sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Receita: Nhoque de Mandioquinha com molho verde

Dia 29 está chegando e, para alguns, é o dia do nhoque da fortuna. Quer você acredite na superstição de colocar uma uma nota embaixo do prato. Mas não é só isso! Seria preciso também "comer as sete primeiras massas em pé e fazer um pedido para cada uma delas antes de aproveitar a refeição completa". Será? O certo é que se trata de um prato italiano delicioso e queremos apresentar-lhe uma receita de Nhoque de Mandioquinha com molho verde, enviada pela marca Maizena. Celebre! 



Nhoque de Mandioquinha 

Ingredientes:

Nhoque
3 xícaras (chá) de água;
meio quilo de mandioquinha picada;
meia xícara (chá) de amido de milho MAIZENA®;
meia xícara (chá) de farinha de trigo;
1 ovo;
meia colher (chá) de sal.

Molho
1 xícara (chá) de leite;
1 xícara (chá) de agrião picado;
1 colher (sopa) de amido de milho MAIZENA®;
meia colher (chá) de sal;
1 xícara (chá) de queijo branco ralado no ralo grosso.

Para cozinhar:
2 litros de água;
1 colher (chá) de sal.

Modo de preparo:

Nhoque

1- Em uma panela média, ferva a água, coloque a mandioquinha e cozinhe por 15 minutos, ou até ficar macia. Escorra e passe a mandioquinha ainda quente na peneira até formar um purê.

2- Passe para uma tigela, junte o amido de milho MAIZENA®, a farinha, o ovo e o sal. Amasse até obter uma mistura homogênea.
3- Em uma panela grande, ferva a água com o sal. Coloque a massa no saco de confeitar com um bico liso e grosso.
4- Posicione o saco de confeitar sobre a panela com a água fervente. Aperte com cuidado para que a massa saia e corte pedaços de 2 cm com uma faca ou tesoura, diretamente na panela.
5- Assim que os nhoques subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira. Coloque em uma travessa e conserve quente.


Molho

6- Bata no liquidificador o leite, o agrião, o amido de milho MAIZENA® e o sal.
7- Transfira para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Junte a metade do queijo e misture.
8- Regue o molho sobre os nhoques. Polvilhe o queijo restante e sirva em seguida.

Variação
Se preferir, substitua o agrião por rúcula ou espinafre.

Dica da Chef
Você pode usar uma nhoqueira ou fazer cordões finos sobre a mesa enfarinhada e cortar os nhoques em pedaços de 2 cm.

Aqui no blog, temos uma outra receita de nhoque de mandioquinha, ensinada pelo chef Henrique Fogaça. 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

3 perguntas fundamentais sobre os nutrientes e a lactose do iogurte

Outro dia mesmo li um post no Facebook sobre os resultados das pesquisas científicas sobre alimentos - como um alimento pode virar vilão da saúde de uma noite para o dia e depois ser "absolvido". Conversando com nutricionistas, endocrinologistas, dermatologistas, gastroenterologistas e outros especialistas médicos, eu parto do princípio que tudo vai depender do organismo de cada pessoa, dos seus hábitos e do quanto ela come um determinado alimento. Na minha adolescência eu fui anoréxica e sei o que representa a neura de comer e engordar. Por isso, gosto de escrever sobre alimentação e nutrição, sempre escolhendo o caminho  do equilíbrio. Neste post, resolvi falar um pouco mais sobre o iogurte, um produto que de vez em quando é questionado, e fiz uma entrevista com a  Violeta Nirboski, gerente de pesquisa, desenvolvimento, ciência e nutrição da Danone. As fotos deste post são das minhas misturas matinais de iogurte com frutas, chia, mel, fibras, goji berry etc.

Quais são os principais benefícios do Iogurte? 
O iogurte é um alimento de fácil digestão, nutritivo, com vitaminas e minerais, que pode contribuir para a manutenção da saciedade através de sua textura semi-sólida combinada com o maior teor de proteína. Por ser um alimento versátil, pode ser consumido em todos os momentos do dia, além de ser fonte de aminoácidos essenciais para o organismo. É também uma importante fonte de cálcio, magnésio e fósforo, minerais fundamentais para a saúde óssea. Algumas versões de iogurtes também contêm probióticos, substâncias que podem auxiliar no equilíbrio da flora intestinal.

Qual o processo de fabricação do iogurte industrializado? 
O iogurte é produzido a partir da ação das duas bactérias o Streptococcus thermo­philus e Lactobacilos bulgaricus que quando adicionadas ao leite, se multiplicam em uma temperatura entre 42ºC e 45ºC. No Brasil também é possível adicionar outras bactérias. Nesse processo, elas utilizam o açúcar do leite - a lactose, para produzir ácido láctico. Quando o leite atinge o pH 4,5 (ácido), ele coagula e fica firme. Nesse ponto, o iogurte contém cerca de 1 milhão de bactérias/ml que permanecem vivas, mas ficam “adormecidas” sob-refrigeração. Os processos são:

- Mistura: Padronização de leite no teor de gordura desejável e adição de todos os ingredientes, em um tanque hermético, que não permite a entrada de qualquer corpo estranho e/ou bactérias indesejáveis. Misturam-se em diferentes tanques, iogurtes lights (0% de gordura e sem adição de açúcar) e iogurtes com gordura (cremosos ou líquidos).

- Homogeneização: A mistura dos produtos com gordura passa por um equipamento chamado Homogeneizador, que trabalha em alta pressão, sendo assim homogeneizada com o objetivo de reduzir o tamanho dos glóbulos de gordura e obter, no produto acabado, uma consistência lisa e cremosa.

- Pasteurização: Um equipamento chamado de pasteurizador aquece toda a mistura do iogurte a uma temperatura suficiente para eliminar todas as bactérias indesejáveis.



- Fermentação: A lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico, o agente da coagulação do leite. São usadas duas bactérias para a transformação da lactose em ácido. A fermentação ocorre a uma temperatura de 42º a 43ºC, durante aproximadamente 8 horas. Neste tempo, a formação de acidez e aroma é monitorada.

- Resfriamento: Quando o produto atinge a acidez desejada, ele é resfriado e enviado a outro tanque hermético, tomando-se todo cuidado para que nenhuma das características até então obtidas seja perdida.

- Adição de base de frutas: O produto recebe a polpa de frutas ou pedaços de frutas de acordo com suas características.

- Embalagem: O iogurte é embalado em máquinas de alta tecnologia, sem nenhum contato manual, mantendo-se assim toda a sua qualidade e frescor.

- Conservação: A temperatura ideal para conservação do iogurte varia de 1º a 10ºC, e seu tempo de validade é de aproximadamente 35 dias.




O iogurte tem lactose?
Durante sua fabricação, o iogurte passa por um processo de fermentação através da ação das bactérias Streptococcus thermophiluse e Lactobacillus bulgaricus, que consomem a lactose presente no leite, transformando-a em ácido lático composto, que proporciona o sabor mais azedo e característico do iogurte natural. A quebra da lactose realizada pelas bactérias torna o iogurte um alimento com teor reduzido de lactose quando comparado ao leite. A redução pode variar de 30% a 50%, e torna o iogurte uma das principais alternativas para pessoas que apresentam intolerância à lactose, para garantir a ingestão de cálcio e outros minerais e vitaminas presentes no leite.

Aproveita  para ver o post sobre o livro com receitas assinadas por chefs à base de iogurte.

Novidades da Coza para organizar e embelezar a sua cozinha e as refeições

Eu gosto de produtos que ajudam a deixar a cozinha mais organizada e colorida. Uma das marcas que aprecio é a a COZA, que fabrica utilidades domésticas e pertence ao grupo Brinox (aquela marca de panelas). E a COZA está sempre com novidades. 

Uma delas é a linha de produtos Stoneware, criada especialmente para quem busca versatilidade e modernidade em um produto só. A coleção é composta por canecas, pratos pequenos e grandes, travessas e bowls e está disponível em seis opções de cores.

Linha stoneware com peças coloridas e que podem ser combinadas entre si

Outro lançamento recente são os novos Potes Herméticos, da linha MOD, 100% nacional, que  foram desenvolvidos para compor e auxiliar na organização dos itens de cozinha. Ela possui recipientes com seis tamanhos diferentes - todos com vedação de silicone -, garantindo a melhor conservação dos alimentos e a segurança de que o conteúdo não vazará. Suas formas modulares permitem o empilhamento, facilitando ainda mais a organização dos espaços. Todos os potes têm o corpo em Tritan e são livres de BPA. As tampas estão disponíveis em quatro opções de cores: branco, natural, verde e vermelho. O melhor: as peças podem ir ao micro-ondas, freezer ou mesmo na lava-louças

Potes herméticos da linha Mod podem ir ao micro-ondas, freezer e lava-louças

Aproveita e veja também o post sobre a Oxford Porcelanas.

Coza

E-commerce: www.coza.com.br
Rodovia RS122 KM80+355, Nº. 32503 | Caxias do Sul – RS
Telefone: (54) 4009.7000

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Eu fui experimentar os sabores e a elegância da Gelato Boutique

Aproveitando que hoje é Dia do Sorvete, o post de hoje tem essa guloseima como tema ;) 
Em março eu participei da Cheers Off 2015, evento que reuniu empresas que atuam no mercado de casamentos e festas, e lá eu conheci a Gelato Boutique. Na conversa que tive, soube que eles abririam uma loja na Rua Pamplona, 1023, nos Jardins. Demorou um pouquinho e finalmente fui até a sorveteria para conhecer as novidades e saborear mais sorvetes, que são criados pela premiada chef Marcia Gabin, formada em gastronomia pelo Le Cordon Bleu de Paris. É uma ambiente sofisticado, com lustres de móveis assinados por artistas e empresas italianas e holandesas, como Kartell, Baxter, Myyour, JSPR e Il Pezzo Mancante. Interessante que, alguns dias depois, eu vi que tem outra loja da Gelato Boutique no novo shopping Cidade de São Paulo.
Loja da Gelato Boutique no shopping Cidade de S. Paulo 

De acordo com informações da assessoria de imprensa, a loja tem sempre cerca de 20 sabores para o cliente escolher, que mudam de acordo com os ingredientes da estação e com a inspiração da chef gelatiere Marcia, pois os gelatos são feitos somente com ingredientes naturais e praticamente tudo é produzido dentro da gelateria e de acordo com a disponibilidade dos ingredientes. Até mesmo as casquinhas são feitas diariamente e enroladas à mão, o perfeito acompanhamento para o gelato fresquinho produzido em pequenas porções durante todo o dia, detalhe que faz a diferença. O cardápio inclui ainda diversas opções sem lactose, sem glúten e sem açúcar,


Crocante de Castanha de Caju, Coco e Chocolate Amma 70%

Eu experimentei os sabores de Doce de Leite com Cumaru, o caffè-lime, uma mistura de café com raspas e suco de limão-taiti e o maracujá com nibs de cacau. Minha irmã preferiu os sabores Crocante de Castanha de Caju, Coco e Chocolate Amma 70%. Todos deliciosos, maravilhosos e macios. Compramos o potinho de R$ 12,00, no qual o cliente pode incluir até 3 sabores. Não tivemos problema de atendimento (que já li em outros posts). Vale a pena visitar uma das lojas para experimentar estas refrescâncias, especialmente agora que a Primavera está chegando..

Doce de Leite com Cumaru, o caffè-lime, uma mistura de café com raspas e suco de limão-taiti,
e o maracujá com nibs de cacau

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Infantil: C&A apresenta coleção botânica por Isabela Capeto para bebês,crianças e adultos

O romantismo de Isabela Capeto está presente na nova coleção desenvolvida especialmente  para a C&A. A estilista trouxe de suas viagens pelo mundo recordações dos mais deliciosos jardins para criar looks que sugerem um estilo de vida leve e versátil para todas as idades. Tonalidades e estampas florais estão presentes nas 125 peças desenvolvidas, em sua maioria na linha infantil. Esta coleção é a quarta parceria da marca com a estilista. 


Romantismo

Estampas que retratam a vida campestre e também as flores marcam presença em blusas, vestidos e macaquinhos. A estampa "enciclopédia", um verdadeiro pot-pourri de borboletas e flores exóticas, também dá cor para a coleção, além de remeter às pesquisas da fauna e flora tropical. Já a estampa "margarida", aparece no tom ´tea berry´ (pink) e em tons azuis.

A aposta da estilista na parceria está na coleção para bebês de 0 a 36 meses, que além dos looks "mini me", versões infantis de looks adultos para mães e filhas em sintonia fashion perfeita. As menininhas mais vaidosas ganham calçados birken, espadrilles e sapatilhas para caminhar no jardim encantado da estilista.



estampas florais e mimosas
A Coleção Isabela Capeto para C&A estará à venda nas lojas selecionadas da rede em todo o Brasil, a partir de 22 de setembro, e também no e-commerce da fast fashion (www.cea.com.br). O preço médio da coleção é de R$ 59,99.

Meninas e meninos cheios de estilo com peças assinadas por Isabela Capeto

A delicadeza das flores e a energia do vermelho
Camisetas com cores alegres para meninos


Receita: Bolo farofinha com maçã

O post de hoje traz uma nova receita da Bunge Brasil para incrementar o seu lanche ou café da manhã: Bolo farofinha com maçã.


INGREDIENTES

Massa
1 colher (sopa) de Margarina Delícia Cremosa (15g)
1 xícara (chá) cheia de açúcar (200g)
2 ovos separados em gemas e claras (165g)
1 ½ xícaras (chá) de Farinha de trigo (180g)
1/2 xícara (chá) de leite (120ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha (2g)
1 colher (sobremesa) cheia de fermento químico (5g)
2 maçãs grandes fatiadas (200g)
1 colher (sobremesa) de canela em pó (3g)
Margarina Delícia Cremosa para untar e Farinha de trigo para enfarinhar

Creme Baunilha
2 gemas (40g)
4 colheres (sopa) de açúcar (50g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (3g)
3 colheres (sopa) cheia de amido de milho (20g)
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de leite (240ml)
1 colher (sopa) de Margarina Delícia Cremosa (15g)

Farofa
2/3 xícara (chá) de Farinha de trigo (80g)
¼ xícara (chá) de açúcar (4g)
¼ colher (chá) de canela em pó (0,2g)
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de Margarina Cremosa Delícia bem gelada (45g)
¼ xícara (chá) de nozes picadas (30g)

MODO DE FAZER

Massa: Em batedeira leve Delícia Cremosa e o açúcar para baterem até que a margarina tenha clareado. Sempre batendo, acrescente as gemas, em seguida a Farinha de trigo, o leite, a essência de baunilha e o fermento químico. Retire da batedeira e reserve. À parte leve as claras para bater em ponto de neve e junte-a delicadamente à massa.

Creme de confeiteiro
: Em uma panela coloque todos os ingredientes, misture bem e leve para cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, por 4 minutos ou até que engrosse. Retire do fogo e deixe esfriar.

Farofa: Misture todos os ingredientes e reserve.

Montagem: Em forma retangular, untada com Delícia Cremosa e polvilhada com Farinha de trigo, despeje a massa e em seguida acrescente em camadas, o creme baunilha, as maçãs fatiadas em meias luas, e a farofa. Leve para assar em forno preaquecido, à temperatura de 180ºC, por 35 a 40 minutos ou até que esteja cozido. Retire do forno e sirva quente ou frio.

Aqui tem mais receita:  

Bolo Especial de Brigadeiro

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Villa Mix Festival 2015: será que valeu a pena ir?

Olá! Hoje vim compartilhar com vocês um pouco da minha experiência no Villa Mix Festival 2015, aqui em São Paulo. Em 2014, eu também participei e contei aqui no blog. A gente sempre espera que os eventos melhorem de um ano para o outro mas, apesar da diversão, fiquei um pouco frustrada (infelizmente), muito mais do que em 2014.  

O show aconteceu no sábado (19/09) na Arena Anhembi (o ano passado tinha sido no Campo de Marte) e as apresentações começaram mais tarde (às 17 horas).  No line up: Israel Novaes, Bruno e Marrone, Wesley Safadão, Guilherme e Santiago, Jorge e Mateus, Luan Santana e Matheus e Kauan.  Tudo bem até aí...Entretanto, nesta edição os organizadores colocaram as pessoas que compraram pista ainda mais longe do palco - se bobeasse, ficaríamos do lado de fora da arena. No Campo de Marte ainda dava para ver os artistas no palco, mesmo que pequenos.   

Frequento shows há muitos anos, inclusive como assessora de imprensa. No começo, a área vip em frente ao palco tinha uns 10 metros de distância entre a grade de separação dos demais participantes e o palco. Agora, ela ocupa uma parte gigantesca. Assim, prepare-se: se comprar pista comum, corre o risco de não ver os artistas, como aconteceu comigo. Pior: os telões, que estavam mau posicionados, falharam. Não consegui ver os shows nem por ali. Coisa de organização de baixa qualidade. Além disso, tinha uma estrutura enorme de luz e câmeras atrapalhava ainda mais a visão. Continuamos recebendo abraços dos artistas que gritavam: "olá turma do fundão" e, como disse Jorge, "olá turma do fundão bem lonjão". Acredito que não irei na edição de 2016 do Villa Mix e estou pensando se vale a pena ir no Brahma Valley (marcado para novembro no Jóquei).

Pontos fortes: as melhores apresentações da noite foram as de Luan Santana - o moço só acumula sucessos no repertório, como "Te Esperando" e "Ce topa";  Guilherme e Santiago -são 20 anos de carreira e hits dançantes e românticas, como "Jogado na Rua" e "E daí";  os queridos Jorge e Mateus, agitando com "Aí Já Era" e "Os Anjos Cantam" e outras músicas que marcaram os 10 nos de carreira da dupla;  Bruno e Marrone, que se destacam pela voz marcante e inconfundível de Bruno e a sanfona de Marrone, com sucessos como "Boate Azul", "Inevitável" e "Por um minuto".

Pontos fracos: as falhas nos três telões, o posicionamento dos telões nas laterais que não dava para ver (ainda quando funcionavam) por causa da estrutura no meio e das tendas dos bares e da área vip. Ouvir Wesley Safadão cantar um funk proibido, com baixarias que denigrem a imagem feminina.
A pista comum no Villa Mix Festival estava atrás daquele mureta de metal ao fundo (fonte Instagram Jorge e Mateus)
Dando uma paradinha no backdrop
Sempre simpático Jorge (instagram Jorge e Mateus)
     
Esse telão, que não era grande coisa, apagou total antes dos shows de Luan Santana e de Jorge e Mateus. Essa estrutura do lado esquerdo na foto atrapalhava ainda mais a visibilidade que já era ruim




Estilo clássico: Oxford Porcelanas lança aparelho de jantar em tom de rosa

Lançamento para conferir ares de nobreza às suas refeições! A Oxford Porcelanas, fabricante catarinense de itens para a mesa em porcelana, cerâmica e cristais, acaba de lançar mais um aparelho de jantar: o Soleil Sweet, novidade que tem como destaque um tom de rosa clássico que está em alta nas decorações.



Seu design mais clean e a tonalidade leve do Rose Quartz fazem com que a louça ganhe uma imagem sofisticada, que promete harmonizar delicadamente a mesa posta, seja em um jantar entre amigos, uma reunião com familiares queridos ou apenas uma refeição mais simples do dia a dia. 





Com aparelhos compostos por 20 ou 30 peças,o Soleil Sweet oferece pratos rasos,
 fundos e de sobremesa, xícaras e pires com os mesmos detalhes decorativos.
 Preço médio do aparelho de 30 peças: R$ 612,50. 
Onde comprar: oxfordporcelanas.com.br.
 

Agenda: Aula gratuita de culinária aborda receitas orgânicas de pão e bolo


Pão, bolo e doce serão as opções de receitas preparadas no workshop Culinário gratuito da equipe de Alimentação Natural, da Fundação Mokiti Okada. A atividade ocorrerá em 29 de setembro, a partir da 19h30, na capital paulista.

Workshop terá receita de pão de ló de laranja
Uma nutricionista e uma culinarista do grupo prepararão pão de ló orgânico e integral de laranja, bolo de alecrim orgânico e creme gelado de coco, que poderão ser saboreados no dia a dia. As receitas são indicadas para quem busca alternativas orgânicas atreladas a uma vida saudável, sem abrir mão do sabor e aproveitando os nutrientes dos produtos naturais.


Com aproximadamente duas horas de duração, a aula culinária ocorrerá à Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana, São Paulo (SP). O local é próximo à estação do metrô Ana Rosa. 

Os interessados devem realizar a inscrição pelo e-mail: alimentacaonatural@fmo.org.br ou pelo telefone: (11) 5087-5045. Programe-se: o próximo workshop será no dia 27 de outubro e ensinará receitas de doces.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...