terça-feira, 11 de agosto de 2015

Receita: Quiche de alho-poró e bacon

Uma rápida viagem a França com essa receita de Dani Noce, do programa ICKFD - I Could Kill For Dessert, do canal Food Network, que resolveu ensinar uma linda quiche de alho-poró, bacon e cebola roxa. A quiche precisa de planejamento para preparar, pois demanda deixar a massa algum tempo na geladeira antes de assar. Aproveite!

Para a Massa:

450 gramas de manteiga (em pomada)
125 gramas de água
Sal a gosto
76 gramas de ovos
500 gramas de farinha de trigo
250 gramas de fécula de batata


Para o Recheio:

200 gramas de bacon
2 cebolas (cortada em meia lua)
Um fio de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 alho poró
2 ovos
2 gemas
250 gramas de creme de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
150 gramas de queijo gruyere
Algumas folhas de tomilho

Modo de preparo:
Para a Massa:

Coloque a manteiga na batedeira e bata com a raquete. Bata até que a manteiga fique fofa e esbranquiçada. Acrescente a água, o sal e o ovo. Peneire a farinha e a fécula de batata e acrescente somete 1/4 dessa mistura a mistura que está na batedeira. Bata um pouco e depois vá acrescentando o resto aos poucos. Quando tudo se misturar e a massa ficar homogênea, tire da batedeira e coloque a massa embrulhada em plástico filme e leve para a geladeira para a massa descansar por 2 horas.

Para o Recheio:

Pré-aquecer o forno a 160 graus. 

Comece fritando o bacon. Não é necessário manteiga, pois queremos ele bem sequinho. À medida que o bacon for soltando gordura, você escorre a gordura em um potinho e reserve esta gordura. Quando o bacon estiver frito, escorra-o em uma peneira e depois o deixe enxugando em um papel absorvente para ficar bem sequinho. 

Use a mesma panela para fritar a cebola. Junto na panela acrescente o azeite, sal e pimenta do reino e também coloque a gordura que tiramos do bacon para fritar junto. Espere a cebola fritar um pouco e em seguida acrescente o alho poro já cortado em pedacinhos.
Pegue a massa depois das 2 horas e abra-a entre duas folhas de papel manteiga para não grudar. Abra com mais ou menos oito mm de espessura.
Coloque sua massa na forma em que vai assá-la, cobrindo toda ela do fundo até a bordas. 

Leve para o congelador por 15 minutos. Em um bowl, misture os ovos, a gema o creme de leite, o sal e a pimenta do reino e bata com um fouet até tudo se misturar. Acrescente o queijo gruyère e o tomilho e misture mais um pouco.
Tire a massa do congelador. Coloque um papel manteiga por toda a massa da sua quiche para poder colocar as bolinhas de cerâmica ou metal ou até feijões por cima e leve ao forno por 20 minutos.
Depois dos 20 minutos tire a massa do forno e retire as bolinhas e o papel manteiga e faça furinhos por ela toda e leve para o forno novamente por 20 minutos ou até a massa dourar.
Tire do forno novamente com ela ainda bem quente e pincele um pouco de gema por toda a massa por dentro, assim a massa vai ficar impermeabilizada e seu recheio não vai passar por ela. Espere a gema secar na massa e depois coloque o recheio. 

Comece colocando bacon por baixo, depois a cebola com o aipo, depois mais um pouco de bacon e por cima jogue aquele molhinho de queijo gruyère e por último coloque umas fatias de cebola por cima e algumas folhinhas de tomilho. 

Asse em forno a 200 graus por 40 minutos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...