sábado, 25 de abril de 2015

Por que devo comer oleaginosas, como castanhas e nozes?

Você é o que você come. Quantas vezes já ouvimos esta frase tão verdadeira! A nutricionista clínica Sibele C. Pereira nos lembra que é fundamental ficarmos atentos aos alimentos que colocamos no prato. 

A dica de hoje é para a ingestão de oleaginosas  - castanhas, nozes, avelãs, castanhas de caju, macadâmias, amêndoas e pistaches - boas fontes de gorduras insaturadas, benéficas ao sistema cardiovascular, além de serem ricas em diversos minerais como selênio, potássio, magnésio etc.  As oleaginosas também são fonte de resveratrol, um fitonutriente com propriedades anti-inflamatórias, combatem o envelhecimento, além de conter fibras e proteínas.

Nozes
Elas podem ser ingeridas entre as refeições, junto com frutas ou iogurtes, contribuindo para prolongar a saciedade, evitando assim que você “belisque” diversos alimentos durante todo o dia. Indica-se de 3 a 5 unidades por dia. Aproveite para incluir as oleaginosas em saladas ou outros pratos. Evite as versões com sal e compre as oleaginosas em locais de boa procedência para não adquirir alimentos com mofos ou fungos (os alimentos podem estar velhos ou em locais com umidade). 

Castanha de caju

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Receita: Canapés com Patê de Azeitonas

Dica para a hora do lanche ou um aperitivo para um bate-papo em casa com amigos? Essa receita de patê da Bonduelle é bem fácil de fazer! Aproveite ;)  




Canapés com Patê de Azeitonas 
Rendimento:  4 rolinhos por disco

Ingredientes:1 pacote de wrap
100 g de azeitonas verdes sem caroços Bonduelle
1 xícara de chá de ricota amassada
3 colheres de sopa de maionese
pimenta a gosto


Modo de preparo:Bata as azeitonas no liquidificador com a ricota. Depois misture a maionese para dar liga e tempere com pimenta.

Passe o pate no disco e enrole, corte em 4 rodelas, feche com palito e leve a geladeira até o momento de servir.



Dica: Para decorar pode usar azeitonas e tomate cereja cortados.

Aqui no blog tem mais receitas de patês deliciosos!

Receita: Bolinho de batata, linguiça e repolho

Desenvolvida pela Bunge Brasil, esta receita de bolinho, inspirada nas tradições da Alemanha, é uma sugestão para o lanche da tarde e também serve como aperitivo para a reunião com os amigos.Confira!



Bolinho de batata, linguiça e repolho

Ingredientes 

Massa
4 batatas grandes, descascadas
1/3 xícara (chá) de leite
3 ½ colheres (sopa) de margarina Delícia Cremosa com sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
Óleo de soja para fritar

Recheio
3 colheres (sopa) de margarina Delícia Cremosa com sal
3 fatias de bacon picado
2 dentes de alho picados
2 cebolas picadas
300 g de linguiça defumada moída
1 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ colher (sopa) de vinagre
4 colheres (sopa) de molho de mostarda
1 ½ xícara (chá) de repolho branco fatiado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Empanamento
3 ovos
2 ½ xícaras (chá) de farinha de rosca


Modo de Preparo 
Massa: Corte as batatas em cubos e leve para cozinhar com o leite no microondas, até que amoleçam para serem amassadas ainda quentes.  Adicione a margarina Delícia Cremosa com sal, o leite e a farinha de trigo, aos poucos, até dar o ponto para enrolar.

Recheio: A uma panela leve a margarina Delícia Cremosa para aquecer. Junte o bacon e frite-o. Adicione o alho, a cebola e doure-os. Acrescente a linguiça, misture bem e desligue o fogo. Acrescente o açúcar, o vinagre, a mostarda, o sal, o repolho e misture bem. Tempere com a pimenta-do-reino e reserve.

MontagemPrepare um prato com os ovos batidos com um garfo. Coloque em outro prato a farinha de rosca.Separe a massa em 30 porções. Pegue uma porção de massa, faça uma bolinha com as mãos, abra ao meio e adicione o recheio. Feche o bolinho em formato cilíndrico, passe-o pelos ovos batidos e depois na farinha de rosca.


Em uma panela grande, leve óleo de soja para aquecer bem. Adicione até 6 bolinhos de cada vez e, em fogo médio-alto, leve-os para fritar até que cozinhem por dentro e dourem por fora. Retire os bolinhos da frigideira e leve o excesso de óleo para escorrer sobre papel toalha. Sirva imediatamente acompanhados por um bom molho de mostarda.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Receita: Strudel de bacalhau

É claro que sempre tem aquele aspecto sazonal na divulgação de receitas, como pratos com bacalhau para a Páscoa. Mas, de fato, você pode fazer a receita que desejar, quando quiser - a sazonalidade é relevante em relação ao preço e disponibilidade de alguns ingredientes, é claro. Quem sabe sobrou aquele bacalhau no congelador? Selecionei esta receita, desenvolvida pela culinarista Stela Morato, Grupo 3corações (eles têm mais marcas que apenas o café). É um Strudel de bacalhau. Confira!







Ingredientes:

400 g de lascas de bacalhau dessalgado
1 colher (chá) de tempero Dona Clara sem cominho
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho amassados
2 tomates bem maduros picados, sem pele nem caroços
½ cálice de azeite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de requeijão tipo Catupiry
azeitonas verdes sem caroço
salsinha e cebolinha picadas a gosto
massa folhada pronta
manteiga para grudar a massa
folhinhas de tomilho para enfeite.

Modo de preparo:

Coloque o tempero Dona Clara no bacalhau já dessalgado por meia hora. Acrescente a farinha de trigo. Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o bacalhau e o tomate. Deixe refogar, até que o tomate desmanche. Coloque o creme de leite. Adicione o requeijão e acerte o sal. Quando estiver um molho consistente e o bacalhau já estiver cozido, coloque as azeitonas e a salsinha a cebolinha. Reserve. Estique a massa em cima de um pano de cozinha ou mantenha o papel-filme, caso acompanhe o produto. Coloque o recheio paralelo à massa, de modo que possa enrolá-la. Deixe uma parte sem massa nas pontas, para o fechamento, e enrole com a ajuda do pano ou papel-filme. Passe manteiga nas extremidades, para grudar a massa. Retire o papel-filme, se for o caso. Coloque as folhas de tomilho por cima do strudel. Leve ao forno a 180 °C, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

informações sobre saúde intestinal da mulher e dicas de nutrição

Saúde intestinal é um tema que poucas pessoas gostam de abordar, principalmente as mulheres. Mas, a alimentação tem a sua contrapartida no funcionamento do organismo (o que entra pela boa tem que sair). 

A Danone, dona da marca ACTIVIA, tem desenvolvido ações para quebrar o tabu sobre o assunto, como o evento realizado no dia 08/04, em São Paulo, com a participação do Dr. Flávio QuiliciPresidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo; Dra. Pamela Magalhães, psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Psicologia Hospitalar; Violeta Niborski, pesquisadora da Danone Research, que investe há 20 anos em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de saúde e nutrição; e Tatiana Turquete, gerente de marketing de Danone Activia. Quem moderou a apresentação foi a jornalista Rosana Jatobá, que foi muito competente na condução do debate.

O gastroenterologista Dr. Quilici, Rosana Jatobá e a psicóloga Paula Magalhães
Foram muitas informações, com destaque para a divulgação do resultado do PRIMEIRO MAPEAMENTO EM ESCALA NACIONAL DA SAÚDE INTESTINAL DA MULHER BRASILEIRA E DOS IMPACTOS EM SUA QUALIDADE DE VIDA, que demonstrou que a questão influencia no bem-estar, na libido e na concentração feminina. Um folder deste estudo foi entregue para todos participantes e os gráficos que apresento abaixo foram retirados deste material.    

1) Você sabia que o intestino pode ser considerado um segundo cérebro, em função da quantidade de neurônios que possui? Por isso, estresse, nervosismo, tensão e ansiedade podem afetar o funcionamento dele. 


2) Na pesquisa de campo foram abordadas 3.029 mulheres de nove capitais brasileiras e do Distrito Federal que apresentaram como principais queixas, os seguintes sintomas: gases, inchaço, sensação de peso e prisão de ventre.


3) Foram detectados também aspectos emocionais, que demonstram que a saúde intestinal influencia a qualidade de vida, promove a perda de concentração, tem impactos no humor e na vida sexual. Afinal, se sentir inchada traz desconforto e mau humor mesmo, pelo menos para mim.   



Como lidar com a situação? O tripé da saúde do intestino consiste em alimentação balanceada, exercícios físicosemoções sob controle. Sair do sedentarismo é fundamental para estimular o funcionamento correto do intestino – meia hora de atividade física por dia já estimula os movimentos peristálticos e pode ajudar na saúde intestinal. 

Ter válvulas de escape contra estresse, ansiedade e tensões do dia a dia também pode ajudar a melhorar o funcionamento intestinal. Ou seja, descansar, ter um hobby, se divertir para resgatar o controle emocional.   

No quesito alimentação balanceada, é fundamental ingerir alimentos ricos em fibras (indica-se a ingestão de 20g de fibras por dia) com probióticos dentro de uma alimentação equilibrada e tomar uma quantidade adequada de água. Quem tem tendência a gases, pode diminuir a ingestão de alimentos que fermentam como feijão, lentinha, brócolis e grão de bico. Mas, consulte um nutricionista para garantir os nutrientes fornecidos por estes alimentos. Mais dicas? Aguarde um novo post com os principais mitos sobre saúde intestinal.

Euzinha e Rosana Jatobá
    



  

terça-feira, 21 de abril de 2015

Receita: Salada de Folhas Verdes com Açaí e Manga


A chef Luiza Hoffmann resgatou a gastronomia do norte e nordeste do país para apresentar um menu inspirado no açaí, apresentado no programa Bizu, do canal Food Network. Selecionamos para você a dica da Salada de Folhas Verdes com Açaí e Manga. Vale destacar que o açaí é rico em vitaminas, fibras, cálcio, ferro, fósforo, minerais e potássio, entre outros nutrientes.



Ingredientes:

Para o molho:

- 80g de Acaí com guaraná
- 20g iogurte
- 10ml azeite
- Q.b* sal marinho (* o quanto baste, ou seja, a gosto)
- Q.b pimenta do reino

Para a salada:

- 2 punhados de mix de folhas
- 1 unidade de manga palmer
- Q.b flores comestíveis
- Q.b Brotos (ex. alfafa e broto de feijão)
- 10g de açaí desidratado
- Q.b sal marinho
- Q.b pimenta do reino
- 5 ml azeite extra virgem
- 10 unidades tomate cereja

Modo de preparo:

Para o molho:
Em um bowl deixar que o acai derreta um pouco, adicionar o iogurte, bater bem com a ajuda de um fouet. Em seguida, temperar com sal, pimenta e azeite extra virgem. Está pronto para servir.

Para a salada:

Lavar as folhas, lavar os brotos em água com gelo, secar. Cortar os tomates ao meio, colocar metade no bowl, e a outra reservar para decorar. Cortar a manga em palitos. Em um bowl temperar as folhas com sal, pimento do reino, azeite, e o molho e misturar. Com um pincel, pintar o prato com o molho, colocar as folhas, decorar com os tomates, a manga, os brotos e as flores.

Veja também esta receita de Salada de Grãos publicada aqui no blog.

Receita: Salada de folhas verdes com frango e legumes grelhados ao molho indiano

Salada não tem estação. Sempre vai bem no cardápio. Está é uma receita fácil com molho indiano, que confere  um toque especial no almoço ou no jantar . A receita foi elaborada pelo chef Reginaldo Souza, do restaurante Chácara Santa Cecília (Pinheiros) - um local no qual eu já organizei eventos muito bons. A quantidade de ingredientes é para duas porções de salada.



Salada de folhas verdes com frango e legumes grelhados ao molho indiano

Ingredientes:
8 folhas de alface crespa e roxa  média
1/2 maço de  mini rúcula
120g de filé de frango
120g de cenoura, palmito pupunha e abobrinha
Sal e pimenta a gosto

Molho indiano
1 (colher chá) de gengibre fresca picada
1 copo de iogurte natural desnatado
2 (colher de sopa) de hortelã picadas
3 (colher sopa) de azeite extra virgem
1 (colher chá)  de cardamomo em pó
Sal a gosto

Modo de preparo do molho indiano:
Em um recipiente misture todos os ingredientes, bata com um batedor manual, coloque sal a gosto e reserve.

Modo de preparo da salada:
Lave as folhas, deixe por 10 min. em uma solução clorada, corte o filé de frango em tiras finas e tempere com o sal e pimenta a gosto, grelhe e reserve. Corte os legumes em fatias finas, grelhe em uma frigideira e reserve.

Montagem da salada:
Coloque as folhas em camadas dando um colorido, coloque por cima as fatias de frango, os legumes grelhados e o molho e sirva.

Cabelos: Inoar Cosméticos lança novas ampolas de ação imediata

Novidades para diferentes característicos e condições dos fios! A Inoar Cosméticos acabou de lançar três novas linhas de ampolas que oferecem cuidado intensivo e hidratação imediata. A primeira delas é a Inoar DayMoist Fast Repair, que proporciona reconstrução instantânea dos fios, revitalizando cabelos danificados e quimicamente tratados. Sua dose concentrada tem ação reestruturante, reconstrutora e de revitalização imediata, resultando em brilho e movimento para os cabelos.



Outra novidade é a Inoar Infusion Oil Treatment, que promove  hidratação imediata, traz brilho e movimento aos cabelos por ter em sua composição óleo de Argan e Kem Complex. Nos cabelos ressecados, a formulação tem ação ultracondicionante, faz um choque de hidratação, revitaliza imediatamente os fios, reidratando o cabelo que fica mais brilhante, macio e fácil de pentear.




E para os cabelos volumosos e indisciplinados, indica-se as novas ampolas Inoar Macadâmia Hydra Theraphy, que ajuda a definir os cachos, agindo como Power Control e Frizz Control, além de oferecer nutrição intensa por causa dos benefícios da macadâmia.


domingo, 19 de abril de 2015

Casa: Electrolux lança cafeteira de luxo com função programável

Mais um equipamento que se transforma em objeto de consumo e mostra que preparar café também tem seu lado sofisticado. Para quem aprecia a bebida, mas que não abre mão do requinte, a Electrolux apresenta a Cafeteira CMP60, da linha Expressionist – coleção premium da marca que promete deixar a cozinha ainda mais deslumbrante. E dispensa o uso daquelas cápsulas - é só usar o café em pó de sua preferência.

Com painel em LCD HighContrast™ e função programável, o produto permite programar o café com até 24 horas de antecedência. Já o filtro dourado é permanente e dispensa o uso das opções de papel para coar. A jarra térmica tem capacidade para 25 cafezinhos.

Para os paladares mais refinados, o lançamento possui o sistema AromaStrength™, ideal para regular a intensidade da bebida de acordo com o gosto de cada um, além de filtro de água de carvão ativo PureAdvantage™ – que proporciona um café mais saboroso e puro – e sistema com furos de água uniformemente espalhados para a máxima extração do sabor do grão.

Prática e fácil de usar, a Cafeteira da Electrolux ainda conta com a função de autolimpeza, sistema corta-pingos e desligamento automático para maior comodidade do consumidor. O tanque de água transparente é removível.


Preço Sugerido: R$ 799,90

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...