sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Plantão Gourmet: Paladar Cozinha do Brasil acontece nos dias 26 e 27 de setembro

Delícia! Durante os dias 26 e 27 de setembro, sábado e domingo, o Estadão promoverá a nona edição do Paladar Cozinha do Brasil. Serão 58 atividades, entre oficinas práticas, aulas, debates e degustações, comandadas por mais de 70 chefs, sommeliers, produtores e especialistas celebrando a cozinha brasileira. O evento terá ainda espaços gratuitos abertos ao público em geral, mesmo as pessoas que não participarão das atividades.

Novamente na Universidade Anhembi Morumbi da Vila Olímpia Rua Casa do Ator, 275 - capital paulista). A programação reunirá grandes nomes da gastronomia nacional, como Mara Sales, Rodrigo Oliveira, Janaína e Jefferson Rueda, Manoel Beato, Edinho Engel, Neide Rigo, Paola Carosella, Carla Pernambuco, Salvatore Loi,  Carole Crema, entre outros experts, dando aulas, palestras, debatendo etc.

Carole Crema estará no Paladar 
Um dos pontos altos do Paladar são as oficinas. Realizadas em cozinhas profissionais, essas atividades colocam os participantes cozinhando ao lado dos chefs. Em uma gostosa conversa ao pé do fogão, os “professores” compartilham técnicas de padaria, confeitaria, carnes, peixes, entre outras especialidades.

Este ano, os organizadores prepararam uma grande novidade: a Comedoria Paladar. Em um restaurante montado no evento, o público poderá comprar ingresso que dará direito a uma refeição superexclusiva, preparada conjuntamente por grandes chefs. 

Durante o café da manhã, almoço, “hora feliz” e jantar, esses profissionais circularão pelo salão, conversando e explicando suas criações aos comensais. Essas experiências inéditas e únicas, que não podem ser encontradas ou repetidas na cidade, podem juntar chefs de fora de São Paulo ou de restaurantes diferentes criando um menu a quatro mãos, com propostas instigantes e exclusivas para o evento.
A chef Carla Pernambuco 

Outra atração é o Mercado Paladar será aberto ao público e terá venda de produtos, como meles, queijos e cafés especiais, garimpados pela redação do Paladar, para consumir no local ou levar para casa. Além de barracas dos parceiros do Paladar expondo e vendendo seus produtos, chefs de alguns dos melhores restaurantes da cidade servirão seus quitutes durante o evento. O acesso ao Mercado Paladar é gratuito – só paga o que consumir.

A programação completa e os valores das atividades podem ser conferidas no site do evento www.paladarcozinhadobrasil.com.br.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Banheiro perfumado: avaliação do Harpic Gel Adesivo

Já faz alguns dias que recebi um press kit do Harpic Gel Adesivo, marca da Reckitt Benckiser, mas resolvi testar o produto antes de mencioná-lo no blog. Fui cuidadosa, porque já usei um adesivo que se coloca no interior do vaso sanitário há muitos meses, mas não gostei: era de outro fabricante e foi embora logo depois das primeiras descargas. Senti que meu investimento foi por água abaixo, literalmente. Felizmente, a experiência com o produto da Reckitt foi bem melhor. 


Press kit do Harpic Gel Adesivo

Harpic Gel Adesivo se diferencia por ter um exclusivo aplicador descartável. Em nenhum momento a gente coloca as mãos. O que eu usei era de lavanda e deixou uma fragrância suave no ar (ele está disponível em 3 perfumes diferentes). Ou seja, une praticidade e higiene. A durabilidade vai depender da frequência de uso das descargas. Como moro sozinha, durou uma semana mesmo e ficou lá bem grudado.


Harpic Gel Adesivo e seu aplicador descartável
E por falar em limpeza, aproveito o post para citar alguns dados de uma pesquisa de Harpic, que entrevistou 626 pessoas de 18 a 70 anos, de ambos os gêneros, nas quatro regiões do Brasil, no mês de junho de 2015. De acordo com as respostas, apenas um a cada quatro entrevistados diz fazer a manutenção diária da limpeza do banheiro. A maioria, cerca de 60%, realiza a tarefa só uma vez a cada sete dias. Quais são seus hábitos?


Outra informação interessante aponta que, enquanto a maioria dos homens declarou permanência média de 7min30s no vaso sanitário, a maior parte das mulheres revelou ficar aproximadamente 2min30s nele – são, portanto, três vezes mais rápidas. E você? Eu faço parte do grupo das mulheres mais rápidas. Não demoro no banheiro e não dá tempo de ler o jornal rsrsrs! 

Apesar de ser um tema no qual pouco pensamos,  é  importante lembrar que se trata de uma necessidade básica do ser humano, assim como o sono e a fome. Aproveito para indicar a leitura do meu post sobre saúde intestinal e dicas de nutrição.

Casa: Bobinex apresenta nova coleção de papéis de parede

Vai decorar o lar doce lar? Então, confere essa novidade! A Bobinex, única fabricante de papel de parede do Brasil, acaba de lançar a coleção Diplomata, composta por 60 modelos diferentes entre estampas e variações de cores. Tem padrões em tons mais clássicos, com inspiração francesa, e também traços e estilo contemporâneos, como as formas geométricas. O resultado é uma coleção de papéis de parede alegre, viva, com modelos que podem ser utilizados nos mais diferentes ambientes residenciais e comerciais.

Padronagem em estilo clássico e com inspiração floral
Predominam entre as estampas de Diplomata os traços marcantes das listras e das formas geométricas, mas também da sutileza dos desenhos florais, referências à natureza com a composição de pássaros e flores, além dos desenhos que simulam a textura de outros tipos de materiais como vime e tecidos.

Além de versatilidade e elegância, a nova coleção também tem como objetivo oferecer um produto acessível uma vez que os modelos serão vendidos por um preço médio de R$ 175,00 o rolo.

Esta coleção traz uma história de família. O nome Diplomata foi escolhido pelo fundador da Bobinex, José Eduardo Trindade, falecido em 2014, que ao ver as referências visuais da coleção associou as propostas às sofisticadas casas dos diplomatas, que ele sempre teve em sua imaginação. Amei a homenagem que fizeram ao patriarca!

Inspiração francesa e romântica


Pássaros e flores homenageiam a natureza


Formas geométricas também estão presentes na coleção Diplomata

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Gourmet: Livro comemora os 24 anos do restaurante Mercearia do Conde

Quero compartilhar com vocês as informações sobre o lançamento do livro Mercearia Do CondeAlgumas Lembranças, Receitas e Histórias de Um (Quase) Tradicional Restaurante Paulistano (Ed. Dash), deliciosamente escrito por Maddalena Stasi (restauratrice) e Flávia Marioto (chef), dupla que há 24 anos criou um dos restaurantes mais queridos da cidade de São Paulo. Eu tive o prazer de ir ao coquetel de lançamento e início das comemorações, realizado no dia 19/08, e vi o quanto Maddalena e Flávia são queridas, empolgadas e muito elétricas (não paravam nunca, sempre dando um abraço nos convidados). 

 Maddalena Stasi (restauratrice) e Flávia Marioto (chef)

E não se trata de uma obra focada só em receitas. O livro é todo desenhado e escrito à mão pelo artista plástico Marco Mariutti, amigo das autoras e que faz parte da história da Mercearia desde o início. Traz ainda histórias, curiosidades, depoimentos de gourmets e gourmands sobre o restaurante, como a chef e escritora mexicana Lourdes Hernandez e a pesquisadora Roberta Saldanha, além de 14 receitas descomplicadas e que são a cara do restaurante. Dentre elas, algumas marcas da Mercearia, como a criatividade, a experimentação e os passeios por diferentes culturas. É o caso da entradinha de guacamole com beiju de tapioca, em vez das tradicionais tortillas mexicanas, uma fusão entre Bahia e México. Também há receitas das saladas, frescas, saborosas e tão generosas que fazem até as vezes de prato principal, como a tunisiana ou a refrescante sopa fria de abacaxi com hortelã e coalhada fresca.

Livro reúne receitas, histórias e depoimentos de amigos
No coquetel, além do livro e da generosidade das autoras, outros dois pontos chamaram a minha atenção: o bolo, desenhado e decorado pensando na cumplicidade entre Maddalena e Flávia;  e o ponche com a cachaça Yaguara, uma deliciosa mistura de cachaça premium, morango, espumante e canela. Tudo de bom!

Ponche da cachaça Yaguara

Ficha Técnica:
Título: Mercearia do Conde - Algumas Lembranças, Receitas e Histórias de Um (Quase) Tradicional Restaurante Paulistano
Autoras: Flavia Marioto e Maddalena Stasi
Ilustrações: Marco Mariutti
Editora Dash. 72 páginas - Preço: 47 reais.
Onde comprar: na Mercearia do Conde e nas principais livrarias da cidade
Vendas on line: www.editoradash.com.br
Tel.: 11 2667-6314

Abaixo mais alguns flashes do coquetel:
  
O bolo decorado apresenta as sócias e o colorido do restaurante

A placa de bem-vindos é marca registrada da Mercearia do Conde

Eu (de vestido florido),  Sadhia Hage e o marido, do blog Artes da Shadia, e o consultor Francisco Mendonça 

Flávia e Maddalena convidadas do coquetel

O artista plástico Marco Mariutti acompanha o lançamento de sua criação

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Mitos e verdades sobre a batata doce + receitinhas

A batata doce já foi até homenageada numa música da apresentadora Xuxa. É um alimento que, até bem pouco tempo, era bastante associado à vida no interior e festas juninas. Quando eu era mais jovem, costumava fazer uma receita de pão com este ingrediente. Mas, nos últimos tempos, a batata doce tem chamado a atenção dos esportivas - eu vejo muitas fotos desta raiz no Instagram. Eu também me empolguei e comprei algumas vezes aqui em casa. Mas, para esclarecer as minhas dúvidas sobre o tema, entrevistei a nutricionista Beatriz Ulate, coordenadora do curso de Nutrição da Unopar. Ela também dá duas dicas de receitas, que estão ao final do post.

1 - Por que existe a onda de consumo de batata-doce por quem pratica atividade física, especialmente musculação?

O consumo da batata-doce está diretamente relacionado ao seu índice glicêmico, principalmente como fonte de carboidrato no pré-treino. O Índice Glicêmico (IG) corresponde ao efeito que um alimento exerce nos níveis de açúcar no sangue após a sua ingestão, ou seja, é uma forma de classificar os alimentos de acordo com a resposta glicêmica que eles causam. O índice glicêmico da batata doce é 48, sendo considerado um alimento de moderado índice glicêmico (e não de baixo índice glicêmico, como muito se é falado).

Na refeição antes do exercício, é recomendada a ingestão de alimentos fontes de carboidrato com baixo índice glicêmico. Isso porque o consumo desses alimentos promove menor concentração de glicose e insulina no sangue, que leva a menor oxidação (liberação de energia) de carboidratos, favorecendo a queima de gordura, como fonte de energia. Por isso, muito se fala do consumo da batata doce no pré-treino, pois carboidratos de menor índice glicêmico favorecem a queima de gordura e evitam a hipoglicemia de rebote.

2 - Quais os benefícios da batata doce em relação a batata comum e outros tubérculos?

A principal diferença entre a batata-doce e a inglesa está no índice glicêmico. A batata inglesa apresenta alto índice glicêmico (IG = 70), ou seja, eleva rapidamente a glicemia. Já a batata-doce apresenta um índice glicêmico bem menor (IG = 48), o que contribui para a saciedade e evita a elevação rápida e exacerbada da insulina. Além disso, a batata-doce é mais rica em ferro e possui mais cálcio. Outra diferença é o teor de vitaminas: a batata-doce possui mais fibras e é mais rica em vitamina A do que a batata inglesa


3 - É verdade que a batata doce pode ser ingerida por diabéticos? Quais os cuidados, em caso positivo?
Sim. Sempre com moderação. Apesar de ser carboidrato, esse amido é de digestão lenta, assim, ao ingerir a batata-doce, a pessoa fica satisfeita por mais tempo. A energia da batata doce é liberada de forma equilibrada, o que evita o aumento exagerado das taxas de açúcar no sangue, e o consequente excesso de insulina por ser um alimento de baixo índice glicêmico. Estes alimentos (baixo índice glicêmico) também são importantes para ajudar a manter a fome sob controle, já que prolongam a sensação de saciedade. Além disso, o seu alto teor de fibras também ajuda no equilíbrio do nível glicêmico e perfil lipídico. Por ser rica em ácido clorogênico, a batata-doce ajuda a diminuir a resistência à insulina.

4 - Qual a quantidade diária recomendada a ser ingerida de batata-doce?
Apesar de ser saudável, é claro, a batata-doce não deve ser consumida em excesso. A quantidade recomendada para consumo diário deve acompanhar as necessidades de 60% a 65% de carboidratos, em média, de uma rotina alimentar e deve ser ajustado de acordo com o nível de atividade física da pessoa, peso, altura e objetivo. Anote: 100g de batata doce tem aproximadamente 100 calorias.

5 - Para se comer batata-doce diariamente, deve-se diminuir a ingestão de algum outro alimento? Qual?
A batata-doce pode ser consumida diariamente e neste caso deve ser diminuído o consumo de outros alimentos do grupo dos carboidratos (como os tubérculos: batata inglesa, mandioca, inhame, cara, etc).

6 - É mito ou verdade que este alimento ajuda a emagrecer? Em termos. A batata doce possui o chamado amido resistente. Esse amido é um tipo de carboidrato, no entanto, ao contrário do carboidrato normal, ele não é rapidamente absorvido pelo organismo. Por causa do amido resistente, a batata doce é considerada um alimento de bom índice glicêmico (IG). Apesar da batata-doce ser mais calórica que a batata inglesa, por exemplo, ela aumenta a sensação de saciedade e fornece energia de forma equilibrada, sem elevar os níveis de glicose no sangue o que é desejável nas dietas para a redução do peso. Mas, não tem nenhuma ação milagrosa para emagrecer. É preciso o equilíbrio na educação alimentar e a prática de atividades físicas.


RECEITAS

Batata-doce chipsIngredientes:
4 batatas doces médias; 
água gelada; sal a gosto.

Modo de fazer: Descasque e corte as batatas em fatias finas. Mergulhe na água gelada por 15 minutos. Escorra e seque as batatas com papel-toalha e espalhe numa assadeira forrada com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 45 minutos ou até dourar, virando as batatas a cada 15 minutos com o auxílio de uma escumadeira. Polvilhe sal e sirva imediatamente.
Rende: 4 porções.
Calorias por porção: 73 cal.


Purê de batata-doceIngredientes:
3 batatas-doces grandes, sem casca;
1 ½ xícara (chá) de leite desnatado;
1 colher (sopa) de margarina light ;
Sal a gosto

Modo de fazer: Cozinhe e esprema a batata ainda quente. Coloque em uma panela com o leite e a margarina. Leve ao fogo por 2 minutos, mexendo bem. Adicione sal e sirva em seguida.

Rende: 8 porções
Calorias por porção: 75





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...