpebra .Os esclarecimento são do Dr. Ricardo Menon Nosé (CRM 145.706), oftalmologista especializado em Doenças Externas Oculares e Córnea pela Unifesp e médico-assistente na Eye Clinic Day Hospital. Fiz a entrevista durante o XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATARATA E CIRURGIA REFRATIVA.

Cuidado com a remoção da maquiagem
Você sabia que a Blefarite é uma das doenças externas oculares mais comuns? Trata-se de uma inflamação crônica especialmente da margem palpebral, normalmente associada com a meibomite, inflamação e disfunção das glândulas de Meibômius, que são responsáveis por produzir a camada gordurosa da lágrima. Olho vermelho, coceira e olho seco são alguns dos sintomas da blefarite. Esta doença é ocasionada principalmente pela poluição, mas a maquiagem pode contribuir para o seu aparecimento. 

As impurezas como, por exemplo, a maquiagem, se acumulam nas pálpebras e caso não sejam removidas adequadamente, podem entupir as glândulas de Meibomius, responsáveis pela camada gordurosa da lágrima. Assim, essa camada fica deficiente, contribuindo para a evaporação mais rápida da lágrima, causando o olho seco evaporativo”, explica o oftalmologista. 

A higiene palpebral é fundamental para prevenir e tratar a blefarite. Pode ser utilizado tanto um shampoo neutro infantil ou específico para este tipo de tratamento. Utiliza-se uma pequena quantidade do shampoo para a produção de espuma, que deve ser aplicada suavemente nas pálpebras, ou seja, a espuma é friccionada na região, sem muita força. Essa dica é só para higiene da região, o diagnóstico e o tratamento devem ser indicados pelo oftalmologista.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *